Outro dia falamos aqui no blog sobre o que é Omnichannel e por que investir nessa estratégia é tão importante para as empresas. Hoje é dia de falar sobre o Consumidor 5.0, que é justamente aquele consumidor antenado e que utiliza todos os canais possíveis para conhecer melhor as marcas e fazer suas compras.

Alguns conteúdos na internet nos conta sobre a evolução do consumidor ao longo do tempo. Em cada uma das fases os clientes possuíam necessidades e motivações de compra diferentes e os canais de comunicação de cada empresa também variavam.

Um dos sites que trazem conteúdo sobre esse assunto é o Nexcore, que afirma que a evolução dos consumidores passou por 4 etapas antes de chegarmos ao Consumidor 5.0. As etapas seriam:

Consumidor 1.0: etapa na qual o consumidor utilizava apenas os espaços físicos das lojas para fazerem compras. Geralmente esse cliente procurava o endereço da loja em listas telefônicas e também utilizando referências da rua para conseguir contato com os vendedores. Ele também não entendia o conceito de valor agregado de um produto e seu comportamento de consumo era outro.

Consumidor 2.0: após algum tempo, a partir do desenvolvimento do comércio e do aumento da concorrência entre as empresas, os meios de comunicação de massa (principalmente rádio, TV e jornal) surgiram e se tornaram os principais responsáveis pelas divulgações das marcas e produtos. Com isso as empresas começaram a pensar em estratégias para se destacarem e as pessoas conseguiam decidir se comprariam ou não determinado produto de acordo com o preço divulgado.

Consumidor 3.0: O consumidor 3.0 tem muitas características em comum com o consumidor 4.0 e o 5.0, uma dessas características é a busca pela aproximação às lojas, a vontade da sensação do pertencimento.  Em consequência disso, as marcas começaram a focar em campanhas que revelavam muito mais posicionamento e personalidade, ao invés de investir em atributos meramente técnicos dos produtos.

Consumidor 4.0: Uma das características mais marcantes do comportamento do consumidor 4.0 é ter acesso às informações. Isso é, um consumidor que está evoluindo a partir do desenvolvimento da internet. De modo prático, esse consumidor passou a ser mais ativo e está sempre à procura de informações a respeito dos produtos de uma empresa, geralmente acessando blogs e redes sociais ainda pouco desenvolvidas. Sendo assim, esse consumidor 4.0 é mais informado e tem um pouco mais de controle sobre a sua decisão de compra.

E, finalmente, o Consumidor 5.0 – aquele que leva em consideração não só questões técnicas como a qualidade e o preço do produto, mas também o seu próprio bem-estar no momento em que se relaciona com a marca. O foco desse consumidor está na experiência (ele deseja uma relação mais próxima à empresa), ele também está disposto a trocar de marca se preciso for, ele considera a opinião de outros consumidores e é extremamente crítico – consegue observar quais as melhorias que a marca deve fazer para melhor atender a clientela e, por isso, são consumidores que mudam os produtos e as estratégias das marcas.

Então, o que o consumidor 5.0 espera da sua empresa?

1 – Esteja on-line!

Use a tecnologia a seu favor, esteja nas redes sociais, nas lojas de aplicativos, no blog, no site, em tudo que conseguir! Não só para marcar presença, mas também para interagir com o seu público.

2 – Cuide do relacionamento da marca com o cliente!

É preciso ter mente que a qualidade desse relacionamento definirá a confiança que o cliente depositará na marca e, consequentemente, o sucesso das vendas. Saiba entregar mais do que um produto ou serviço, entregue uma excelente e completa experiência ao consumidor.

 Não fique em cima do muro. Posicione-se!

Assuma um posicionamento e não tenha vergonha de falar sobre ele. Muitas vezes o consumidor poderia ter acesso a um produto mais barato que o seu, mas ele prefere comprar da sua marca devido ao impacto que ela causa na comunidade em que está inserida.

E aí, você se considera um consumidor 5.0?

Mais do que isso, a sua empresa está preparada para corresponder às necessidades desse tipo de consumidor? Esse tipo de reflexão pode dizer  muito sobre a experiência que você e sua equipe oferecerão aos seus clientes.

Por hoje finalizamos a nossa conversa. Até a próxima!

Consumidor 5.0 - blogpost SULTS 01

Você já conhece o SULTS?

SULTS  é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros. Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS  tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.

Com o SULTS  você se conecta com os seus franqueados de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.

Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados. Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.

Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais. Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.

Conheça 5 dos principais módulos do SULTS:

Módulo Checklist: O checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.

Módulo Chamados: Você saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.

Módulo Implantação de Unidades: Negociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.

Módulo Universidade Corporativa: De fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.

Módulo Comunicados: Já pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!

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