O cliente já entendeu o problema que ele precisa solucionar, já reconheceu que o seu negócio é uma possibilidade, e, com isso, tornou-se um SQL. Mas como coletar dados e fazê-lo efetivar a compra? 

Antes de respondermos à questão acima, é importante entender o que significa Sales Qualified Lead (SQL). Trata-se de um cliente em prospecção que já está pronto para falar com o time de vendas.

Seguindo a jornada de compra, esse lead já entendeu o produto ou serviço do qual precisa e, possivelmente, demonstrou interesse na solução oferecida pelo seu negócio

Isto é, o possível cliente está frente a um impasse: “entro em contato e compro o produto/serviço ou volto depois e analiso mais a compra?

Nesse momento é essencial que o time de vendas promova ações e abordagens mais diretas para captar esse lead e fechar o contrato.

5 passos assertivos para abordar um SQL

Aposte em um CRM para coleta e análise de dados

Para que todo tipo de contato com esse lead seja eficaz, é importante adicionar em páginas de conteúdo da empresa, formulários para cadastro de informações do lead, também chamadas como landing pages.

Nesses formulários, o potencial cliente pode inserir nome, profissão, endereço, objetivos com a compra daquele serviço/produto e outras informações relevantes para o seu tipo de negócio.

A partir desses dados, o time comercial terá mais informações e dados suficientes para personalizar o atendimento e oferecer uma experiência de excelência durante toda a interação com o lead.

Desenvolva um relacionamento de confiança com os leads

Temos diversos exemplos no mundo dos negócios de que o atendimento automatizado e realizado por robôs, na maioria das vezes, não traz uma boa experiência aos clientes e potenciais consumidores.

Cada dia mais as pessoas buscam um tratamento mais humano ao contactarem as marcas de sua preferência. Nesse sentido, o relacionamento ao qual nos referimos consiste no engajamento dos leads em todos os canais de comunicação da empresa, seja nas redes sociais, em posts mais interativos e informativos, nas dúvidas que ele pode fazer à empresa, entre outras formas de interação.

Isso, além de ajudar a equipe de vendas a entender qual conteúdo mais agrega valor ao lead, também proporcionará a ele uma proximidade com a marca e, consequentemente, um sentimento de confiança no produto/serviço ofertado.

Faça um planejamento estratégico 

Após compreender as interações do lead e quais são os interesses e as necessidades dele, chegou o momento de planejar estrategicamente os próximos passos por meio de um plano de ação, visando o fechamento da compra.

No planejamento estratégico, deverá constar informações relevantes, por exemplo: como o lead chegou até a organização, quais produtos e serviços chamaram mais atenção e como proceder com ele no funil de vendas

Apresente de forma inteligente as soluções do seu negócio

Agora é a hora de mostrar, de forma clara e objetiva, como o produto/serviço do seu negócio resolve a demanda do lead da melhor maneira possível.

A riqueza de detalhes da solução é indispensável nesta etapa, pois o lead ainda pode não conhecer todas as funcionalidades possíveis, mas precisa ter a certeza de que a sua dor será resolvida.

Portanto, pensar em formas de deixar evidente o que o seu negócio oferece, quais soluções ele propõe é primordial para que haja o convencimento verdadeiro do lead. 

Negocie e feche contratos!

Ainda mantendo o contato ativo com o lead, buscando sempre tirar dúvidas e mostrar o seu produto e serviço como solução, a etapa de negociação e efetivação da compra também precisa ser feita com excelência

Nesse momento, envolvendo valores e formas de pagamento é essencial estar aberto à negociação que o seu serviço permite, isso deixará o lead mais confortável e propício à compra. 

Além disso, outra dica valiosa é manter a transparência de todos os dados envolvidos não só na negociação, mas em todo o processo de compra. A relação de confiança deve ser mantida sempre, pois se o cliente confia na empresa, além de ser fidelizado também tem grandes chances de ser um divulgador espontâneo da marca.

Após a leitura dessas dicas ficará muito mais fácil definir estratégias assertivas para aumentar a taxa de fechamentos de contrato na sua empresa.

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