Você já percebeu que ao fazer um pedido na internet há um design de processos para simular qual a situação em que seu pedido se encontra? Esse recurso é o BPMN e também pode funcionar para o seu negócio!
Continue a leitura desse artigo e saiba mais sobre o universo da apropriação de modelos de processos que revolucionam o ambiente empresarial e contribuem para a experiência do cliente.
O que é o Business Process Model and Notation (BPMN)?
A notação BPMN (Business Process Model and Notation) é constituída por ícones que servem para desenhar o fluxo do processo. Ou seja, retratam a forma como o seu processo se dá.
Com ela, é possível esquematizar e criar um sistema de forma visual de todos os processos da empresa.
Vale lembrar que esse esquema diagramático é utilizado por grandes especialistas que acreditam que o recurso visual dita, com certeza, a compreensão do que fazer em cada etapa de um projeto.
Para que isso aconteça, é de suma importância a definição de símbolos, ícones e outros recursos, assim todos os profissionais envolvidos poderão compreender esse processo.
Essa afirmação é completamente coerente com o que o próprio site desta modelagem define o BPMN, sendo como um sistema que “fornece às empresas a capacidade de entender seus procedimentos internos de negócios em uma notação gráfica, e permite às organizações a capacidade de comunicar esses procedimentos de maneira padrão.”
Por que usar o BPMN e quais são seus benefícios?
Dentro de uma organização, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, há diversos departamentos, os quais envolvem vários colaboradores, que precisam sempre estar em constante comunicação assertiva para que caminhem bem.
No entanto, é fácil afirmar que há dificuldades em uma comunicação clara e que seja mútua a todos. O BPMN veio justamente com o objetivo de findar isso quando foi criado no ano 2000 e que continua com seu intuito intacto até os dias atuais.
Isto é, a importância em utilizar o BPMN está na garantia da apropriação de uma comunicação organizada e que com ela há diversos benefícios e vantagens geradas. Confira, pelo menos, 3 delas:
Contém uma linguagem universal
Uma vez que a comunicação é dada por um conjunto de ícones e símbolos em conformidade com todos os colaboradores, o BPMN se aplica e é possível de ser instalado em todo viés empresarial.
Colabora com uma gestão de qualidade
Com certeza, você já tem uma gestão de qualidade na sua empresa, já que ela é um pilar fundamental para organização e plenitude do seu negócio, a qual pode ser sempre aperfeiçoada com ferramentas como o BPMN.
Permite criar um sistema de visão clara
Como uma das dificuldades mais comuns de negócios é a clareza, o BPMN busca mudar esse panorama com a criação e desenvolvimento de um sistema de processos claro e de fácil compreensão.
Estar atentos às novas ferramentas que surgem na atualidade é também deixar o seu negócio atualizado além de provar de recursos que aprimorem e melhorem todos os processos da sua empresa.
O Business Process Model and Notation é a mais nova forma de organizar as metodologias do seu negócio e gerar grandes resultados positivos.
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Você já conhece o SULTS?
SULTS é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros.
Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.
Com o SULTS você se conecta com os seus colaboradores de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.
Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados.
Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.
Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais.
Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.
Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:
Módulo Checklist: O checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.
Módulo Chamados: Você saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.
Módulo Expansão: Expandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.
Módulo Implantação de Unidades: Negociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.
Módulo Universidade Corporativa: De fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.
Módulo Disco Virtual: “Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.
Módulo Comunicados: Já pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!
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