Fundo de Marketing em redes de franquias: para que serve?

Aqui no blog nós já falamos sobre a Taxa de Franquia e também sobre os Royalties. Agora é hora de entender, finalmente, o que é e para que serve o Fundo de Marketing em uma rede de franquias.

O Fundo de Marketing, também conhecido como Fundo de Propaganda ou Taxa de Propaganda, refere-se a um valor que deve ser pago periodicamente à rede franqueadora para fomentar as ações de marketing e divulgação da marca.

Independente do modelo de negócio adotado, é muito importante criar estratégias de marketing que tenham como objetivo colocar a marca em evidência. E no Franchising isso não é diferente.

Nesse modelo, a divulgação da marca da rede de franquias é um dos maiores diferenciais. Numa rede de franquias, todas as unidades franqueadas se beneficiam dessas estratégias de propagação do negócio que propiciam maior visibilidade no mercado.

Embora a contribuição seja feita pelas franquias, o dinheiro arrecadado deve ser gerenciado pela franqueadora.

Para exemplificar como isso funciona, a grande maioria dos sites que produzem conteúdo dessa temática utilizam a metáfora do condomínio residencial: os moradores pagam um valor para a administradora do condomínio e esse valor é revertido para áreas de interesse coletivo, como a limpeza da piscina, a manutenção do playground, por exemplo. O mesmo acontece entre franqueados e rede franqueadora.

Para que serve o Fundo de Marketing?

Agora você já sabe que o Fundo de Marketing serve para financiar todas as ações de marketing para divulgar a rede como um todo. Essa taxa está prevista na Nova Lei de Franquias 13.966/2019, mas quem deve definir o valor desse fundo é a rede franqueadora.

Em geral, o valor arrecadado varia entre 2% e 5% do faturamento bruto de cada unidade, mas a marca também pode optar por estabelecer um valor fixo mensal.

Depois de definir o valor, a franqueadora deve deixar essa informação em evidência tanto na Circular  de Oferta de Franquia, quanto no contrato oficial. Além disso, os franqueados têm o direito de conferir anualmente a prestação de contas em relação às ações publicitárias que a rede realizou ao longo dos meses.

9 Principais Benefícios do Fundo de Marketing

De acordo com o Delivery Blog, os 9 principais benefícios em participar do Fundo de Marketing são:

1 → Fortalecimento de marca

2 → Investimentos em mídia nacional

3 → Investimentos pontuais nas unidades

4 → Campanhas exclusivas

5 → parcerias exclusivas

6 → Peças exclusivas

7 → Relatório periódicos de performance do fundo

8 → Participação em grupos de trabalho sobre o fundo

9 → Voto ativo para a distribuição e alocação dos recursos

E você, o que achou sobre o Fundo de Marketing? Sem dúvidas é uma ótima oportunidade para dar mais visibilidade à marca e, consequentemente, expandir as vendas.

Por hoje é só, mas continue com a gente >>>> Buzz Marketing: a estratégia que traz benefícios à sua empresa

Até logo!

 

Você já conhece o SULTS?

SULTS  é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros. Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS  tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.

Com o SULTS  você se conecta com os seus franqueados de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.

Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados. Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.

Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais. Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.

Conheça 5 dos principais módulos do SULTS:

Módulo Checklist: O checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.

Módulo Chamados: Você saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.

Módulo Implantação de Unidades: Negociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.

Módulo Universidade Corporativa: De fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.

Módulo Comunicados: Já pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!

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