O estudo de campo feito pela Harvard Business Review aponta a grande importância da experiência do cliente em qualquer estágio no ciclo de venda de um produto ou serviço, visto que ela é responsável por fidelizar ou afastar esse consumidor.

73% dos líderes de negócios dizem que fornecer uma experiência do cliente relevante e confiável é fundamental para o desempenho geral dos negócios da empresa hoje”.

É necessário ter claro para a empresa que quando um possível cliente apenas busca informação para conhecer a empresa, um produto ou um serviço é uma forma de interesse e possibilidade para fidelização dele. 

Isto é, desde as primeiras oportunidades é necessário a estratégia correta para promover uma experiência que seja inesquecível para ele, por mais que no dado momento ele não consuma algo, mas ainda assim a imagem do seu negócio será reconhecida e elevada. 

Isso é possível quando a atenção não está voltada apenas para o produto e o preço, mas quando enxerga-se que a troca de experiência que o consumidor teve é o que ditará os próximos passos

Levando isso em consideração, conheça as 3 etapas do ciclo de venda e garanta a experiência, a efetivação da compra e a fidelização do cliente

3 etapas fundamentais do ciclo de venda

Pré-venda 

Essa primeira estratégia, dentro do mercado profissional, não é apenas aquele momento da “abertura de carrinho” ou garantia de um produto, mas também a prospecção de novos clientes. 

Ou seja, é o momento em que o cliente ainda não está no nível de consciência de que precisa do produto e que sabe da solução para sua necessidade. 

Nesse momento, é de suma importância dar atenção e não medir esforços para a sua abordagem a ele ou ele a você e à empresa. 

Sendo assim, um dos departamentos mais utilizados para essa “captura” e atenção desse consumidor é o marketing. Sendo utilizadas estratégias de escrita, de arte, de vídeo, de criativos que tenham poder de persuasão  e conquista deste prospecto.

Assim, ter as estratégias corretas e as ações corretas em como conduzir esse possível cliente é essencial, sendo elas, por exemplo: 

  1. Um atendimento completamente humanizado e personalizado; 
  2. Promoção de um conteúdo de valor a esse cliente; 
  3. Utilização de remarketing com cases de sucesso; 
  4. Estar aberto para perguntas e dúvidas sobre os produtos, os serviços ou a empresa que esse prospect possa ter. 
  5. Conhecer e definir a persona que receberá todas as estratégias pensadas para necessidade dela. 

Efetivação da venda 

Essa etapa da jornada de compra, talvez, precise de uma maior cautela do setor de atendimento desse negócio, já que é o momento de negociação, no qual envolve valores, prazos e demais detalhes burocráticos. 

Isso, de certa forma, gerará objeções nos clientes, como “está caro demais” ou “depois eu entro em contato e retorno a proposta”, mas que cada uma, com uma comunicação assertiva humanizada, pode ser facilmente quebrada

Assim, é relevante que nessa fase todas as informações sejam passadas de maneira clara para não dar espaços para dúvidas ou possibilidade de desistir do fechamento.

E, quando o fechamento acontecer, é importante que o cliente tenha espaço para tira-dúvidas, para acompanhamento ou algo nesse sentido. 

Pós-venda 

Por mais que o cliente esteja garantido dentro da sua empresa, o atendimento e o acompanhamento não podem parar. 

Isso porque, com esse monitoramento frequente, abrirá caminhos para satisfação do adquirimento presente e compras futuras, além de haver a chance de recomendações para novos clientes a partir deste. 

Com isso, é importante que no primeiro estágio haja o acolhimento de dados de contato, como telefone ou e-mail, para que esse pós-venda possa ser efetivado através desses canais de comunicação. 

Além de ser uma atitude e recurso que sinaliza o diferencial da sua empresa para as demais, quando surgir algum erro ou imprevisto com esse serviço ou produto, você terá a chance de repará-lo e amenizar toda má impressão que possa surgir. 

Portanto, olhar para o seu cliente e a jornada de compra é a chave que você precisava para disparar na frente dos seus concorrentes, além de ser referencial para a cartela de opções do seu cliente. Aposte nessa estratégia e veja o “jogo” da sua empresa virar!

Saiba como o SULTS pode otimizar o ciclo de venda da sua empresa!

SULTS  é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros.

Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS  tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.

Com o SULTS  você se conecta com os seus colaboradores de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.

Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados.

Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.

Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais.

Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.

Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:

Módulo ChecklistO checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.

Módulo ChamadosVocê saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.

Módulo ExpansãoExpandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.

Módulo Implantação de UnidadesNegociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.

Módulo Universidade CorporativaDe fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.

Módulo Disco Virtual“Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.

Módulo ComunicadosJá pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!

Assista aos nossos cases de sucesso e solicite uma demonstração gratuita da nossa ferramenta.