Conforme pesquisas realizadas pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), no terceiro trimestre de 2021, foram abertas 5.775 unidades franqueadas no país. Mas resta uma dúvida: será que a gestão de franquias está sendo realizada de forma assertiva?

É um marco de crescimento significativo quando uma empresa começa a expandir em questões de franquias, mas um pilar que não pode ser negligenciado é como gerenciar todas as unidades

Quando há o acompanhamento de gerência qualificada, mais do que o sucesso de toda a rede de franquia, também é gerado maior visibilidade e credibilidade no mercado em razão disso. 

Para o crescimento empresarial, é essencial investir em uma gestão que impulsiona e, ao mesmo tempo, mantém a qualidade das unidades franqueadas

Sabendo disso, é indispensável conhecer mais sobre a gestão dentro do mundo do franchising, uma gerência mais específica que demanda grande conhecimento. Veja o que você conhecerá sobre esse assunto ao final deste artigo: 

  • Conheça 3 benefícios de uma gestão de franquias eficiente
  • 5 passos para garantia de um gerenciamento adequado às redes de franquia

Conheça 3 benefícios de uma gestão de franquias eficiente

Por se tratar da maneira que a empresa é gerenciada, é preciso que tudo seja bem definido e calculado para que, ao invés de danos, vantagens e benefícios sejam ganhos. 

A gestão de franquias eficiente promove 3 benefícios inevitáveis, como:

Escalabilidade

Garantia de rapidez na expansão da marca, utilizando um baixo investimento próprio, considerando que demais investimentos serão realizados pelos franqueados de cada unidade.

Autoridade e reconhecimento

Com a abertura de diversas unidades dentro das redes de franquia, é gerado maior fortalecimento da marca e presença no mercado.

Padronização de processos e redução de custos

Devido ao volume de insumos para o abastecimento de todas as unidades para padronização, há a possibilidade de redução de custos com melhores negociações com fornecedores;

Gestão de franquias: 5 passos para garantia de um gerenciamento adequado no franchising

Com certeza, após ver as principais vantagens que uma gestão qualificada carrega, a atitude mais importante agora é colocá-la em prática. Veja como realizar isso em 5 passos simplificados

1. Realize um planejamento estratégico assertivo

Como primeiro passo, o mais importante é ter uma visão 360 do que será realizado a longo prazo. 

Isso possibilitará um gerenciamento mais organizado, já que todas as ações irão partir desse planejamento estratégico, que é criado com base em análise de dados e informações que representam a realidade da rede.  

Assim, fica mais fácil identificar metas e objetivos a serem alcançados, uma vez que todos os colaboradores e franqueados estão cientes do plano estratégico traçado.

2. Busque maneiras de fortalecer a gestão de marca das franquias

O fortalecimento de marca, ou seja, como as pessoas enxergam o negócio, com certeza, é uma ação essencial para o sucesso das franquias. 

É essencial entender que uma gestão de marca bem estabelecida é aquela que consegue manter os padrões estipulados para garantir que os clientes terão a mesma experiência de excelência em qualquer unidade que for.

Além da necessidade de seguir os padrões de qualidade, outras estratégias fundamentais nesse momento é investir no branding da rede e, claro, em estratégias de marketing para que os consumidores consigam entender a mensagem que a marca deseja transmitir, queiram conhecê-la e consumir seus produtos.

3. Tenha um know-how bem definido

Know-how é a capacidade desenvolvida por organizações ou mesmo por uma pessoa que tem como base a própria experiência que ela adquiriu em anos de prática e estudo.

Quando uma empresa possui um know-how sólido e que foi testado no mercado, ela apresenta um grande diferencial competitivo. Isso mostra que o negócio é especializado em determinado mercado e, por isso, ele se sobressai em relação aos concorrentes.

No franchising, o know-how deve ser transmitido ao franqueado para que ele possa reproduzir em sua unidade um conhecimento que já foi validado e que dá resultado. Essa prática será basilar para que o cliente final sempre encontre um produto de qualidade.

Leia mais sobre o know-how para redes de franquias aqui no nosso blog.

4. Invista em uma expansão qualificada das franquias

Expandir a empresa com franquias qualificadas só é possível quando há uma gestão assertiva

Essa gestão é importante tanto na franqueadora, quanto nas franquias. O líder de expansão da franqueadora deve gerenciar a implantação das novas lojas e estar em constante contato com os empreendedores, orientando-os sobre questões contratuais, sobre a melhor localização para a unidade etc.

Por sua vez, o franqueado também deverá gerenciar sua unidade e seus colaboradores. Ele será responsável por proporcionar treinamentos ao time, bem como orientá-los sobre atendimento, produto, processos internos, entre outras práticas cotidianas.

5. Traga a transformação digital para a gestão

A transformação digital precisa adentrar o mundo do franchising, com o objetivo de otimizar processos e projetos, garantindo mais rapidez e qualidade

Um excelente exemplo de ferramenta para promover a transformação digital em redes de franquias é o sistema de gestão. Existem diversas opções no mercado e a escolha deve ser pautada nas necessidades de cada negócio.

Conheça o sistema de gestão SULTS e veja como ele pode ser seu braço direito na promoção de uma gestão de franquias que gera excelentes resultados.

Gestão de franquias - imagem representativa de uma das telas do SULTS.

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