Investir na comunicação entre matriz e filiais é de extrema importância, porque os bons resultados dependerão da interação e do engajamento de todas as equipes. Afinal de contas, como disse o professor Drucker,

“Sessenta por cento de todos os problemas administrativos resultam da ineficácia da comunicação.” – Peter Drucker

Pois é, professor. Existem vários casos no mundo corporativo que confirmam o seu discurso a respeito da comunicação dentro de uma empresa. Nesse sentido, é fundamental criar ações e demais projetos que tenham como objetivo analisar em quais aspectos essa comunicação precisa ser revisada e propor soluções para aprimorar o fluxo de informações dentro da rede de filiais.

Um dos propósitos envolvidos em ações sistemáticas de comunicação interna é fortalecer a cultura organizacional. E isso fica bastante evidente no momento em que paramos para pensar que quando os colaboradores estão engajados entre si e também com objetivos do negócio, eles falam a mesma língua e compartilham do mesmo espírito de motivação.

O que pode ser feito para melhorar a comunicação entre matriz e filiais?

Algumas ações que podem ser criadas a fim de solucionar falhas na comunicação é a criação de comunicados para toda a rede, a definição de tarefas para as equipes, a disponibilização de treinamentos para os colaboradores, o compartilhamento de documentos importantes para a rotina empresarial, a divulgação de notícias pertinentes, entre outras possibilidades.

É o que sempre falamos aqui no blog: se a tecnologia pode te ajudar nessa, então aproveite! Hoje em dia você consegue fazer tudo isso em um sistema de gestão que seja integrado, eficiente e ágil.

Softwares como o SULTS, por exemplo, pode ser a solução para os problemas de comunicação da sua empresa. São mais de 20 módulos para que você consiga colocar em prática todas as ações citadas nos parágrafos acima e muito mais, como a geração de relatórios analíticos, os projetos de expansão da rede de filiais, os checklists aplicados nas unidades etc.

E claro – integração e engajamento não quer dizer que todos poderão acessar tudo. Sabemos que a matriz e cada filial podem ter documentos bastante diferentes e sigilosos e que só pode ser compartilhado com a matriz, por exemplo, então por esse motivo no SULTS é totalmente possível atribuir permissões a cada colaborador e a cada departamento. Bacana, não é?!

Utilizar um sistema como esse também “uma mão na roda” para padronizar os processos da rede, levando em consideração que a uniformização das práticas contribui para a manutenção da qualidade dos produtos/serviços prestados ao mercado consumidor. Qualidade sempre e em primeiro lugar.

Por fim, seja criativo!

O incentivo à comunicação não deve ficar restrito ao sistema, afinal de contas temos uma vida real que precisa ser vivida. O que queremos dizer com isso é que não basta facilitar o acesso às notícias que estão acontecendo na rede, é preciso fazer com que o colaborador também acredite no que está sendo dito. Para isso, o melhor remédio são os momentos de interação. Proponha rodas de conversa sobre um tema coerente, palestras, happy hours, faça-se presente e disponível ao diálogo sempre que puder.

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Matriz e filiais - blogpost SULTS

Você já conhece o SULTS?

SULTS  é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros. Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS  tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.

Com o SULTS  você se conecta com os seus franqueados de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.

Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados. Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.

Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais. Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.

Conheça 5 dos principais módulos do SULTS:

Módulo Checklist: O checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.

Módulo Chamados: Você saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.

Módulo Implantação de Unidades: Negociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.

Módulo Universidade Corporativa: De fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.

Módulo Comunicados: Já pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!

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