O mercado atual sempre cobre grandes melhorias e posicionamentos constantes de entrega. Por essa razão, a empresa que promove a excelência organizacional, especialmente no franchising, tem grandes chances de se destacar.
Ter ideias de como promover a melhoria contínua das unidades da sua rede é essencial, mas elas precisam estar alinhadas com a maneira de organização pré-estabelecida pela empresa.
Tomar decisões que aparentam ser boas, mas que não são fundamentadas, pode gerar à rede uma série de prejuízos e, no pior dos casos, a perda de unidades.
Por isso, entender no que consiste a excelência organizacional para as redes de franquia, quais as vantagens a expansão dessas redes recebem ao adotá-la e os pilares que a compõem é o que você precisa descobrir até o final deste artigo. Confira!
O conceito de excelência organizacional para o mundo do franchising
Todas as empresas que atualmente estão no topo do sucesso em questões de organização e faturamento já reconheceram a importância de adotar uma excelência organizacional.
Dessa forma, a excelência organizacional atual na garantia de um auxílio assertivo para estruturação do negócio e, consequentemente, para a implementação de melhorias efetivas.
Por essa razão que começamos esse texto afirmando que uma cultura de excelência organizacional é indispensável para a tomada de decisões assertivas para as unidades da rede.
Manter o padrão de excelência nas franquias não é uma tarefa fácil se não estiver aliada à padronização de processos e projetos estruturados que vêm da franqueadora.
Em outras palavras, o modelo de excelência organizacional é um conjunto de boas práticas que permitem a implementação de uma cultura organizacional orientada para resultados.
As vantagens que a sua rede de franquias recebe ao adotar a excelência organizacional
Uma vez que essa metodologia é aplicada em uma rede de franquias, além dos melhores resultados, toda a rede também ganha uma série de benefícios. Conheça os principais:
- Estimula a competitividade e sustentabilidade;
- Torna a organização um referencial;
- Promove o aprendizado organizacional;
- Mensura resultados do negócio objetivamente;
- Enfatiza a integração e o alinhamento sistêmico;
- Incorpora a cultura da excelência;
- Colabora para padronização e para a comunicação assertiva entre franqueador e franqueados.
Os 5 pilares da excelência organizacional para as franquias
Entender, portanto, qual é a base para promover a excelência organizacional em todas as unidades franqueadas é o que falta para concluirmos este artigo da melhor maneira. Confira:
1. Desenvolver uma avaliação assertiva dos custos
Com o objetivo de gerenciar melhor toda a movimentação que sustenta a expansão das redes de franquias, o primeiro pilar é investir em formas que colaborem para a redução de despesas.
As despesas são custos que não são necessários e que, uma vez minimizados, garantem menores prejuízos e mais faturamento para a rede de modo geral.
2. Aprimorar e intensificar a qualidade
Com toda a certeza, promover a excelência organizacional impacta diretamente na qualidade com a qual tudo é feito na rede – desde o projeto de expansão assertivo (auxiliando franqueadores), até a experiência que ela proporciona aos clientes.
Além disso, a qualidade da franqueadora deve ser mantida em todas as unidades por meio da padronização de processos, que é um dos pilares fundamentais do franchising.
3. Promover maior agilidade aos processos
À medida que os processos se tornam mais ágeis, a empresa pode ter um ganho substancial nos seus lucros e na satisfação do cliente.
E, mais uma vez, processos ágeis podem ser alcançados por meio da padronização e também da adoção de metodologias ágeis como o scrum. Vale a pena conferir o conteúdo que fizemos sobre esse tema aqui no blog!
4. Gerar maior credibilidade no mercado
Um negócio que detém uma organização de excelência tem maior visibilidade e credibilidade no mercado.
Para isso, revise as promossas que estão sendo feitas aos clientes e cumpra todas elas. Dessa forma, o consumidor estará cada vez mais satisfeito e se tornará um divulgador espontâneo da sua marca. O famoso marketing boca a boca é uma excelente ferramenta para aumentar a autoridade e a visibilidade de uma empresa.
5. Possibilitar a flexibilidade
Por fim, um pilar que sustenta a excelência organizacional é a versatilidade em lidar com adversidades e ainda assim entregar o melhor resultado ao cliente final.
As variáveis do mercado jamais podem interferir no produto final, mas, pelo contrário, refletir a base organizacional que o seu negócio contém.
Além dos 5 pilares fundamentais para a excelência organizacional em franquias, podemos citar um pilar “extra”, que é a escolha das ferramentas certas para esse ambiente corporativo otimizado. Um sistema de gestão completo e robusto é uma excelente pedida! Conheça o SULTS e saiba como ele pode ser um grande aliado para a sua rede de franquias.

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