O B2B e o B2C são modelos de negócio extremamente conhecidos e utilizados. Primeiramente, B2C significa Business to Consumer, ou seja “Negócio para o consumidor”. Já B2B, quer dizer Business to Business, que traduzindo significa “Negócio para negócio”. Vamos compreender cada um desses, separadamente.

 O que é mesmo um modelo de negócio?

Vale relembrar que modelo de negócio nada mais é que a forma de gestão da sua empresa, como ela vai funcionar e agir no processo de vendas, entendendo em detalhes como cada etapa será efetuada. É possível criar o seu próprio modelo de negócio ou então introduzir modelos já existentes ao que você busca para o seu empreendimento.

Como funciona o B2C?

Sendo muito conhecido, o Business to Consumer dedica-se a oferecer o seu produto ou serviço diretamente para o cliente, o que não ocorre no B2B que será mostrado adiante. É um modelo mais simples e necessita de uma quantidade de clientes maior, uma vez que o Ticket Médio de um consumidor é bem mais baixo do que quando pensamos na venda para outra empresa.

Uma observação importante é que há também o D2C ou  Direct to Consumer, que quer dizer “Direto ao Consumidor”, em que não há nenhum intermediário entre a empresa ou fábrica e o consumidor final, isso barateia os custos da empresa e ela pode repassar essas melhores condições para os clientes.

Alguns exemplos de B2C:

Temos uma série de exemplos de empresas que fazem o Business to Consumer, como as lojas de roupa, utensílios para a casa, papelaria, entre outras empresas varejistas.

Como funciona o B2B?

Como já foi um pouco antecipado, o B2B não vende diretamente para o consumidor final. O Business to Business oferece produtos ou serviços para outras empresas, podendo oferecer desde matérias-primas, mão de obra, serviços e/ou produtos que auxiliam na produção de outras empresas.

Alguns exemplos de B2B:

Uma empresa pode, como já mencionado anteriormente, comprar insumos como matéria-prima, maquinário, peças para produção de outros utensílios, entre outros.

Além disso, os serviços terceirizados também são um exemplo de B2B. Por exemplo, serviços de limpeza que são realizados por funcionários de uma empresa terceirizada que só realiza esse tipo de serviço e é responsável pelos prestadores.

Esses empreendimentos que compram produtos e/ou serviços de outras empresas têm uma facilidade maior no caso de serviços terceirizados que recebem, já que não precisam se preocupar em como esses processos acontecerão, podendo voltar sua atenção para outras áreas do negócio. E, na obtenção de matéria-prima, por exemplo, agregarão valor e isso trará lucratividade para a empresa.

Qual desses dois modelos devo escolher para o meu negócio?

Tudo depende de como funciona a sua empresa e o que você busca atingir. Entenda se seu produto ou serviço se adequa melhor ao modelo B2B, B2C ou até mesmo D2C. Pense em qual será mais lucrativo e trará mais oportunidades para expansão do seu negócio.  Você pode também unir modelos de negócios e assim adaptar para o que você oferece.

ATENÇÃO!! Não deixe de fazer essas coisas:

É essencial que, sendo B2B ou B2C, a empresa busque formas de aumentar o Ticket Médio dos clientes, oferecendo uma variedade de produtos ou serviços que faça com que o cliente possa consumir cada vez mais e por mais tempo na sua empresa, como já mencionamos em outros artigos.

Também é essencial investir em uma boa equipe de Marketing, que faça ações para conquistar novos clientes e que essas ações sejam lucrativas, ou seja, não custem mais que o lucro que esses novos compradores que foram trazidos para o seu negócio vão gerar. Além disso, atente-se para as formas como a Sults pode te ajudar com a gestão do seu negócio.

B2B - blogpost SULTS

Você já conhece o SULTS?

SULTS  é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros.

Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS  tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.

Com o SULTS  você se conecta com os seus colaboradores de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.

Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados.

Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.

Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais.

Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.

Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:

Módulo ChecklistO checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.

Módulo ChamadosVocê saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.

Módulo ExpansãoExpandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.

Módulo Implantação de UnidadesNegociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.

Módulo Universidade CorporativaDe fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.

Módulo Disco Virtual“Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.

Módulo ComunicadosJá pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!

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