Entender detalhadamente a jornada do consumidor a partir de uma análise criteriosa é essencial para rever e sempre melhorar o passo a passo do cliente até que ele se torne fiel à sua marca.

Essa jornada é composta pelo avanço de fases em que ele passa no funil de vendas, desde o interesse pelo produto, até o reconhecimento do seu produto como solução e a compra dele

Portanto, compreender o comportamento do cliente em cada uma das fases aumenta as chances de atingir o objetivo de venda com mais assertividade.

Se você deseja aprimorar a análise da jornada do consumidor e saber como realizar cada passo, leia esse artigo até o final e veja esses tópicos: 

  • Afinal, por que é tão importante compreender o processo da jornada do consumidor? 
  • Os 4 passos definitivos para entender a jornada do consumidor

Afinal, por que é tão importante compreender o processo da jornada do consumidor? 

Sempre destacamos aqui no blog que as decisões estratégicas são realizadas por meio de análises de dados reais, disponíveis em dashboards, por exemplo.

Dito isso, não é nada eficaz “sentir” o que o cliente precisa para avançar na jornada. É preciso analisar os dados para ter esse direcionamento com mínimas chances de erros.

São esses dados que indicarão as melhores estratégias de marketing, por exemplo, para efetivar o cliente. E, além disso, é por meio dessa análise criteriosa que a empresa conhecerá seu público-alvo e poderá se destacar no mercado devido a sua autoridade.

Os 4 passos definitivos para saber entender a jornada do consumidor

Mas, de forma prática, como acompanhar essa jornada do consumidor?

Criamos o famoso “DOAM”, mas mais conhecido como os 4 passos mais assertivos para uma análise inteligente. Veja: 

Detalhe os dados coletados

A análise de dados mais rica que pode ser realizada é aquela que detalha o máximo possível do consumidor. 

Com esses dados, é possível mensurar cada ação que ele realizou dentro do funil de vendas, por exemplo, entender as motivações pela qual ele entrou ou declinou do processo de compra. 

Esse detalhamento consiste em quantas vezes o site de compra foi clicado, quanto tempo o cliente demorou para finalizar a compra, quais produtos foram adicionados, dentre outras informações. 

Organize um plano de ação 

Após o mapeamento de dados apontados pelas ações do consumidor, é preciso criar planos de ação estratégicos.  

Nesses planos de ação serão descritas as próximas ações de toda a equipe, principalmente de marketing e de vendas, que serão responsáveis por impulsionar o consumidor a fechar a compra.

Aplique as estratégias listadas

Além da estratégia posta no papel, é importante a prática personalizada dela, ou seja, uma série de testes com essas técnicas para observar o que performa melhor. 

Nessa aplicação, também, é fundamental observar quais são as motivações de compra e o desestímulo dela. Isso permitirá a realização de modificações que se mostram necessárias.

Dentro do site de compra, por exemplo, adicionar botões que estimulem e induzam a não sair da página de venda ou uma copy persuasiva bem elaborada é uma estratégia que pode auxiliar nesse processo. 

Mapei os resultados obtidos

Estratégias aplicadas e melhoradas, logo os resultados aparecerão! 

Sejam eles positivos ou negativos, é importante o mapeamento para o aprimoramento na próxima estratégia! 

Esse é o último passo do planejamento, mas é sempre bom retomar os anteriores, como um processo de revisão, para que as estratégias estejam sempre refinadas.

Entender o comportamento do seu consumidor nunca foi tão fácil! Aplique essas dicas valiosas em seu dia a dia empresarial e visione resultados ainda melhores.  

Jornada do consumidor - print de uma das telas do módulo de Expansão dentro do SULTS.

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