Definição de know-how, segundo o Significados Br: é um substantivo masculino da língua inglesa que tem como tradução literal a expressão “saber como”.

O termo é também se difunde em contextos que se referem a um conjunto de conhecimentos práticos (informações, dados, técnicas, procedimentos etc.).

Em outras palavras, o know-how é a capacidade desenvolvida por organizações ou mesmo por uma pessoa que tem como base a própria experiência que ela adquiriu em anos de prática e estudo.

Quando uma empresa possui um know-how sólido e que foi testado no mercado, ela apresenta um grande diferencial competitivo. Isso mostra que o negócio é especializado em determinado mercado e, por isso, ele se sobressai em relação aos concorrentes.

Vale frisar que não é interessante divulgar o know-how em todo o mercado, pois ele acaba perdendo o seu valor – a menos que essa transmissão de conhecimento ocorra somente em direção aos seus franqueados.

No mundo do Franchising, um dos principais benefícios ao franqueado é justamente essa transferência de saber que a franqueadora proporciona.

Sabendo que o franqueador possui anos de experiência e uma marca reconhecida, sem dúvidas os conhecimentos que ele tem para compartilhar serão fundamentais para que o sucesso da marca se estenda às novas unidades.

Como transferir o know-how para o franqueado?

Selecionamos as 4 principais formas de viabilizar a transferência de know-how entre franqueador e franqueado. Veja:

Treinamentos via Universidade Corporativa

Antes mesmo da inauguração da nova unidade é importante que o franqueado saiba como lidar com previstos e imprevistos desde esse momento inicial. Com isso, a primeira dica é preparar cursos/treinamentos com instruções pertinentes e deixá-los disponíveis na Universidade Corporativa da rede. As grandes empresas utilizam um sistema on-line para criar esse ambiente de aprendizagem. Com isso, o franqueado possui muito mais liberdade de acessar o conteúdo onde e quando quiser.

Manuais

Assim como os treinamentos, a preparação de manuais de instrução também é uma ótima ideia. Indicando o passo a passo de alguns procedimentos importantes, por exemplo, pode ser de grande ajuda ao franqueado. Além disso, os manuais também podem ser disponibilizados em nuvem, pelo disco virtual.

Consultoria de Campo

O momento da consultoria de campo também é uma boa oportunidade de dar “toques” no franqueado. Um ponto bastante positivo é que estando no local é mais fácil visualizar o que é preciso revisar. O colaborador da franqueadora pode instruir o franqueado e sua equipe a realizarem processos mais assertivos. Mas claro, é importante ponderar a forma como a orientação ocorrerá – com muito respeito e sempre na melhor intenção, afinal, se a marca garante a qualidade, todos saem ganhando.

Cafezinhos periódicos

Esse momento é de troca! Reunir franqueados e membros da franqueadora também é muito interessante para trocar ideias e aprender muito. Que tal um cafezinho com a equipe pelo menos uma vez por mês?

Know-how - SULTS

Por que transferir conhecimento ao franqueado é importante?

A transferência de conhecimento ao franqueado é importante porque, em primeiro lugar, proporciona a padronização dos processos.

Quando entendemos o modelo de negócio do Franchising, fica evidente o quanto a padronização é um fator crucial para o sucesso de toda a rede.

Além disso, quando o cliente percebe que a empresa tem um know-how consolidado, grandes são as chances desse comprador se fidelizar, porque ele acredita e confia nos produtos/serviços prestados.

Basta pensar em nós mesmos enquanto consumidores. Ao procurarmos as marcas, optamos pelas mais qualificadas, porque queremos o melhor para nós e para quem amamos.

Viu como o know-how é fundamental para todo tipo de empresa, inclusive para redes de franquias?

Por hoje é só, mas continue com a gente >>> Quem é o consumidor 5.0 e o que ele espera da sua empresa?

Até logo!

Know-how - blogpost SULTS

Você já conhece o SULTS?

SULTS  é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros. Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS  tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.

Com o SULTS  você se conecta com os seus franqueados de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.

Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados. Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.

Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais. Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.

Conheça 5 dos principais módulos do SULTS:

Módulo Checklist: O checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.

Módulo Chamados: Você saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.

Módulo Implantação de Unidades: Negociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.

Módulo Universidade Corporativa: De fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.

Módulo Comunicados: Já pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!

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