O CDP ou Customer Data Platform é uma ferramenta capaz de te auxiliar na gestão de dados dos seus clientes e que te possibilita desenvolver projetos cada vez mais específicos, atingindo em cheio o seu perfil de cliente ideal. Com isso, sua taxa de conversão em vendas será muito maior. 

Tendo mais informações sobre o seu cliente, sua empresa é favorecida em praticamente todos os setores, uma vez que o grande objetivo é a venda. Sua equipe de Marketing será capaz de fazer campanhas muito mais assertivas, além do seu vendedor saber exatamente como fazer para persuadir aquele perfil de comprador. Mas vamos entender do que se trata.

O que é CDP?

O Customer Data Platform é uma plataforma capaz de reunir e cruzar diversos dados sobre o comprador, gerando um perfil muito completo sobre ele. 

Ela utiliza-se não só dos dados primários, como também leva em consideração a movimentação dele dentro da empresa, como suas compras anteriores, comportamento no site e até em outras plataformas do negócio, o que ele está buscando na loja e outras informações, o que permite traçar um perfil bem detalhado.

Isso faz com que a empresa entenda perfeitamente quais são os interesses daquele cliente e o que ele está buscando agora, auxiliando na prospecção e na venda do produto ou serviço. 

Quais são os benefícios do CDP?

Já deu para perceber que conhecendo seu cliente a chance de sua empresa executar mais vendas é muito maior. Além disso, essa ferramenta tem uma série de outros benefícios para o seu negócio. 

Tendo acesso a essas informações, é possível saber de fato o perfil dos seus clientes, o que eles têm em comum e o que tem sido mais buscado. Além disso, você pode perceber quais possuem um maior potencial de compra e seus anseios. 

Como não perder vendas utilizando o CDP?

E para que as chances de perder vendas seja ainda menor, com todos esses dados, foque em garantir um diferencial para o seu negócio, tornar a experiência do seu cliente exatamente aquilo que ele tem buscado, sendo cada vez mais personalizada. Isso influenciará em todas as suas métricas. 

Seu cliente vai se tornar fidelizado, tendo um tempo de vida na sua empresa maior, além do Ticket Médio também aumentar, já que ele vai se identificar com sua marca e sempre optar por fechar negócio com você. 

Atente-se sempre para a LGPD

Quando falamos em utilização de dados, devemos sempre alertar a empresa sobre a LGPD ou Lei Geral de Proteção de Dados, lei 13.709, sancionada em 14 de agosto de 2018. Essa lei cuida da forma como os dados dos clientes são armazenados e utilizados pela empresa, e é necessário estar em conformidade com ela para evitar problemas e grandes danos futuramente. 

Para estar em conformidade com a lei, preservando os dados pessoais dos seus clientes, é necessário que sua empresa tenha um sistema de proteção avançado, capaz de se manter mesmo diante do ataque de hackers. 

Além disso, para que os dados do cliente possam ser utilizados, é necessário ter a autorização dele. Sua empresa precisa trabalhar de forma muito organizada para evitar qualquer problema. 

E se meu negócio não estiver respeitando a LGPD?

Se não estiverem cumprindo a LGPD conforme é determinado, seu empreendimento corre o risco de sofrer punições, como ter que pagar indenizações altas. Por isso, é melhor estar em conformidade. 

Minha empresa deve adquirir o CDP?

Se sua empresa atua em diversas plataformas, tem acesso aos dados dos clientes, mas não sabe como organizá-los, cruzá-los e a partir disso executar mudanças dentro do negócio, a melhor opção é ter o Customer Data Platform, para tornar úteis essas informações.

Não deixe de ler os próximos artigos e se atentar para novidades que podem ser implementadas no seu negócio e que geram resultados muito satisfatórios.

CDP - blogpost SULTS

Você já conhece o SULTS?

SULTS  é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros.

Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS  tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.

Com o SULTS  você se conecta com os seus colaboradores de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.

Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados.

Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.

Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais.

Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.

Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:

Módulo ChecklistO checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.

Módulo ChamadosVocê saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.

Módulo ExpansãoExpandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.

Módulo Implantação de UnidadesNegociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.

Módulo Universidade CorporativaDe fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.

Módulo Disco Virtual“Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.

Módulo ComunicadosJá pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!

Assista aos nossos cases de sucesso e solicite uma demonstração gratuita da nossa ferramenta.