Gerenciar um negócio demanda muito foco e organização. Por isso, é essencial ter um modelo de negócio bem estruturado e, consequentemente, lucrativo, capaz de fazer com que todas as partes da sua empresa estejam em comunhão e todas as engrenagens funcionem.

Vamos entender o que é e como estruturar o seu modelo de negócio.

Mas o que é um modelo de negócio?

Primeiramente, modelo de negócio é a metodologia de gerenciamento que a empresa utiliza que a permite entregar algo de valor para o consumidor e, claro, lucrar, visando sempre o desenvolvimento do empreendimento. Hoje, há no mercado, algumas ferramentas que te auxiliam na criação desse modelo de negócios. Uma delas é o Canvas.

O que é o Canvas?

De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Canvas é  “uma ferramenta de planejamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes.”. Essa ferramenta leva em consideração o que você tem a oferecer, quem serão seus compradores, como você os alcançará e quais serão os gastos por trás disso, além de saber como se darão os lucros e quais serão suas estratégias para atingir novos clientes.

Por que é importante estruturar um modelo de negócio para a sua empresa?

Ter um modelo de negócios é fundamental para guiar suas decisões, principalmente se você estiver começando agora e ainda não entender muito bem sobre gerenciamento, é fundamental que um dos seus primeiros passos seja pensar nesse modelo e ir buscando melhorá-lo e adaptá-lo conforme as coisas aconteçam e se modifiquem na sua empresa.

Dito tudo isso, temos alguns modelos de negócios que são comumente utilizados, sobretudo por grandes empresas, e que serão explorados nesse e em alguns próximos artigos. O primeiro desses modelos que trataremos, é muito conhecido e é uma boa forma de conseguir uma boa estabilidade. Estamos falando do modelo de assinatura.

Modelo de negócio: modelo de assinatura?

Basicamente, esse modelo consiste em a empresa estabelecer produtos ou serviços de forma recorrente e o pagamento pode ser feito em diferentes intervalos de tempos. Pode ser um valor que deve ser pago semanalmente, mensalmente ou até mesmo anualmente, podendo ser oferecido melhores condições para quem opta contratar a assinatura por um prazo maior de tempo e fazer esse pagamento antecipadamente.

São muitas as empresas que oferecem produtos e/ou serviços por assinatura, como por exemplo os serviços de streaming, clubes do livro, clubes do vinho, enfim, é extremamente diversificado.

Quais os benefícios do modelo de assinatura?

Esse é um bom modelo de negócio, visto que você terá a oportunidade de aumentar o Lifetime Value (LTV) da sua empresa, já que seus clientes terão um tempo de vida na sua empresa maior, além de poder estabelecer mais facilmente algumas métricas de gerenciamento do negócio como o Ticket Médio.

O que não posso deixar de fazer?

Ao adotar o modelo de assinatura na sua empresa, é muito importante que não se acomodem e busquem sempre otimizar o que tem sido oferecido, tornando-se referência na sua área prestando esse tipo de serviço. 

Além disso, um bom relacionamento com o cliente é fundamental para que ele queira continuar pagando a assinatura e sinta-se satisfeito com o que está recebendo, sendo ouvido e atendido de forma rápida, honesta e dedicada. Busque oferecer para o seu cliente aquilo que ele está buscando.

Lembre-se disso:

Tendo sempre o desejo de melhorar e fazer com que a experiência do seu cliente seja a melhor possível, o seu modelo de negócio estará sendo bem executado e com isso você atingirá os números que almeja alcançar. Para que isso ocorra de forma mais leve e organizada, o SULTS é um software de gestão, o mais completo, capaz de atender o seu modelo de negócio. Não deixe de se manter antenado em tudo que temos postado por aqui!

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Modelo de negócio - blogpost SULTS

SULTS: o melhor software de gestão do mercado

SULTS  é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros.

Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS  tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.

Com o SULTS  você se conecta com os seus colaboradores de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.

Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados.

Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.

Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais.

Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.

Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:

Módulo ChecklistO checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.

Módulo ChamadosVocê saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.

Módulo ExpansãoExpandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.

Módulo Implantação de UnidadesNegociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.

Módulo Universidade CorporativaDe fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.

Módulo Disco Virtual“Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.

Módulo ComunicadosJá pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!

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