O planejamento de vendas é uma ferramenta que orienta, organiza e acompanha a jornada do lead no funil de vendas até a sua consolidação como cliente da marca. 

Essa prática serve para otimizar e agilizar o crescimento do índice de vendas e faturamento que toda empresa deseja ter, obtendo melhores resultados em menos tempo. 

A estratégia de mediar todo o ciclo de venda tem a possibilidade de identificar as oportunidades com mais chances e probabilidade de serem fechadas e ajudar a criar uma lista de ações assertivas para que isso aconteça com frequência no negócio. 

Tudo isso é feito a partir da definição de um plano de vendas eficiente, o qual adota as técnicas e recursos adequados para esses prospects virem a  concretizar o negócio em um tempo hábil. 

O que você precisa saber antes de realizar o planejamento de vendas? 

Não é benéfico e adequado que a empresa defina novas estratégias apenas com “o que acha” que irá dar certo, pois tudo merece ser analisado, observado e em seguida buscado um caminho para o aprimoramento. 

O mesmo ocorre com o planejamento de vendas. Esse projeto precisa ser definido após uma análise real do quadro e cenário em que a organização se encontra, já que é partindo de onde ela esteve, onde está e onde quer chegar com essas novas técnicas

Levar em consideração o cenário que você quer mudar do seu negócio no plano de ação comercial, fará, de verdade, os resultados aparecerem e os índices de lucro aumentarem. 

Para isso, observe 6 fatores, sendo eles: 

1. Dados dos clientes da empresa: qual faixa etária, faixa econômica, o que mais compram, qual o valor médio das compras, entre outros, ou seja, a persona do seu cliente; 

2. Taxa de ganho: qual é a margem de ganhos quando fez investimento ou ações para aprimorar o negócio?;

3. Período que mais vende;

4. Margem de descontos: quais porcentagens são válidas permanecerem? Houve mais lucro ou prejuízo com isso? 

5. Clientes existentes: qual a média de clientes e qual lucro ele gera atualmente? Como explorar mais vendas a esses já existentes? 

6. Oferta de produtos ou serviços: a cartela de produtos existentes é suficiente? O que será criado de novo, inovador e agregador no próximo período. 

Planejamento de vendas: 3 passos para desenvolvê-lo

Após a análise da situação em que a empresa se encontra, é preciso partir para os passos práticos com toda essa bagagem de dados reunidas. Confira: 

Defina metas e objetivos 

Saber onde você e sua empresa quer chegar, é o caminho para não se perder nas estratégias. 

No entanto, é importante que essas metas e objetivos sejam mensuráveis e aplicáveis, e não definidos de maneira ilusória. É preciso que você enxergue metas como passos a serem trilhados para chegar no resultado. 

Algumas das metas a serem estipuladas podem ser: 

  • Renda a ser atingida nesse período; 
  • Quantidade de clientes a serem conquistados por mês e ano; 
  • Quais produtos são de ticket baixo, médio ou alto

Estipule as estratégias 

Após a definição de onde a sua empresa chegará com todos os objetivos, como você fará isso acontecer na prática? 

Isto é, quais são as técnicas a serem consideradas para que os resultados comecem a aparecer. 

Assim, considerar técnicas do mercado que funcionam é essencial, como: 

  • Estratégias de captação de cliente; 
  • Técnicas de marketing digital para o funil de vendas; 
  • Quais tendências do mercado se alinham com os princípios da empresa? 

Mensure riscos que podem acontecer e planeje como resolvê-los

Imprevistos, provavelmente, irão surgir com as metas definidas, com a organização da equipe, com os recursos a serem utilizados, entre outros. Então, como resolver tudo isso? 

Se apropriar de estratégias digitais que facilitem esse processo é excepcional para a minimização de problemas, como: 

  • Utilização de um software
  • Reservas financeiras para imprevistos; 
  • Pense em ações possíveis ações corretivas.

Esses e outros caminhos são indispensáveis para um planejamento de vendas que será inteligente e estratégico para resultados escaláveis.

Saiba como o SULTS pode otimizar o seu planejamento de vendas

SULTS  é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros.

Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS  tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.

Com o SULTS  você se conecta com os seus colaboradores de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.

Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados.

Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.

Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais.

Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.

Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:

Módulo ChecklistO checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.

Módulo ChamadosVocê saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.

Módulo ExpansãoExpandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.

Módulo Implantação de UnidadesNegociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.

Módulo Universidade CorporativaDe fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.

Módulo Disco Virtual“Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.

Módulo ComunicadosJá pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!

Assista aos nossos cases de sucesso e solicite uma demonstração gratuita da nossa ferramenta.