Você sabe quais foram as primeiras empresas a aderirem ao Franchising, no Brasil? Com início na década de 70, a CCAA e a Yazigi, escolas de idiomas, foram as primeiras a adotarem esse modelo de negócio, que hoje é muito conhecido. Vejamos algumas peculiaridades do Franchising.
Anteriormente, falamos um pouco sobre como funciona o modelo de franquias, o que ele busca oferecer e quais são os principais exemplos. Mas agora, vamos adentrar um pouco mais o assunto e entender algumas especificidades que o Franchising tem, seus pontos positivos e negativos, entre outras informações.
Quais as vantagens de aderir ao Franchising?
Como já mencionamos em outro artigo, as franquias seguem toda a padronização da marca. Com isso, é possível fazer com que aquele serviço ou produto alcance diferentes lugares do Brasil ou até mesmo do mundo, levando sempre a mesma qualidade e não perdendo as particularidades e os diferenciais daquela marca, que já a fazem conhecida.
Isso é uma estabilidade para o cliente, que vai receber exatamente o que já sabia que receberia e, consequentemente, é uma vantagem para o franqueado, pois terá uma clientela já bem estabelecida.
Para o franqueador, esse sistema é vantajoso uma vez que ele investe pouco, tem uma rápida expansão da sua marca e ainda lucra com isso, pois há uma série de taxas que falaremos adiante.
Por que o Franchising é considerado bastante seguro?
E é por isso que investir em Franchising é considerado uma segurança, visto que você estará investindo em algo que já deu certo, é bem estabelecido no mercado, já é conhecido pelo público e, por isso, não há tanta necessidade em investir no Marketing. Além disso, você e todos que farão parte da sua franquia receberão diversos treinamentos, o que te ajudará inclusive na administração do seu negócio.
Quais as desvantagens do Franchising?
Pensando nas desvantagens, se você é um empreendedor criativo que está sempre querendo implementar novidades na sua empresa, talvez o Franchising não seja o ideal para você. Isso porque as franquias têm uma rigidez maior, pois estão submetidas ao que o franqueador estabelece.
Como ocorre a preparação do franqueado?
O franqueado e sua equipe recebem cursos, presenciais ou remotos que o auxiliam em todos os setores da sua empresa, além de, na maior parte dos casos, contar também com materiais orientadores, para que assim possam buscar compreender todo o conceito, o objetivo e os diferenciais da marca. Tornando-se parte realmente do negócio e entendendo como devem funcionar.
Quais são as taxas que o franqueado paga para o franqueador?
Ao aderir ao Franchising, o novo franqueado precisa pagar algumas taxas para o franqueador, dependendo do que foi determinado no contrato. Basicamente, essas taxas consistem em:
- Taxa de franquia: É o investimento inicial para poder abrir a franquia e utilizar a marca do franqueador. Consiste em uma taxa paga somente uma vez, o que garante o direito ao franqueado de abrir e utilizar a franquia.
- Taxa de Royalties: Essa já é uma taxa recorrente, que varia conforme o que é estabelecido pela franquia.
- Fundo de Marketing: Também é uma taxa recorrente, geralmente cobrada mensalmente, e serve como um investimento em Marketing para a marca.
Quais os formatos possíveis de uma franquia?
Há diversos formatos para a franquia, não necessitando ser uma loja tradicional. Um exemplo disso são os quiosques, presentes em shoppings, que possuem um espaço menor e, consequentemente, um aluguel mais barato e outros benefícios.
Essa é uma boa opção para quem deseja iniciar no mercado sendo um franqueado, já que pode ser feito um investimento mais baixo e possui uma lucratividade muito boa quando bem executado.
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Mantenha-se informado e leia sobre os outros modelos de negócios possíveis que serão apresentados aqui no Blog da SULTS.
Você já conhece o SULTS?
SULTS é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros.
Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.
Com o SULTS você se conecta com os seus colaboradores de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.
Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados.
Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.
Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais.
Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.
Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:
Módulo Checklist: O checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.
Módulo Chamados: Você saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.
Módulo Expansão: Expandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.
Módulo Implantação de Unidades: Negociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.
Módulo Universidade Corporativa: De fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.
Módulo Disco Virtual: “Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.
Módulo Comunicados: Já pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!
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