O Lifetime Value ou LTV, que significa “valor de vida útil” ou “valor vitalício”, é uma métrica extremamente importante para avaliar a saúde do seu negócio. Entenda como ela funciona.

O LTV estima quanto será o lucro líquido da vida de um cliente na empresa. Ou seja, o quanto você lucrará com o consumidor pelo tempo em que ele comprar de você. Logo, quanto maior o tempo de vida de um cliente, maior será o lucro líquido e mais alto o Lifetime Value da empresa vai ser.

Para calcular, você deve simplesmente somar todo o valor de compras feito pelo cliente, enquanto ele ainda for consumidor dos seus produtos ou serviços. Lembrando que, em uma empresa, com muitos clientes, não é efetivo fazer o cálculo individualmente, mas sim de forma geral, obtendo uma média.

LTV = (ticket médio × média de compras por cliente a cada ano) × média de tempo de relacionamento

A partir disso, é possível direcionar os esforços para que o cliente compre mais e por mais tempo na sua empresa, aumentando o seu lucro. Mas como fazer isso?

Maneiras de melhorar o Lifetime Value (LTV) da sua empresa:

  • Conquiste seu cliente: Fazer um Marketing de qualidade é essencial para atrair novos clientes. Entretanto, após esse momento, é preciso ter estratégias para garantir a permanência dessas pessoas que estão chegando para conhecer sua marca. Para isso, conheça muito bem quem pode se interessar pelo seu produto ou serviço.
  • Invista em assinaturas: Uma ótima forma de fazer com que o tempo de vida do cliente na empresa aumente é oferecendo serviços de assinatura. Assim, você terá a tranquilidade de saber que, mensalmente, terá aquela renda. É importante pensar sempre em formas de oferecer mais para que ele não sinta vontade de cancelar essa assinatura.
  • Ofereça mais produtos/serviços: Tenha uma boa cartela de opções para que esse consumidor possa efetuar novas compras no seu estabelecimento.
  • Atente-se para o feedback: Busque sempre ter um feedback dos seus clientes para orientar as melhorias do seu negócio. Nesse ponto o NPS (Net Promoter Score) pode te auxiliar a conseguir uma devolutiva clara e assertiva.
  • Relacionamento com o cliente: Com certeza, investir em um bom relacionamento com o cliente é fundamental para mantê-lo sempre por perto, recomendando seus produtos e/ou serviços e mantendo o Ticket Médio da sua empresa alto.

Por que devo compreender o LTV da minha empresa?

Entender o LTV da sua empresa é útil não só para pensar em como manter esse cliente ativo por mais tempo, mas também te ajuda na sua organização, uma vez que já terá uma noção de quanto seu negócio costuma faturar mês a mês e ainda não te deixa tomar atitudes que possam te gerar prejuízos.

Um exemplo disso é o custo de aquisição do cliente, ou seja, o quanto você tem investido para tornar aquela pessoa uma consumidora dos seus produtos. Em algumas situações, esse valor pode ser maior que o valor que o cliente gera de lucro, o que não é bom.  Percebemos que, relacionando as métricas, temos informações muito relevantes sobre como está sendo o gerenciamento da corporação.

Lembre-se sempre que, para obter as informações completas sobre o funcionamento do seu negócio, você precisa buscar saber como estão as outras métricas e, a partir disso, unir essas informações, entendendo exatamente onde seu negócio está falhando ou precisando de uma maior atenção.

Com tudo isso, é possível alcançar um crescimento orgânico, que amplie sua organização e renda ótimos frutos, como a possibilidade de estabelecer filiais. É necessário estudar sempre as novas informações que chegam ao mercado diariamente, visando compreender a estrutura de um negócio lucrativo. O Sults te ajuda não só a gerir o seu negócio, mas também te dá a oportunidade de estar sempre por dentro do mercado.

LTV - blogpost SULTS

 Você já conhece o SULTS?

SULTS  é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros.

Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS  tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.

Com o SULTS  você se conecta com os seus colaboradores de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.

Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados.

Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.

Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais.

Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.

Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:

Módulo ChecklistO checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.

Módulo ChamadosVocê saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.

Módulo ExpansãoExpandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.

Módulo Implantação de UnidadesNegociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.

Módulo Universidade CorporativaDe fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.

Módulo Disco Virtual“Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.

Módulo ComunicadosJá pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!

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