É muito comum o uso da palavra royalties quando estudamos sobre o modelo de franchising. Mas você sabe o que esse termo significa e de onde ele veio?

Se você pensa que essa palavra é recente e que foi criada somente para o mundo das franquias, precisamos te dizer que não é bem assim! A palavra inglesa royalty (royalties, no plural) vem lá da antiguidade. Na tradução literal, ela remete àquilo que pertence ao rei. Sabendo disso, é possível imaginar que os royalties eram os valores pagos por terceiros ao rei ou nobre como compensação pela extração de recursos naturais existentes em suas terras. Um pouquinho dessa história pode ser facilmente encontrada até mesmo no Wikipedia.

Quando falamos de royalties aplicado no contexto das redes de franquias, não nos referimos à extração de algo como na antiguidade, mas estamos nos referindo ao uso de uma determinada marca por uma outra pessoa. Em outras palavras, os royalties correspondem a uma taxa de permissão que o franqueado deve pagar para fazer uso da marca, do know-how e do suporte da rede franqueadora.

Essa taxa está definida e autorizada na famosa Nova Lei de Franquias (Lei n° 13.966/19) e prevê que a cobrança seja periódica, mas não há uma prescrição quanto aos valores que devem ser cobrados (fixos ou percentuais). A única exigência é que essa taxa seja previamente mencionada na Circular de Oferta de Franquia (COF) e, claro, no contrato oficial.

Então a forma de cobrança dessa taxa depende da franqueadora?

É isso mesmo. Como não há uma definição pré-estabelecida na Lei reguladora do sistema de franquias, essa cobrança será delineada pela franqueadora, podendo ser cobrada mensal, trimestral e até anualmente. E o valor requerido também é outro fator que será alinhado com a rede de franquias que está na negociação.

E que fique claro: independente da forma de pagamento e do valor estabelecidos pela franqueadora, é de bom tom mencioná-los tanto na COF, quanto no contrato definitivo, a fim de evitar ao máximo os prejudiciais ruídos na comunicação.

“Espera um pouco, a Taxa de Royalties é a chamada Taxa de Franquia?”

A resposta é: não!

Além dos royalties existem outros custos envolvidos na negociação entre franqueado e rede franqueadora, inclusive a Taxa de Franquia.

A diferença entre esses encargos é que enquanto o pagamento dos royalties é recorrente, a Taxa de Franquia é paga somente uma vez e sua função é custear o planejamento e a análise do ponto comercial (caso a franquia seja física), por exemplo. Não confunda!

Por hoje é só! Esperamos que com esse blogpost você tenha entendido melhor o que é e para que servem os royalties dentro do sistema de franchising.

Até logo!

Royalties no sistema de franquias - blogpost SULTS

Você já conhece o SULTS?

SULTS  é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros. Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS  tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.

Com o SULTS  você se conecta com os seus franqueados de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.

Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados. Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.

Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais. Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.

Conheça 5 dos principais módulos do SULTS:

Módulo Checklist: O checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.

Módulo Chamados: Você saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.

Módulo Implantação de Unidades: Negociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.

Módulo Universidade Corporativa: De fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.

Módulo Comunicados: Já pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!

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