Leia tudo o que você precisa saber sobre a Taxa de Churn

Falar sobre a Taxa de Churn é também falar sobre um objetivo bastante recorrente nas empresas: a busca por novos clientes.

No entanto, em alguns casos, o investimento para atingir mais pessoas é alto e acabam deixando de lado a etapa de fidelização desses compradores. Evitar a evasão desses é uma tarefa difícil e que merece muita atenção. E onde entra a Taxa de Churn nesse processo?

Primeiro, vamos entender o que é essa taxa. Churn Rate é o índice de clientes que deixam de adquirir seu produto ou serviço em um determinado período de tempo, podendo ser calculada mensal, semestral ou até anualmente. Isso se dá por diversos fatores que serão apresentados ao longo deste artigo. 

Churn Rate = total de clientes cancelados/ número total de clientes ativos

Uma observação importante é cuidar para não confundir Churn Rate com Churn de Receita. A primeira significa a quantidade de clientes que você perdeu em um período de tempo. Já a segunda, refere-se ao valor da receita que foi perdida ao deixar de ter esses compradores.

Como deve ser a Taxa de Churn para que minha empresa cresça?

O objetivo principal do negócio deve ser diminuir ao máximo esse índice, buscando manter os clientes e entendendo por quais motivos outros deixaram de comprar seus produtos ou serviços e optaram pela concorrência. Faça sempre algumas reflexões sobre se você, enquanto consumidor, escolheria seu produto, veria ele como a melhor opção frente ao que os outros estão oferecendo.

As principais motivações para que deixem de ser compradores podem ser melhoradas pela empresa, como aumentando a qualidade do produto, buscando formas de reduzir o valor para o comprador final e destacando-se da concorrência. Todos esses fatores devem ser pensados ao iniciar um negócio, e até contribuem para aumentar o Ticket Médio da empresa.

Vejamos algumas maneiras de evitar o aumento da taxa de Churn:

  • Conheça seu cliente: Entendendo quem é seu cliente, sabendo o perfil dele- seus gostos, desejos e metas- é possível pensar em como atraí-lo para que ele compre seu produto ou adquira seu serviço.
  • Faça a experiência ser agradável:  Não é só um produto ou serviço que está sendo vendido, o que conta muito mais é a experiência que a pessoa está buscando e o que ela vai encontrar. Um exemplo disso é a Disney, que vende sonhos e fantasia, pois essa é de fato a experiência buscada.
  • Seja atencioso: Atentar-se para o que o cliente tem buscado, quais seus anseios e preocupações e o que os índices estão indicando sobre sua empresa é fundamental para mantê-la caminhando bem.
  • Torne seu produto indispensável: O seu cliente precisa ver seu produto como algo extremamente necessário, assim, mesmo que o valor esteja um pouco mais alto que o da concorrência, seu comprador ainda pensará que vale a pena adquirir.
  • Destaque-se da concorrência:  Para que o escolham seu produto ao invés do da concorrência, é necessário destacar-se. Pense em mimos e inovações para o que você oferece.
  • Invista em qualidade: É evidente que todos prezam por qualidade. Quando compramos algo e percebemos essa vantagem no produto, agregamos valor a ele  e evitamos clientes cancelados.

Como saber se minha empresa está no lucro, por meio do Churn Rate?

Para saber se sua empresa está no lucro, basta ver se o número de clientes ativos é maior que o número de clientes cancelados (churn rate). Com isso, você terá uma ideia se está conseguindo manter seus compradores e, consequentemente, se sua empresa está sendo satisfatória

É importante ressaltar que os dados se relacionam. Assim, você precisa conhecer também outras métricas, e nisso o Sults pode te ajudar! Não deixe de acompanhar os próximos artigos e ler aqueles que já estão disponíveis para entender seu negócio como um todo e trabalhar para que ele seja um sucesso!

Plataforma de gestão SULTS - blogpost SULTS

 Você já conhece o SULTS?

SULTS  é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros.

Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS  tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.

Com o SULTS  você se conecta com os seus colaboradores de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.

Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados.

Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.

Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais.

Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.

Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:

Módulo ChecklistO checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.

Módulo ChamadosVocê saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.

Módulo ExpansãoExpandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.

Módulo Implantação de UnidadesNegociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.

Módulo Universidade CorporativaDe fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.

Módulo Disco Virtual“Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.

Módulo ComunicadosJá pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!

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