A maneira como as empresas se relacionam com a tecnologia atualmente com o auxílio da computação em nuvem – também chamada de cloud computing – é revolucionária! Assim, o PaaS surgiu como um novo modelo nesse setor para ampliar ainda mais os benefícios

A conectividade tem sido uma das melhores funções adotadas pelas empresas que apostam na modernização digital e isso é mais fácil a partir da computação em nuvem. 

Assim, o cloud computing é formado por 3 modelos, sendo o PaaS, o SaaS e o IaaS, mas especificamente neste artigo iremos te contar tudo sobre o que consiste o PaasPlatform as a Service ou Plataforma como Serviço

Leia este texto até o final e saiba mais sobre 3 bases do PaaS: 

  • O que é PaaS?
  • Quais são as principais vantagens do uso de PaaS? 
  • A diferença entre os 3 modelos de cloud computing: PaaS, SaaS e IaaS

O que é PaaS?

A Plataforma como Serviço (PaaS) é uma ferramenta tecnológica que permite o desenvolvimento de aplicações via internet. 

Para melhor explicação, contamos com a definição do Gartner Glossary sobre PaaS, sendo “geralmente descrita em diagramas de toda a nuvem entre a camada SaaS, acima, e a camada IaaS abaixo”, oferecendo “uma ampla coleção de serviços de infraestrutura de aplicativos (middleware), incluindo plataforma de aplicativos, integração, gerenciamento de processos de negócios e serviços de banco de dados“. 

Nesse sentido, a empresa que adota uma solução como o PaaS consegue centralizar todas as ferramentas necessárias ao dia a dia das equipes, além de garantir a flexbilidade dos recursos digitais e a segurança de acesso mediante logins e senhas definidos pelos administradores da rede.

Também é possível acompanhar o fluxo de trabalho dentro da empresa, bem como acompanhar métricas de aproveitamento valiosas para a promoção de planos de ação visando a melhoria contínua.

Quais são as principais vantagens ao usar o PaaS? 

Sabendo o que é o Paas e como ele pode colaborar para o sucesso do negócio, as vantagens que ele atribui aos processos operacionais são diversas. Confira 12 dos principais benefícios desse sistema:

  1. Possibilidade de aplicação imediata
  2. Melhor padronização dos processos
  3. Maior foco no desenvolvimento das atividades propostas cotidianamente; 
  4. Melhor rendimento do time de colaboradores
  5. Melhoria na escalabilidade empresarial
  6. Mais controle de atividades e tempo de resposta
  7. Viabilidade para reduzir custos
  8. Melhores desenvolvimentos de APIs
  9. Assertividade na análise de negócios
  10. Melhor gerenciamento da comunicação interna
  11. Melhoria na gestão de dados e muito mais. 

A quantidade de vantagens do PaaS é proporcional à quantidade de processos empresariais que a plataforma é responsável por otimizar em uma organização. Quanto mais aplicada, melhor!

A diferença entre os 3 modelos de cloud computing: PaaS, SaaS e IaaS

Assim como apresentado anteriormente, o PaaS é um modelo completo dentro da computação de nuvem, mas existem outros dois softwares com um formato semelhante.

Conheça agora a diferença entre PaaS, SaaS e IaaS:

PaaS

Com o PaaSPlataforma como serviço – a possibilidade de criar, modificar e otimizar softwares é mais fácil, pois há a contratação de um ambiente completo de desenvolvimento “on demand”. 

Por se tratar de um sistema completo, a empresa não precisa se preocupar com a contratação de outras ferramentas complementares. Além disso, toda manutenção e atualização do sistema é responsabilidade do fornecedor do software.

SaaS

O SaaS, Software as a Service, também podem ser conhecido como um sistema baseado na web ou softwares hospedados. Independente do nome, eles são executados nos servidores das empresas provedoras, que têm a responsabilidade de gerenciar o acesso e manter a estrutura de segurança de dados, conectividade e servidores necessários para o serviço.

Assim também são chamadas as empresas que disponibilizam aplicações pela internet para a realização de vários tipos de tarefas, de forma remota, seja pelo computador ou por dispositivos móveis.

Esse sistema geralmente apresenta ferramentas prontas para serem aplicadas na empresa. Mas, caso seja necessário algum tipo de criação de funcionalidades personalizadas, são criadas features e elas são enviadas para a análise de viabilidade do time da fornecedora.

IaaS

Por fim, a transmissão e o armazenamento de dados com o IaaSinfraestrutura como serviço – são garantidos, já que dispõe do aluguel de recursos de infraestrutura, como racks, datacenters, routers, servidores, hardware, dentre outras ferramentas. 

Esse modelo é benéfico às empresas, pois possibilita o investimento na infraestrutura realmente necessária ao funcionamento do negócio, evitando custos desnecessários. 

Pronto! Agora você já sabe o que é PaaS, SaaS e IaaS. Basta analisar as necessidades do seu negócio e escolher a plataforma mais adequada para a realidade da sua organização empresarial. Aproveitamos para indicar o SaaS mais completo do mercado:

PaaS - imagem ilustrativa do sistema SULTS.

SULTS – Software as a Service para o seu negócio

SULTS é um SaaS especializado em redes de franquias e que também atende muito bem às necessidades de gerenciamento de filiais, associações e redes de licenciamento.

Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicaçãoengajar seus colaboradoresgarantir a qualidade do seu negócioaumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia-a-dia no ambiente de trabalho.

Além da possibilidade de direcionar leadscolaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação.

Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais.

Assista aos nossos cases de sucesso e solicite uma demonstração gratuita da nossa ferramenta.