Uma pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2022, mostrou que as microfranquias já estavam em destaque no franchising, ganhando cada vez mais espaço dentro das franqueadoras.
Ainda, a mesma pesquisa evidenciou que a participação das microfranquias cresceu 5% e representavam 36,9% do total de franquias no ano passado – número 40% maior na comparação ao ano de 2021.
O mercado de franquias é, sem dúvida, o que movimenta sempre os melhores índices de crescimento. As microfranquias, por terem um investimento mais baixo, estão ganhando bastante força, principalmente para os empreendedores de primeira viagem.
Sylvio Korytowski – sócio da Kick Off Consultores, membro do Conselho Fiscal e Comitê Gestor de Internacionalização da ABF e do Conselho de Varejo da Associação Comercial de São Paulo.
Sem dúvidas, este é um assunto bastante promissor! Por essa razão, neste artigo você vai conhecer o conceito de microfranquia, os segmentos nos quais elas mais estão presentes, as principais características desse modelo de negócio e exemplos.
Leia até o final e saiba mais!
O conceito de microfranquias
Microfranquias são negócios replicados por meio do modelo de franchising que exigem um investimento inicial inferior ao das franquias tradicionais.
Neste definição no Portal do Sebrae, também podemos encontrar uma referência à ABF, que adota o valor de três vezes o PIB anual médio por habitante do país como valor máximo de investimento para o negócio se classificar como microfranquia.
Conforme o Portal do Franchising, as microfranquias podem ser divididas em dois grupos, segundo o valor do investimento inicial:
> Microfranquias Puras: investimento inicial até R$105 mil;
> Microfranquias Mistas: modelos em que o franqueador oferece dois formatos, um com investimento inicial de até R$105 mil e outro com investimento inicial acima de R$90 mil.
A Exame afirma que os segmentos nos quais as microfranquias se concentram são:
- Serviços e outros negócios (27,4%)
- Alimentação (16,2%)
- Saúde, beleza e bem-estar (15,5%)
O sucesso de uma marca, independente do tamanho, está diretamente relacionado a uma gestão de excelência desde o início da empresa.
Sem contar que investir em tecnologias de ponta para proporcionar aos colaboradores as ferramentas necessárias para um fluxo de trabalho produtivo também é essencial para a expansão do negócio.
Como funciona o modelo de microfranquias na prática?
Em poucas palavras, o modelo de microfranquias funciona como as franquias tradicionais, com processos operacionais padronizados e direito de comercialização da marca. Em alguns casos, inclusive, é necessário pagar royalties, percentual sobre o faturamento obtido.
Após entrar em contato com o franqueador, a pessoa interessada na microfranquia receberá a Circular de Oferta de Franquia (COF).
Nesse documento estão todas as informações sobre o negócio, incluindo as taxas a serem pagas e os detalhes da operação que deverão ser colocados em prática tanto pelo franqueado, quanto pelo franqueador.
Franquias e microfranquias são reguladas pela Lei das Franquias, que prevê, dentre outros aspectos:
- A ausência de vínculo empregatício entre franqueado e franqueador;
- Que o franqueado tenha acesso a todas as informações pertinentes tanto para abertura quanto para desempenhar as atividades na microfranquia – o chamado know how.
As vantagens em investir em uma microfranquia
Vimos que as pesquisas sobre o desenvolvimento das microfranquias nos últimos anos têm apontado para um crescimento promissor.
Isso pode ser justificado pelos benefícios que esse modelo de negócio proporciona aos empreendedores.
Confira agora as principais vantagens em investir em uma microfranquia:
- Baixo custo de investimento inicial;
- Iniciar um negócio contando com a credibilidade de um nome ou marca já conhecida no mercado;
- Contar com o apoio do franqueador por meio da transmissão de know how;
- Existência de um plano de negócio consolidado;
- Maior garantia de mercado;
- Melhor planejamento dos custos de instalação;
- Padronização dos processos a fim de manter a qualidade e a autoridade da rede no mercado;
- Acesso a informações relevantes do público-alvo, como dados demográficos e comportamento de consumo;
- Auxílio na divulgação da microfranquia, considerando que algumas redes cobram a taxa de marketing;
- Facilidade para a negociação com os fornecedores.
O papel da tecnologia na expansão das microfranquias
Como falamos acima, independente do tamanho da empresa, investir em tecnologia para a otimização dos processos é sempre uma ótima escolha.
Nas microfranquias, engana-se quem pensa que por ser uma estrutura menor, o trabalho pode continuar sendo feito de forma manual e sem escala.
Pelo contrário: a pessoa que está à frente da microfranquia deve promover, desde o início, o uso dos recursos digitais para facilitar o controle das atividades diárias.
Por meio de um sistema de gestão como o SULTS, por exemplo, toda a equipe tem em mãos funcionalidades como gestão de projetos, lista de tarefas, agenda, universidade corporativa, sistema de chamados e muito mais.
Ferramentas como essas são responsáveis pelo controle total do gestor sobre a rotina operacional da microfranquia, considerando, ainda, os dashboards gerados por cada recurso para análises detalhadas dos processos.
3 exemplos de microfranquias brasileiras que você precisa conhecer
Neste tópico você vai conhecer 3 exemplos de microfranquias brasileiras de sucesso e que tem o SULTS em comum.
1. SegEnergy
A SegEnergy é uma empresa brasileira que rapidamente se tornou sinônimo de qualidade na área de soluções integradas de energia.
Hoje, a rede é referência no desenvolvimento, na implantação e no gerenciamento de soluções energéticas econômicas e ambientalmente responsáveis.
- Investimento inicial a partir de R$40 mil;
- Faturamento mensal de até R$210 mil;
- Lucratividade média mensal de 22%;
A SegEnergy possibilita as modalidades home e basic:
Modalidade home: você só precisa de um escritório de pelo menos 15m² para começar a vender seus projetos de energia solar.
Modalidade Basic: receba seus clientes e use toda a autoridade de marca da SegEnergy para vender projetos de energia solar. Necessário escritório com fachada de no mínimo 30m².
2. Encontre sua viagem
Fundada em 2011, a Encontre sua Viagem tem hoje mais de 500 unidades espalhadas pelo país. Uma agência de turismo que trabalha em parceria com mais de 400 mil empresas de hotelaria e cerca de 130 companhias aéreas pelo mundo.
- Investimento a partir de R$10 mil;
- Lucratividade de até 30%
- Suporte completo em cada etapa do negócio;
- Mais de 500 unidades no mundo todo.
A Encontre Sua Viagem é uma franquia de turismo que trabalha em parceria com mais de 1.500 empresas parceiras do setor, o que traz ainda mais variedade para os serviços entregues aos clientes.
3. Camerite
A Camerite, junto a Microsoft oferece soluções de monitoramento para cidades através de inteligência artificial e câmeras de vigilância integradas, com armazenamento 100% em nuvem.
- Produto único e sem competidor no mercado;
- Garantia de exclusividade na região de atuação;
- Baixo investimento de entrada: a partir de 32 mil reais + capital de giro;
- Faturamentos de mais de 40 mil reais por mês;
- Retorno (payback) em aproximadamente 18 meses;
Outros diferenciais da Camerite são armazenamento totalmente em nuvem, dispensa de servidores e infraestrutura pesada, acesso via aplicativos para agentes de campo e outros.
E aí, gostou deste artigo? Aproveite e leia mais temas de seu interesse e que contribuam para o seu conhecimento do mundo dos negócios.
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