A expressão “trocar uma ideia” é muito popular, pois é o momento no qual as pessoas comentam sobre assuntos variados que as chamou a atenção. Quando um dos assuntos é a sua marca, estamos falando de marketing boca a boca

Seja no trabalho, na rua ou em casa, sempre teremos um grupo de amigos discutindo e dando a sua opinião sobre alguma situação que, de alguma maneira, foi marcante para eles, seja positiva ou negativa. 

O marketing boca a boca é exatamente a descrição desse momento. Em uma troca de ideias, as pessoas podem contar as suas experiências como consumidores do seu produto ou serviço e como elas foram marcantes, tendo o poder de influenciar os outros que ainda não conhecem o seu negócio a dar uma chance de conhecer. 

Pessoas confiam nas experiências que outras tiveram com a marca. Experiências positivas geram o desejo de também vivenciarem esse momento. Assim, se a sua empresa proporciona experiências excelentes aos clientes, com certeza eles divulgarão isso e outras pessoas vão querer o mesmo. Esse é o efeito do marketing boca a boca

Mas, na prática, como o marketing boca a boca acontece?

É de suma importância que no seu negócio tenha o setor ou departamento de marketing, o qual é composto por profissionais qualificados que entendem o que se passa com os consumidores e conseguem desenvolver estratégias precisas de como convencê-los. 

No entanto, melhor do que você falar o quanto o seu produto é revolucionário e transformador, são as pessoas que já o consumiram e relatam para outras o quanto ele foi essencial para o aprimoramento em alguma área da vida deles

O marketing boca a boca é uma forma de propagar a excelência do seu negócio sem ser de maneira invasiva, mas sim despretensiosa – e com muita eficácia – no momento em que apenas o ser humano se expressa e conta uma de suas experiências. 

Imagine que o outro colega está ouvindo sobre o produto ou serviço da sua empresa, enquanto poderia ser de muitas outras, então, se o seu negócio está em pauta é porque há um diferencial que muitas outras não tem. O convencimento está especialmente nesse momento, pois os consumidores sempre desejarão o melhor, o mais reconhecido, o mais falado e o que está em melhor evidência. 

O segredo do sucesso do marketing boca a boca na prática está em zelar para sempre estar em destaque, para assim se tornar o assunto do momento em uma roda de amigos, por exemplo.

Por que o marketing boca a boca é tão funcional? 

São inúmeras as razões pelo qual o marketing boca a boca é eficiente para a conquista de novos clientes para o seu negócio, mas, de maneira prática, confira 2 que sempre ocorrem no momento de convencimento: 

Confiável 

Como a discussão e a emissão de opinião de um consumidor vem de uma pessoa próxima ou que é notório o quanto ela melhorou com o acesso a isso, fica fácil dos outros indivíduos acreditarem que, literalmente, isso é bom e fará diferença no seu cotidiano. 

Infelizmente, muito se ocorre erros em compras em sites não confiáveis, então, muitas pessoas têm o receio de consumir novos produtos devido à má experiência que outros negócios oferecem, mas quando uma pessoa já experimentou e aprovou, rapidamente, ela confia que não haverá equívocos. 

Assim, as compras, através desse convencimento frente à uma boa experiência, multiplicam e geram cada vez mais clientes. 

Influenciável 

Sabe quando você chega perto de alguém e sente o cheiro de um perfume muito bom, por exemplo, e faz uma pergunta do tipo “Nossa, esse perfume tem um cheiro muito bom. Qual é?” e a pessoa logo responde qual a marca e te indica comprar? Esse é o poder da influência do marketing boca a boca.

Ele é tão benéfico para um consumidor, então, por que não outras pessoas não se beneficiaram também? Desse modo, isso vai criando uma cadeia de estímulos a sempre serem induzidos a compra por influência e por indicação. 

Que o marketing boca a boca tem o poder de convencer milhares de outros possíveis clientes, com certeza, você já entendeu, mas consegue imaginar como instigar isso nos seus clientes na prática? Acompanhe 4 formas de promover o marketing boca a boca.

Você já conhece o SULTS?

SULTS  é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros.

Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS  tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.

Com o SULTS  você se conecta com os seus colaboradores de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.

Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados.

Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.

Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais.

Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.

Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:

Módulo ChecklistO checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.

Módulo ChamadosVocê saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.

Módulo ExpansãoExpandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.

Módulo Implantação de UnidadesNegociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.

Módulo Universidade CorporativaDe fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.

Módulo Disco Virtual“Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.

Módulo ComunicadosJá pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!

Assista aos nossos cases de sucesso e solicite uma demonstração gratuita da nossa ferramenta.