Sempre falamos aqui no blog que no modelo de negócio do franchising, um dos pilares essenciais para o sucesso da rede é a padronização de processos. Hoje, falaremos de outro tema fundamental: a cultura de melhoria contínua.
Uma vez que a sua organização se expandiu em uma rede de múltiplas unidades, é importante garantir que todas estejam alinhadas para manter o padrão de qualidade estabelecido.
Quando trabalhadas de forma conjunta, a padronização e a cultura de melhoria contínua promovem processos e projetos cada vez mais otimizados, além, é claro, de clientes cada vez mais felizes com experiências inesquecíveis.
Implementar, portanto, essa cultura em todas as unidades é uma estratégia que promete resultados cada vez melhores.
Para saber mais sobre esse assunto e como ele pode ser um diferencial em sua rede de negócios, finalize a leitura desse artigo! Veja:
- 3 pilares que formam a cultura de melhoria contínua nas redes de franquia
- 4 passos implementar a cultura de melhoria contínua na sua rede
3 pilares que formam a cultura de melhoria contínua nas redes de franquia
A melhoria contínua, também chamada de “kaizen” – um termo chinês que tem como significado “mudança para melhor” – consiste em realizar esforços constantemente para atingir determinado objetivo.
Esse termo surgiu no Japão após a Segunda Guerra Mundial, momento no qual o país se encontrava devastado e necessitava de atitudes que promovessem melhoria para aquele local.
Sabendo disso, aplicado às franquias, a cultura de melhoria contínua deve estar implementada a fim de que todas as unidades se empenhem constantemente para serem melhores, para que obtenham resultados cada vez mais positivos e gerem mais autoridade para a marca.
Para isso, veja 3 pilares essenciais para impulsionar a cultura de melhoria contínua em sua organização empresarial:
Continuidade
É importante que todos os colaboradores da empresa, independente dos cargos que ocupam, compreendam que esses esforços devem acontecer de forma constante. Tudo pode ser melhorado!
Mudança cultural
A cultura de melhoria contínua requer uma mudança de pensamento em relação a conceitos tradicionais. Por isso, a partir da implementação dessa estratégia, a cultura organizacional também precisa ser atualizada, a fim de que todos estejam engajados e empenhados na mudança.
Benefícios para todos
Ao promover melhorias em um processo, todas as unidades poderão reproduzir a otimização e oferecer produtos/serviços de mais qualidade. Dessa forma, não só as unidades, mas toda a rede tem muito a ganhar. É um trabalho coletivo que beneficia todos os envolvidos.
4 passos implementar a cultura de melhoria contínua na sua rede
Entendendo que a melhoria contínua é uma estratégia promissora, é preciso, neste momento, entender como aplicá-la de forma funcional e assertiva. Confira:
1° passo: defina as equipes
A excelência das equipes de coordenação das unidades das redes de franquia ditam o sucesso de cada uma!
Assim, para a cultura de melhoria contínua é preciso ter gestores e uma equipe aliada que contenham o mesmo pensamento de aprimorar a rede por meio dos produtos de qualidade oferecidos aos clientes.
2° passo: estimule o estudo e a elaboração de projetos
Times de colaboradores que estão em constante evolução através do conhecimento e que buscam aplicá-lo de forma funcional no ambiente de trabalho são essenciais.
Já que o mercado de trabalho está em constante evolução, é indispensável que os franqueadores estejam “munidos” de informações e conhecimentos diferenciais que possam gerar projetos de otimização para todas as unidades.
3° passo: torne prioridade a importância da execução dessas ações
Sabemos que a cultura de melhoria contínua deve ser alimentada dia a dia, para que o comportamento de pensar em novas formas de trabalho seja um hábito.
Assim, executar ações que fomentam essa melhoria, mesmo que sejam simples, deve ser prioridade em todos os times.
4° passo: conscientize a essencialidade de avaliação e correção constante
Estar em constante análise, como já propõe a melhoria contínua, de avaliação e correção do que é feito nas redes de franquia é uma atitude assertiva.
Isso porque observar o que tem trazido benefícios, mas também o que tem impedido de chegar até eles é uma ação simples que muitas empresas que buscam o avanço não realizam por pensar ser algo banal.
Grandes melhorias acontecem com análise, estudo, avaliação e correção de equívocos que muitas vezes não estão claros!
Estimular a cultura de melhoria nas redes de franquia é aumentar as chances de ser destaque positivo no mercado, ganhando autoridade e maiores lucros. Os clientes estão sempre me busca das melhores soluções, por isso essa estratégia deve fazer parte de uma organização bem sucedida.

Veja como o SULTS pode contribuir para a melhoria contínua da sua rede de franquias
SULTS é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogarias, educação, moda, logística, entre outros.
Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.