Falar sobre a importância do pós-venda é necessário para entender que, mais importante que conseguir vender, é conquistar um cliente fiel.
Por isso, nesse artigo falaremos um pouco sobre o conceito, sua importância, benefícios e outros detalhes fundamentais.
Para início de conversa, um fator que pode gerar sérios prejuízos é a preocupação restrita em realizar a venda, como se naquele único momento a missão com o cliente foi cumprida e nada mais precisa ser feito. No entanto, o maior diferencial de um empreendimento que realmente almeja o sucesso é saber agir da maneira assertiva após a execução da venda.
Ter em mente que criar laços com o comprador é muito mais importante, é um pensamento de quem está pensando no futuro e no crescimento escalável de seu negócio.
Mas por que pensar no pós-venda?
Pense em todo capital que é investido, não só no produto ou serviço, mas em toda a mão de obra e gastos com os processos até que se alcance a venda.
Pode ser que essa transação não seja capaz de pagar tudo que foi investido, mas, tendo um pós-venda que seja capaz de fazer com que esse cliente siga comprando da sua marca, aumentará seus lucros consideravelmente.
Por isso, além de ter como meta atingir cada vez mais clientes, o foco principal de uma empresa deve ser garantir que os clientes já conquistados sejam fidelizados à marca, ou seja, que eles se sintam parte da empresa e que não a troque por nenhuma outra. Quando isso acontece é muito provável que os próprios clientes farão o marketing da sua empresa para outros potenciais compradores.
O que é pós-venda?
Entender o pós-venda é muito simples, mas aplicá-lo e conquistar melhores resultados exige um esforço um pouco maior. Por isso organizamos esse conteúdo em dois artigos para que você entenda os detalhes do tema e como ele se aplica na prática.
O pós-venda, que é realizado após a compra, tem como objetivo manter o cliente ativo, atendendo às suas demandas, com o máximo de valor agregado, e permitindo que ele gere lucro ao seu empreendimento.
É importante que a empresa se mostre preocupada e disposta a receber feedbacks, para que toda a utilização do produto aconteça como o planejado e, caso haja problemas, eles precisam ser resolvidos o mais rápido possível, evitando compradores insatisfeitos.
É importante mencionar que o pós-venda não é apenas o serviço de atendimento ao consumidor, em que procura-se resolver problemas, mas sim uma forma de fazer com que o cliente se sinta importante e possa confiar no que seu negócio oferece. Assim, a empresa precisa oferecer diversos canais de comunicação (omnichannel) para esse cliente, afim de que ele se sinta sempre muito bem-vindo para ser ouvido.
Qual a importância do pós-venda?
Até aqui é bem provável que você já tenha percebido a finalidade do pós-venda. Mas é sempre bom reforçar!
Um cliente satisfeito é uma ótima possibilidade de novas vendas. Ele pode espalhar sua marca para o ciclo social que tem contato, o que já torna confiável a recomendação e as chances de novas conversões se tornam ainda maiores.
Assim, a chance de seu comprador passar para a concorrência diminui, mesmo que a outra empresa possa oferecer alguma condição melhor, o consumidor terá uma confiança maior no que você oferece. Por isso, o foco deve estar em estabelecer uma relação a longo prazo com os compradores.
A retenção de clientes também promove a economia, pois não é necessário passar por todas as etapas de venda e não é preciso investir em grandes campanhas de Marketing. Sem dúvidas, vale a pena investir em estratégias para manter os compradores engajados!
Em quais pontos o pós-venda atua?
- Reduz a Taxa de Churn;
- Aumenta o número de vendas;
- Facilita o recebimento de feedbacks;
- Garante mais credibilidade para o empreendimento;
- Gera mais economia.
Se você gostou deste artigo e gostaria de entender melhor como estruturar o pós-venda de sua empresa, continue a leitura >> Confira dicas para estruturar o pós-venda na prática!
Você já conhece o SULTS?
SULTS é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros. Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.
Com o SULTS você se conecta com os seus franqueados de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.
Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados. Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.
Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:
Módulo Checklist: O checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.
Módulo Chamados: Você saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.
Módulo Expansão: Expandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.
Módulo Implantação de Unidades: Negociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.
Módulo Universidade Corporativa: De fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.
Módulo Disco Virtual: “Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.
Módulo Comunicados: Já pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!
Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais. Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.