Todas as empresas estão em busca de maximizar seus lucros e, para isso, é fundamental que seus clientes estejam satisfeitos.

Portanto, o gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) é uma estratégia crucial para a melhora da experiência do lead até que ele seja convertido à cliente. 

Trata-se de uma plataforma que centraliza todos os dados dos leads, interações realizadas durante sua jornada e demais informações.

Segundo um estudo realizado pela Universidade de Zanjan, apresentado na International Conference on Marketing and Retailing em 2022:

Cerca de 62% dos clientes abrem e-mails que têm o nome do destinatário na caixa de assunto. Como resultado, adaptar a correspondência, seja via e-mail ou não, é crucial. A gestão de relacionamento com o cliente e a gestão eletrônica ajudam a personalizar suas mensagens para cada cliente individualmente.

Dados como esse, demonstram a necessidade do armazenamento das informações dos leads de maneira segmentada e organizada. Para isso, o CRM se mostra uma solução indispensável em redes de franquias.

Neste artigo, vamos explorar como escolher um CRM robusto de acordo com as principais personalizações que devem ser oferecidas! Confira!

Como o CRM facilita e maximiza as vendas

Como já visto, o CRM é uma ferramenta essencial para qualquer empresa que deseja aumentar as suas vendas.

Com ele, é possível gerenciar todo o processo de vendas, desde a captação de leads até o fechamento de negócios, de forma simples, rápida e eficiente.

Com esse sistema de gerenciamento, é possível organizá-los em diferentes estágios do funil de vendas, classificando-os de acordo com seu interesse, qualificação e maturidade.

Isso oferece uma visão clara das oportunidades disponíveis, permitindo que os colaboradores priorizem as ações mais importantes.

Além disso, o CRM fornece um ambiente centralizado com informações detalhadas sobre cada negócio.

Assim, é possível acessar a dados como a temperatura da negociação, prazos de acompanhamento, atividades planejadas, anexos de arquivos, checkpoints obrigatórios e avaliações nas várias etapas do processo.

Isso simplifica a gestão e a personalização das informações, facilitando a resolução de gargalos e dúvidas dos clientes.

Além disso, por meio do sistema é possível definir modelos de e-mails personalizados para cada estágio do funil de vendas.

Isso facilita a comunicação eficaz com os leads, permitindo o envio de mensagens relevantes e persuasivas durante todo o processo de negociação.

Os relatórios que podem ser gerados por meio do CRM, apresentam diversos indicadores, incluindo tempo real, status do funil, origem dos leads, campanhas, motivos de perda, rankings e métricas.

Essa análise quantitativa dos negócios abertos, perdidos e ganhos ajuda na avaliação dos resultados e na tomada de decisões, maximizando as vendas.

CRM para franquias

Estratégias de e-mail marketing com segmentação de leads

O e-mail marketing é uma das ferramentas mais poderosas para se comunicar com o seu público e gerar vendas.

Mas, para que essa estratégia seja efetiva, é preciso segmentar os seus leads, ou seja, dividir a sua lista de contatos em grupos.

A segmentação de leads permite o envio de mensagens personalizadas, relevantes e adequadas ao momento da jornada de compra de cada potencial cliente. Mas de qual maneira? Veja!

Como segmentar os seus leads

A segmentação de leads consiste em separar a sua base de contatos em grupos menores, com base em dados demográficos, comportamentais ou contextuais.

Esses dados podem ser obtidos por meio de formulários, pesquisas, histórico de navegação, interações, entre outras fontes.

O objetivo da segmentação é enviar mensagens personalizadas e relevantes para cada grupo de leads.

Existem diversas estratégias que podem ser utilizadas para analisar a jornada de compra, para que se personalize o contato com o lead. Abaixo, vamos nos ater a uma das principais, o funil de vendas:

Etapas do funil de vendas

O funil de vendas é uma representação das etapas que um lead percorre desde o primeiro contato com a sua marca até a conversão em cliente.

Geralmente, o funil de vendas é dividido em três fases: topo do funil (ToFu), meio do funil (MoFu) e fundo do funil (BoFu).

O CRM de vendas permite criar e personalizar o seu próprio funil de vendas, definindo os critérios e as ações necessárias para que um lead avance de uma fase para outra.

Por exemplo, um lead pode passar do ToFu para o MoFu se ele baixar um material rico no seu site. Já do MoFu para o BoFu se ele solicitar uma demonstração do seu produto ou serviço.

Assim, o vendedor pode enviar um e-mail com uma oferta especial para os leads que estão no estágio de decisão do funil e que têm um alto nível de engajamento.

Ou pode enviar um e-mail com um conteúdo educativo para os leads que estão em determinado estágio.

A segmentação de leads é essencial para criar estratégias de marketing e vendas mais efetivas e personalizadas, aumentando as chances de conversão e fidelização.

CRM para franquias

Critérios para escolher o CRM ideal para as franquias

Para as franquias, um CRM é especialmente importante, pois permite padronizar o atendimento, garantir a qualidade e a satisfação dos clientes.

Como também, aumentar a produtividade e a eficiência das equipes de vendas e gerenciar as oportunidades de negócio em diferentes unidades.

Mas, existem diversas opções de CRM no mercado, por isso, é preciso levar em conta alguns critérios na hora de escolhê-lo, tais como:

1. Acompanhamento de leads

Avalie se o CRM oferece um conjunto abrangente de ferramentas para acompanhar todo o processo de negociação com leads.

Certifique-se de que ele permita registrar todas as interações com os leads e manter um histórico completo.

2. Visualização personalizável

Verifique se o CRM oferece opções de visualização personalizável, como quadro kanban ou lista, para atender às preferências da sua equipe de vendas.

Isso facilita o acompanhamento e a gestão dos leads. Além disso, ele deve ter uma interface intuitiva, sendo importante que a equipe de vendas consiga usar a ferramenta de forma eficaz sem se prolongar mais do que o necessário.

3. Gerenciamento de dados completo

Certifique-se de que o CRM permite o armazenamento de informações essenciais, como temperatura da negociação, prazos, observações, atividades, arquivos e checkpoints.

A personalização de campos adicionais também é imprescindível para adaptar o sistema às necessidades da rede.

4. Relatórios e análises

Verifique se o CRM oferece recursos de geração automática de relatórios e forneça análises detalhadas.

Isso é essencial para avaliar o desempenho das vendas, identificar tendências e tomar decisões informadas.

5. Integrações

Avalie se o CRM oferece opções de integração, como API, intermediador, Iframe ou com a ABF. Isso facilitará a integração com outras ferramentas e sistemas que sua rede utiliza.

Assim, otimizando o tempo que os colaboradores levariam para preencher dados importantes das unidades da rede.

6. Rastreamento de resultados

Certifique-se de que o sistema de gerenciamento permita o acompanhamento quantitativo de negócios abertos, perdidos e ganhos.

Isso ajuda a medir o sucesso das estratégias de vendas e identificar áreas de melhoria.

7. Suporte e treinamento

Por fim, verifique se o fornecedor do CRM oferece suporte técnico confiável e recursos de treinamento.

Assim é possível garantir que sua equipe saiba como utilizar todas as funcionalidades da ferramenta.

O CRM,

é uma ferramenta indispensável para as franquias para acompanhar os leads gerados em diferentes unidades.

Além de segmentá-los de acordo com o estágio do funil de vendas, otimizar a eficiência operacional e melhorar a comunicação.

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Sendo o maior software de gerenciamento para franquias e filiais, ele é indispensável crescimento de sua franquia!