Você já parou para pensar que todo item comercializado também percorre uma jornada até sair das prateleiras? Esse movimento é chamado de ciclo de vida do produto (CVP).

Esse conceito é indispensável para que a empresa saiba o momento certo de investir em ações de marketing e vendas.

O objetivo do CPV é evitar que o produto saia de circulação. Mas, caso essa saída seja inevitável, que isso aconteça de uma forma que não prejudique a imagem da empresa ou a aceitação da marca pelo público.

Vamos falar mais sobre o assunto? Neste artigo, poderá entender melhor o conceito de ciclo de vida do produto por meio dos tópicos abaixo. Boa leitura!

O que é ciclo de vida do produto (CVP)?

Como o próprio nome diz, o ciclo de vida do produto é um ciclo pelo qual um produto percorre ao longo de sua existência útil, que vai do desenvolvimento ao declínio.

Trata-se de uma ferramenta administrativa que possibilita acompanhar e analisar o comportamento de um item durante toda a sua jornada no mercado.

Com esse ciclo, as empresas conseguem analisar o desempenho e a evolução (ou não) das soluções que se propõem a comercializar.

Ciclo de vida do produto - colaboradores sobre a mesa, definindo novo produto.

Como surgiu o termo?

Theodore Levitt, economista alemão e mestre na Harvard Business School, foi o criador do conceito de ciclo de vida do produto.

Segundo ele, há 5 fases do ciclo de vida do produto, que são o desenvolvimento, a introdução, o crescimento, a maturidade e o declínio — que veremos adiante.

A composição do ciclo foi definida por Levitt após ele identificar e concluir que as características e aplicações de um produto tendem a se modificar durante a sua existência.

Nesse sentido, todas as estratégias que envolvem esse item devem estar alinhadas à fase que ele está passando.

Esse modo de acompanhar a evolução de um produto precisa ser aplicada não só nas ações de vendas e de marketing, mas também para a tomada de decisão assertiva nas empresas.

Fases do ciclo de vida do produto

De fato, o ciclo de vida do produto é composto por 5 fases. Vamos ver mais detalhes do que acontece em cada uma dessas fases:

1ª fase: Desenvolvimento

Nesta fase inicial, o produto está em desenvolvimento. Aqui planejamos o produto, suas características e sua finalidade. Reuniões de brainstorming e muitos testes e ajustes são realizados neste momento.

2ª fase: Introdução

Esta é a fase de introdução do produto no mercado, pois ele já está pronto. Após o lançamento, o produto está à disposição dos clientes e é o momento exato para as campanhas de marketing.

3ª fase: Crescimento

Após ser introduzido no mercado e apresentado ao público, o produto passa para a fase de crescimento.

Os investimentos e esforços são direcionados para fazer com que o produto ganhe mais visibilidade e seja ajustado, conforme as necessidades do público.

4ª fase: Maturidade

Ao atingir a maturidade, podemos dizer que o produto está no auge de seu potenical. Quanto mais tempo ele for mantido neste estado, mais lucrativo ele será.

5ª fase: Declínio

Depois de atingir a maturidade e gerar resultados positivos à empresa, os produtos entram em declínio e, consequentemente, são descontinuados.

A empresa pode até tentar reverter a situação e investir em um “relançamento”, mas é muito arriscado, pois não há certeza de que o retorno será positivo.

Quais fatores podem influenciar as fases do CVP?

A verdade é que diversos fatores podem influenciar o ciclo de vida de cada produto, fazendo com que dure mais ou menos tempo. Exemplos:

  • Taxa de mudança técnica;
  • Taxa de aceitação do mercado;
  • Facilidade de participação da competição;
  • Capacidade de suporte ao risco;
  • Forças econômicas e gerenciais;
  • Proteção por patente;
  • Estratégia de pessoal;
  • Reputação de negócios.

Mas podemos dizer que os principais fatores estão ligados às características do mercado em que a empresa atua, ao potencial de inovação que o produto carrega, as demandas do publico-alvo e a reputação da marca.

7 tipos de ciclo de vida do produto que você precisa conhecer

Depois de entender melhor o conceito de ciclo de vida do produto, vamos conferir quais são os 7 tipos mais comuns de CVP indicados pelo portal Vida de Produto. Veja:

1. Normal ou padrão

O CVP “normal ou padrão” é atribuído para a maioria dos produtos em que os times de marketing podem controlar os estágios do CVP por meio de estratégias e ações promocionais

2. Estilo

O CVP “estilo” é a maneira pela qual um produto é apresentado pelo fabricante. Esses estilos mudam constantemente e podem até se repetir ao longo do tempo. Exemplo: nos smartphones, o “estilo” atual é a tela multitouch até que outro estilo o substitua.

3. Moda 

O CVP “moda” é a tendência atual, que também pode ir e voltar ao longo dos anos. Um exemplo disso é que, no início da década de 1960, todas as calças costumavam ser soltas, seguindo o mesmo modelo que hoje é chamado de wide leg e que está super “na moda“. 

4. Moda Passageira

A “moda passageira” é um produto que atinge seu pico em pouco tempo e, em seguida, é estabilizado ou até mesmo desaparece. Por exemplo, o cubo mágico foi uma febre alguns anos atrás, mas hoje já não é tão famoso, apesar de continuar disponível nas lojas.

5. Queda de Crescimento

Este tipo representa produtos muito inovadores que têm aceitação instantânea e crescimento alto inicialmente, mas depois entram em declínio e atingem nível de maturidade muito abaixo do atingido antes. O cubo mágico é também um exemplo disso, além de utensílios de cozinha etc.

6. Curva de ciclo-reciclagem

São produtos que recebem um grande incentivo promocional no lançamento, mas que depois precisam de outro “relançamento” para tentar alcançar resultados positivos novamente.

Exemplos: medicamentos contra doenças sazonais, produtos sazonais, refrigerantes, entre outros.

7. Escalonado 

Neste caso, as equipes de marketing estão sempre de olho no mercado e mantendo a inovação em primeiro lugar para que o produto se mantenha em alta.

É chamado de “escalonado“, porque passa por mudanças ao longo do tempo para atender às demandas dos clientes.

Os aplicativos são bons exemplos disso, pois as atualizações são feitas para aprimorar as ferramentas a ponto dos usuários não precisarem de outros recursos.

CVP - grupo de colaboradores conversando em sala de escritório.

Por que é o ciclo de vida do produto é importante para a empresa?

A análise e o acompanhamento constantes dos produtos são práticas indispensáveis para o desempenho comercial e financeiro do negócio.

Isso acontece porque as estratégias utilizadas podem não ter a mesma eficiêcia em produtos que estão em fases diferentes do ciclo de vida.

É fundamental considerar o momento em que cada produto se encontra antes de tomar qualquer decisão.

A análise do ciclo de vida do produto evita que ele seja abreviado, possibilitando explorar ao máximo o potencial de cada item e otimizar os esforços.

Vantagens em acompanhar o ciclo de vida do produto

Ao longo deste artigo você deve ter percebido que há diversas vantagens em acompanhar o ciclo de vida de um produto, mas fizemos questão de construir um tópico sobre o assunto para que os principais benefícios fiquem evidentes:

Estratégias mais assertivas

A principal vantagem do ciclo de vida do produto é que ele ajuda a definir as estratégias mais adequadas de acordo com a fase do ciclo na qual o item se encontra.

Tomada de decisão 

O ciclo de vida do produto é um braço direito para os gestores que precisam tomar decisões baseadas em dados. Nesse sentido, utilizar softwares de gestão que geram dashboards é uma excelente opção.

Previsão de vendas

A partir da experiência adquirida ao longo do tempo, fica mais fácil prever como um produto se moverá no ciclo de vida e, portanto, quais níveis de vendas ele alcançará.

Vantagem competitiva

O conhecimento do ciclo de vida de um produto também é uma vantagem competitiva a partir do momento em que é possível analisar, também, os produtos da concorrência.

Isso fornece uma boa visão do que está dando certo tanto no cenário local, quanto no cenário dos concorrentes.

Declinar produtos ultrapassados

Embora seja uma decisão difícil, o CVP contribui muito para saber quando é o momento de declinar um produto e, até mesmo, eliminá-lo do catálogo.

Essa ação é saudável para a empresa e para os clientes, pois um item ultrapassado será dispensado, enquanto outros produtos inovadores poderão ser lançados.

Enfim,

O ciclo de vida do produto fornece orientação para uma empresa à medida que avança um produto desde a introdução, passando pelo crescimento e maturidade até o declínio. 

Ele não foi projetado para ser uma ferramenta rígida e é importante que o bom senso e a compreensão geral do mercado sejam usados ​​ao longo do ciclo de vida do produto para obter o máximo de valor possível

Como falamos, para o acompanhamento não só do ciclo de vida de um produto, mas também da jornada de compra do cliente, é essencial investir em um CRM, como o SULTS.

Ele não só servirá como banco de dados, como também irá gerar relatórios de análise para dar base a todas as tomadas de decisão estratégicas na organização.

E aí, gostou deste artigo?

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