Independentemente do porte e do segmento em que as empresas atuam, não há como negar que a comunicação interna continua sendo fundamental para engajar colaboradores para que eles estejam motivados a alcançar resultados exponenciais.

Para Gabriel Dau, do Jornal Contábil,

“Todas as empresas podem se beneficiar com as vantagens da comunicação interna. Ela mantém o ambiente organizacional alinhado com os objetivos da organização e faz com que os colaboradores entendam e sigam o posicionamento da empresa.”

Se você se interessou pelo assunto e quer saber um pouco mais sobre a comunicação interna (CI), continue a leitura e descubra 3 ferramentas essenciais à essa estratégia.

Qual é a definição de Comunicação Interna (CI)?

A comunicação interna está diretamente relacionada com os objetivos estratégicos de cada organização e, por essa razão, as ações escolhidas para a promoção da CI variam.

Mas quando falamos sobre a definição do termo, há uma certa convenção de que a CI tem como foco manter os colaboradores alinhados e engajados aos objetivos da empresa a partir da transmissão e do compartilhamento de informações relevantes e estratégicas no ambiente corporativo.

Nesse sentido, a comunicação da sua empresa precisa falar a língua de todos os seus colaboradores de maneira pessoal e escalável para que eles entendam e abracem os objetivos e o propósito da empresa.

Também, trata-se de uma via de mão dupla. Da mesma forma que o colaborador deve estar alinhado aos objetivos da CI organizacional, a empresa deve conhecer suas equipes, falar uma linguagem em comum e promover a proximidade entre os colaboradores.

Aproveite para conhecer os 10 principais benefícios da Comunicação Interna

Aproveitando o tema de hoje, vale a pena conhecer alguns principais benefícios da comunicação interna no ambiente corporativo, principalmente. Veja:

1. Credibilidade e transparência: os canais oficiais de transmissão e compartilhamento de informações da empresa conferem maior credibilidade e transparência à mensagem, uma vez que todos os colaboradores tenham acesso.

2. Informação rápida e objetiva: A comunicação interna deve ser baseada no compartilhamento ágil e objetivo de determinada mensagem. A mensagem deve ser transmitida em uma linguagem fácil e que não dê brechas a interpretações equivocadas.

3. Conhecimento da organização: A CI precisa ter o hábito de divulgar também ações, projetos e novidades que acontecem na organização. Quando os colaboradores sabem o que está acontecendo, eles se sentem mais engajados, como falaremos no item 4.

4. Pertencimento de equipe: Não tem nada melhor para a empresa do que o colaborador engajado, aquele que se sente parte do time de verdade e que veste a camisa da empresa.

5. Alinhamento e motivação: A partir do desenvolvimento da CI, o colaborador motivado não só saberá das notícias relacionadas à empresa, como também sobre os objetivos, valores e missão do negócio. E com certeza ele será um propagador dessas ideias.

6. Troca de conhecimento: Nessa outra vertente da CI, é importante promover a interação entre os colaboradores. Talvez promover oficinas de diferentes temas ministradas por eles, pagar uma pizza no fim do expediente, conversar sobre temas além-da-empresa, pode ser um ótimo exercício.

7. Minimização dos efeitos de crises: Todos os benefícios citados acima contribuem efetivamente para a minimização de possíveis crises. Melhor ainda, eles previnem a crise, porque o diálogo é constante e assim é mais fácil realizar ações preventivas e criar planos de ação antes mesmo do problema acontecer.

8. Potencialização dos resultados positivos: Comunicação Interna bem estruturada será sua aliada para o fortalecimento da cultura organizacional, clareza no impacto do trabalho de cada colaborador, interação, colaboratividade e troca de conhecimento.

9. Clima organizacional: Se todos os colaboradores estão motivados, engajados e atualizados sobre tudo o que está acontecendo na empresa, não há como o clima organizacional estar ruim. Um clima organizacional saudável promove o trabalho em equipe e pode ser um fator decisivo para a retenção de talentos.

E claro, uma boa estratégia de comunicação interna é construída a partir de muito diálogo. Todos devem contribuir – e não só os gestores da empresa. É muito importante ouvir os colaboradores, afinal de contas, eles movem a operação.

A comunicação interna e o trabalho em equipe

O sucesso externo do seu negócio é diretamente proporcional ao sucesso interno da sua empresa, ou seja, a comunicação Interna bem estruturada nos parâmetros organizacionais refletirá na captação e no relacionamento fortificado dos seus clientes. 

Havendo uma boa relação entre colaboradores e funcionários, a comunicação interna servirá como uma ferramenta impulsionadora da sua empresa. 

Esta nomeação pode variar entre comunicação com os funcionárioscomunicação entre os colaboradores de uma empresa e comunicação interna, mas, independente da nomenclatura, o objetivo é o mesmo: facilitar a troca de informações entre membros de uma organização por meio de um conjunto de práticas. 

Conforme estudos desenvolvidos pelo Project Management Institute (PMI), cerca de 56% dos projetos de uma empresa fracassam devido aos problemas na comunicação entre colaboradores – e essa é uma das falhas que são destacadas em um trabalho em equipe que não funciona adequadamente. Por esse motivo,  há uma necessidade em desenvolver melhor essa habilidade. 

Por que investir em uma comunicação interna adequada? 

Muitos dos seus concorrentes têm apenas a visão no exterior e na prospecção de clientes. 

No entanto, não entendem que o resultado externo vem conforme os frutos internos, isto é, o bom trabalho em equipe feito internamente que reflete além dos portões da empresa. 

Valorizando e se preocupando com essa prática, será possível desenvolver pelo menos 10 benefícios dentro do seu negócio, criando uma maior credibilidade na visão do seu cliente em relação à sua empresa. Confira quais são esses benefícios: 

Quais são os principais tipos de Comunicação Interna? 

Visando o trabalho em equipe plenamente adequado, é importante se manter informado sobre como colocar essa habilidade transformadora na prática, buscando diferenciar e aplicar esse conhecimento a depender do contexto e do objetivo de cada organização. Conheça agora os 5 principais tipos de Comunicação Interna

Comunicação escrita: visa o alinhamento dos acontecimentos  e novidades da empresa por intermédio de quadros de avisos, placas informativas, e-mails, intranet e blogs internos. 

Comunicação oral: objetiva a comunicação por meio de palestras, confraternizações e reuniões, sendo positiva, até mesmo, para aproximar o relacionamento entre os colaboradores. 

Comunicação vertical: intenta para uma comunicação mais específica e direcionada aos líderes da organização para o desenvolvimento de planejamento estratégicos e diretrizes restritas das empresas. 

Comunicação horizontal: propõe a construção de bons relacionamentos entre colegas de trabalho que desempenham o mesmo nível hierárquico dentro da empresa. Esse tipo de comunicação é uma estratégia que colabora à boa formação de trabalho em conjunto. 

Comunicação diagonalpretende realizar a disseminação de notícias, de projetos, de mensagens motivacionais, de diretrizes e normas empresariais para todos os níveis hierárquicos da empresa , seja para gestores, colaboradores, funcionários ou líderes.

Agora sim: 3 ferramentas essenciais à comunicação interna

Todas as ferramentas a seguir estão disponíveis na intranet corporativa SULTS. Essa intranet é um canal utilizado para centralizar informações e promover a comunicação, interligando áreas, departamentos e unidades da companhia.

Muitas empresas investem na intranet corporativa, pois é um canal fácil e direto com o colaborador, tanto para informar quanto para centralizar arquivos e demais informações pertinentes à operação.

Além disso, essa plataforma é utilizada também pela praticidade, fazer upload de arquivos, postar notícias, comunicados, criar chamados e várias outras funções executadas com poucos cliques.

Então, vamos às ferramentas essenciais:

Plataforma de Notícias SULTS

Como já foi bastante mencionado neste texto, é fundamental que todos os colaboradores estejam por dentro das informações sobre a empresa, garantindo o engajamento da equipe. Sendo assim, a Plataforma de Notícias SULTS viabiliza a transmissão e o compartilhamento de notícias e informações de forma fácil e eficiente. Com a permissão de administrador, o colaborador responsável pode criar notícias, adicionar textos, links, vídeos, imagens e muito mais. Essa notícia será disparada para os demais colaboradores da empresa e, ainda, poderá ficar em destaque pelo tempo que for necessário.

Plataforma de Comunicados SULTS

Na Plataforma de Comunicados SULTS, você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e demais arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, sem problemas. Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS! Tudo isso para garantir que a sua equipe estará a par dos comunicados enviados à rede.

Plataforma de Chamados SULTS

O maior diferencial da Plataforma de Chamados SULTS é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Esse processo evita falhas na comunicação e permite aos gestores uma visualização mais ampla e assertiva das ordens de serviço geradas em determinado período. Leia mais sobre o assunto em: Entenda agora mesmo a importância da ordem de serviço.

Entender que a comunicação interna é mais uma ferramenta que impulsiona o trabalho em equipe necessário dentro da sua empresa, é se importar e investir em resultados positivos e duradouros.

O sucesso sempre estará na tentativa de prática e aplicação, bem como na adaptação necessária que as áreas da sua empresa precisam. 

Leia mais artigos como este em nosso blog e experimente o sistema de gestão SULTS agora mesmo.