Sabe aquelas propagandas que você assiste na TV ou nas mídias sociais, fica pensando sobre ela e, de repente, torna-se assunto entre seus amigos, familiares e colegas de trabalho? Se a resposta foi sim, quer dizer que você já foi fisgado pelo Buzz Marketing (BM)!

A tradução literal do termo inglês “Buzz” significa zumbido, murmúrio, rumor etc. E, de fato, esse tipo de estratégia de marketing foi criada para captar a atenção do público-alvo e fazer com que aquela campanha paire sobre os seus pensamentos e o motive a compartilhar essas ideias com outras pessoas.

Justamente devido a essa troca entre o público que o Buzz Marketing tem sido considerado o marketing boca-a-boca 2.0.

Ao saber aplicar os gatilhos mentais e emocionais certos e na hora certa, as marcas conseguem fazer com que suas ações caiam “na boca do povo” e, consequentemente, ganham maior visibilidade e melhores resultados.

5 Gatilhos mentais para usar na sua estratégia:

Baseados no conteúdo da  Academia do Marketing, selecionamos 5 gatilhos mentais que podem ser usados em estratégias de marketing da sua empresa. Confira:

1.Gatilho mental da autoridade como o próprio nome já diz, esse gatilho posiciona a marca como uma referência em seu mercado de atuação e isso já é meio caminho andado para a conversão.

2.Gatilho mental da razão – A ativação deste gatilho mental se dá no momento em que você mostra a solução que o seu produto ou serviço oferece para os problemas que os seus clientes enfrentam e você se propõe a resolver.

3.Gatilho mental da reciprocidade – Quando você dá alguma coisa, como um bom conteúdo, um e-book, um vídeo tutorial, ou qualquer outra coisa, as pessoas se sentem, mesmo que inconscientemente, na obrigação de retribuir esse gesto.

4.Gatilho mental da escassez – Porque  o ouro é tão valorizado? Simples, porque é um dos metais mais escassos do planeta, e justamente por isso as pessoas o admiram. É por isso que o gatilho da escassez funciona.

5.Gatilho mental da urgência – O Gatilho Mental da Urgência é basicamente relacionado ao tempo, um prazo curto em que um determinado produto ou serviço está disponível em uma condição especial, impulsionando as pessoas a tomar decisões de forma mais rápida.

Existem diversos outros eficientes gatilhos, como o tabu, o incomum, o extraordiário, o chocante, o hilário, o segredo etc. Mas acreditamos que os gatilhos acima serão ótimas fontes para que você e a sua equipe planejem uma estratégia de sucesso para o seu negócio.

Enfim, quais são os benefícios do Buzz Marketing para a empresa?

De acordo com a Freeshop, os principais benefícios do buzz marketing para a empresa, quando aplicado corretamente são:

Baixo custo

A lógica do Buzz Marketing é justamente fazer com que o próprio cliente se torne uma divulgador espontâneo do produto e origine o chamado “burburinho”. Com isso, é preciso muito mais investimento em planejar a estratégia para que ela fique bem alinhada, do que investimento financeiro em anúncios pagos, por exemplo.

Saiba que, atualmente, em meio a tantos influenciadores, muitas pessoas passaram a desconfiar da publicidade paga. Diante disso, o papel da empresa se torna selecionar os melhores métodos para que a estratégia aconteça da maneira esperada.

Alto impacto

Quando se trata de algo que evidencia a marca conforme seu posicionamento de mercado, o efeito positivo se transforma apenas em questão de tempo. De fato, o alto impacto desse tipo de marketing vai além da previsão estipulada pela empresa inicialmente.

O grande diferencial é manter o controle desse tipo de crescimento para que seja uma espécie de burburinho estratégico. Em uma situação como essa, o buzz se difere do marketing viral por conta disso. O processo de viralização genuína pode acontecer para levantar uma marca ou deixá-la com comentários ruins.

Sendo assim, fazer tudo como parte do planejamento é a garantia de que o marketing planejado para gerar boca a boca vai acontecer conforme o esperado, com o impacto necessário para fazer as vendas crescerem.

Reconhecimento da marca

Uma marca que trabalha apenas fazendo o básico acaba perdendo espaço para a concorrência em um segmento competitivo. Dessa maneira, buscar o reconhecimento a partir de um relacionamento próximo com o público costuma ser a receita do sucesso. O processo está conectado e funciona como um conjunto seguido de ações.

Depois de garantir o impacto inicial, a empresa precisa garantir o engajamento em longo prazo. Com a rapidez da disseminação de informações, a comunicação frequente deve ser prioridade do marketing. De nada adianta criar algo que chame o cliente com empolgação se não existir ações certeiras que promovam a fidelização decisiva no aumento do retorno positivo.

Sem dúvidas a estratégia Buzz Marketing pode ser bastante benéfica para a empresa a partir da consolidação de clientes que a amam e fazem a sua divulgação de forma espontânea, gerando o famoso burburinho!

Por hoje é só, mas continue com a gente >>> Marketing para franquias.

Até logo!

Buzz Marketing - blogpost SULTS 01

Você já conhece o SULTS?

SULTS  é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros. Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS  tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.

Com o SULTS  você se conecta com os seus franqueados de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.

Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados. Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.

Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais. Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.

Conheça 5 dos principais módulos do SULTS:

Módulo Checklist: O checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.

Módulo Chamados: Você saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.

Módulo Implantação de Unidades: Negociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.

Módulo Universidade Corporativa: De fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.

Módulo Comunicados: Já pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!

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