Sem dúvidas, as estratégias de fidelização de clientes devem ser muito bem pensadas na empresa. Quando seus clientes passam a se sentir parte do negócio, eles sempre dão preferência para o que você tem a oferecer.

Por isso, mais do que conquistar novos leads, garantir que o tempo de vida deles dentro da empresa seja ampliado é fundamental. 

Vamos entender, detalhadamente, 5 dicas para colocar em prática e 5 benefícios que a fidelização gera para sua empresa. Vamos lá!

Por que investir na fidelização de clientes?

Aumenta o Ticket Médio

Com clientes fidelizados, eles sempre escolherão os seus produtos ou serviços diante dos da concorrência. Inclusive, você pode estar até cobrando mais caro, seu consumidor vai optar pelo que você está oferecendo, pois já conhece seu negócio, a forma de trabalho e confia no que a empresa entrega para os clientes. 

Assim, o Ticket Médio da sua empresa tende a aumentar, uma vez que ele terá uma tendência maior a confiar nas suas indicações e aumentar os valores de compra à medida que se sentir satisfeito. 

Maior divulgação do seu produto ou serviço

Com certeza você já ouviu alguém falar que a melhor forma de divulgação é pelo “boca a boca”. De fato, clientes satisfeitos são ótimos vendedores, com um alto grau de influência. Ele será capaz de falar bem do que você oferece para grande parte do ciclo social dele, o que é uma grande forma de expandir sua marca. 

Diminuição da Taxa de Churn

Evitar que seus clientes deixem de adquirir seus produtos e ou serviços é fundamental. Por isso, trabalhando no processo de fidelização, seguindo os conselhos que daremos adiante, essa taxa tende a diminuir, o que é muito positivo. 

Aumenta o LTV da empresa

Clientes fiéis tendem a consumir o que sua empresa oferece por mais tempo, isso faz com que cada cliente deixe mais dinheiro no seu negócio, aumentando assim o Lifetime Value. A partir disso, é possível direcionar os esforços para que o cliente compre mais e por mais tempo na sua empresa, aumentando o seu lucro.

Aumento das vendas

Além de ter clientes que estão sempre comprando de você, como já mencionamos sobre a divulgação, essas pessoas atingem novos clientes que seu Marketing dificilmente alcançaria. Isso gera um grande aumento no número de vendas, capaz de melhorar bastante a lucratividade do seu negócio. 

Agora que você já entendeu o quão benéfico para a sua empresa ter clientes fidelizados pode ser, vamos para a parte que importa: como conseguir fidelizá-los.

Fidelização de clientes: 5 dicas valiosas

1. Saiba o que seu cliente busca

Entender a demanda do cliente é primordial. Sua equipe deve estar antenada no que seus clientes têm buscado, inclusive já falamos por aqui sobre algumas ferramentas que auxiliam nisso como o CDP, que cruza uma série de informações e gera o perfil do cliente. 

2. Entregue tudo com excelência

É essencial manter o controle de qualidade dos seus produtos, além de tentar fazer com que tudo seja entregue com antecedência. Se sua empresa está voltada para a prestação de serviços, busque entregar algo a mais do que havia sido proposto no negócio, fazendo com que seu cliente se surpreenda. 

3. Faça seu cliente se sentir importante

Já falamos anteriormente sobre um bom relacionamento com o cliente e os benefícios que ele gera. Investir nesse ponto é sempre fundamental para fidelizar clientes. É necessário que o comprador sinta que todas as suas demandas estão sendo ouvidas e atendidas. 

4. Permita que ele tenha uma experiência satisfatória

Mais uma vez, o que fica é sempre a experiência que seu cliente vai ter com a sua marca. Por isso, faça com que ela seja diferente de tudo que ele já experienciou, tornando-se inesquecível e  gerando um desejo enorme de que ele repita as compras. 

Um ótimo exemplo disso são as lojas virtuais que investem em embalagens bonitas e cheirosas e sempre entregam algum brinde para o cliente. Isso faz toda a diferença, uma vez que a experiência de abrir o pacote será ainda mais gostosa, o que faz com que ele queira repetir. 

5. Utilize a estratégia do Oceano Azul

Essa é uma estratégia muito boa para que sua empresa deixe de competir com a concorrência e crie um novo mercado, inexplorado, capaz de garantir novos clientes. Como seu negócio será um pioneiro no que oferecerá, a chance de conseguir fidelizar os compradores será muito maior.

Não deixe de colocar todas as dicas em prática para que seu negócio tenha clientes que tornem sua marca um sucesso!

Veja como o SULTS pode te ajudar nas estratégias para fidelização de clientes

SULTS  é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros.

Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS  tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.

Com o SULTS  você se conecta com os seus colaboradores de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.

Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados.

Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.

Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais.

Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.

Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:

Módulo ChecklistO checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.

Módulo ChamadosVocê saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.

Módulo ExpansãoExpandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.

Módulo Implantação de UnidadesNegociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.

Módulo Universidade CorporativaDe fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.

Módulo Disco Virtual“Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.

Módulo ComunicadosJá pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!

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