O funil de vendas é conhecido por quem faz parte do mundo dos negócios. No entanto, é sempre bom relembrarmos como ele funciona, qual sua finalidade e como aplicar de fato dentro da empresa. Para isso, aqui detalharemos o funil de vendas para que não restem mais dúvidas sobre o tema.

O que é um funil de vendas?

O funil de vendas é um modelo que mostra toda a jornada do cliente. Aqui no blog já apresentamos o que é a jornada do cliente, o que ela engloba e a sua importância para garantir as vendas. Nesse caso, o funil aparece como um sistema a ser seguido pela empresa para conseguir fazer esse lead tornar-se um cliente fidelizado.

Todas as partes da sua empresa precisam estar devidamente alinhadas para que consigam cumprir todas as etapas do funil e chegar ao objetivo final. Assim, inicialmente o Marketing precisa ser voltado para a sua persona.

O que é persona?

A persona representa o cliente-alvo da empresa. Na construção da persona, é preciso pensar em diversos detalhes como: o nome, a idade, profissão, o que busca, no que acredita, sua rotina e hábitos, sua necessidade e objetivos. Ou seja, uma personagem é criada para representar o público que se deseja atrair.

É fundamental que a empresa defina sua persona, pois assim terá uma forma de guiar o Marketing, as estratégias de persuasão, como se dará a comunicação com o cliente e fazer com que a relação entre comprador e empresa seja a mais próxima possível.

Quais são as partes do funil de vendas?

Topo do funil

Primeiramente, sua empresa precisa criar no seu cliente a necessidade de obter o seu produto ou serviço. Ele precisa ver que sua solução é capaz de facilitar a sua vida. Muitas vezes seu cliente não sabe que precisa do que você está oferecendo ou não sabe que sua solução existe. Por isso, nesse primeiro momento, é preciso alinhar essas informações. 

Atualmente, há várias formas de divulgar seu negócio e uma grande aposta é por meio das redes sociais, já que tem um grande alcance. Pense em como apresentar sua marca e como ela será enxergada pelo público.

Não se esqueça de entregar informação de valor para começar a formar esse relacionamento com os leads e ir aprofundando ao longo do tempo sem querer apenas bombardeá-lo com uma série de propagandas. 

Resumindo, o grande objetivo do topo do funil é converter o visitante em um lead. Falando sobre a jornada do cliente, no topo do funil temos as duas primeiras etapas: aprendizado e descoberta e reconhecimento do problema.

Meio do funil

Aqui, você já tem leads. Como eles já passaram pela primeira etapa, estão mais próximos da etapa final que é a compra. Aqui, o que será feito é a qualificação desses leads, o que ocorre na pré-venda. Esses possíveis compradores precisam entender que a proposta é a melhor e quanto melhor for a etapa da pré-venda mais fácil será efetuar a compra.

De forma simplificada, a pré-venda fica por conta de entender as dores do cliente, pegar suas principais informações e auxiliar na construção da persona. 

Fundo do funil

Esse é o momento mais importante, pois quando seu lead chega nessa etapa significa que já está com a equipe de vendas. Na pré-venda, esse lead já foi qualificado e passou para a próxima etapa por ser considerado um cliente com potencial de compra. 

Feita a compra, seu negócio deve pensar em formas de manter contato buscando a fidelização desse cliente, o que aumenta o tempo de vida dele no empreendimento, sendo capaz de gerar ainda mais vendas e uma propaganda muito benéfica.

Gerencie o seu funil de vendas com o SULTS CRM

SULTS  é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros.

Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS  tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.

Com o SULTS  você se conecta com os seus colaboradores de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.

Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados.

Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.

Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais.

Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.

Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:

Módulo ChecklistO checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.

Módulo ChamadosVocê saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.

Módulo ExpansãoExpandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.

Módulo Implantação de UnidadesNegociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.

Módulo Universidade CorporativaDe fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.

Módulo Disco Virtual“Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.

Módulo ComunicadosJá pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!

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