Frente a uma era de mensagens instantâneas e plataformas de comunicação inovadoras, é impressionante notar que o e-mail continua a ser uma das formas para se comunicar.

Ainda que de forma estratégica, o e-mail marketing tem sido uma das opções para auxiliar na assertividade com os clientes. 

Apesar do surgimento de alternativas rápidas e práticas, esta ferramenta ainda tem seu uso específico no mundo corporativo.

Para franquias, o e-mail marketing tem sido um instrumento facilitador para engajar e potencializar um público específico em uma cadeia de fluxo de mensagens.

Ao adotar uma abordagem de estratégia de comunicação, as empresas podem alcançar seus consumidores de maneira direta, persuasiva e eficiente.

Isso tem o potencial de criar o relacionamento com o possível cliente e atrai-lo à marca.

Neste artigo, será explorado as melhores estratégias de e-mail marketing para franquias. Confira!

Automação de e-mail marketing em franquias

A automação de e-mail marketing é uma estratégia interessante para franquias que buscam aproveitar melhor o ciclo de vendas de um cliente.

Além disso, é possível utilizar essas informações como forma de retê-lo, como também aumentar o brand awareness. 

Nessa abordagem, são feitas segmentações de audiências e criação de fluxos de comunicação personalizados.

Além de automatização do envio de mensagens em diferentes estágios do relacionamento com o público.

Tudo isso com o objetivo de ser cada vez mais assertivo no envio da mensagem e os clientes certos cheguem.

Este processo utiliza-se de tecnologia e ferramentas (softwares) específicas para enviar e-mails de forma automatizada.

Mas, a abordagem vai muito além do envio em massa de e-mails, pois permite a personalização de mensagens.

Nessa personalização, é possível entregar um conteúdo relevante e oportuno para cada tipo de consumidor.

Com base em ações e comportamentos específicos dos clientes, esses conteúdos podem variar de acordo com o perfil, preferências e estágio do ciclo de compra.

Uma das principais vantagens dessa automação é a possibilidade de segmentar a lista de contatos com base em diversos critérios, como: 

  • Histórico de compras; 
  • Interesses;
  • Localização;
  • Interações anteriores com a marca. 

Com esta segmentação, é possível enviar mensagens direcionadas, aumentando a probabilidade de engajamento e conversão.

Melhores práticas de e-mail marketing para franquias

Para acertar no e-mail marketing em franquias, é crucial seguir as melhores práticas de criação de conteúdo.

Essa estratégia é mais um recurso para garantir que as campanhas sejam relevantes e assertivas.

Desde 2017, de acordo com Statista, o número de e-mails enviados e recebidos globalmente tem aumentado de forma significativa.

Em 2021, estima-se que tenham sido enviados e recebidos cerca de 319,6 bilhões de e-mails diariamente em todo o mundo.

A tendência de crescimento não parece mostrar sinais de desaceleração, pois há projeção de que esse número aumente ainda mais.

Até 2025, a previsão é que essa quantidade chegue a impressionantes 376,4 bilhões de e-mails diários.

Leia abaixo um trecho de uma pesquisa realizada pelo mesmo portal.

Apesar da crescente popularidade dos mensageiros, aplicativos de bate-papo e mídias sociais, o e-mail conseguiu permanecer central na comunicação digital e continua a crescer na aceitação.

Até 2025, o número de usuários globais de e-mail deve atingir um total de 4,6 bilhões – um aumento aproximado de seiscentos mil em usuários, ante 4 bilhões em 2020.

Não só isso, quando se trata de publicidade on-line, o e-mail tem visto taxas de cliques mais altas do que nas mídias sociais.

Na Bélgica e na Alemanha, estes foram 5,5 e 4,3 por cento, respectivamente – em comparação com o CTR médio global de 1,3 por cento para as mídias sociais durante o mesmo período de tempo.

Observando isso, se torna mais claro a importância de pensar em maneiras que possibilitem alcançar melhores resultados utilizando essa ferramenta.

Dito isso, confira algumas sugestões de como aprimorar o uso de e-mail marketing nas franquias!

Design responsivo

O design responsivo para os e-mails é imprescindível, ele entra dentro do Media Queries, mas especificamente a consulta de mídia. 

Este termo, se encaixa em regras CSS, que permitem adaptar o design de um site ou aplicativo para diferentes dispositivos e tamanhos de tela.

Essa estratégia proporciona uma experiência responsiva ao usuário e garante a retenção no recebimento do e-mail..

Desta forma, adaptar o layout, imagens e call-to-actions para diferentes tamanhos de tela proporciona um visual agradável.

E, por consequência, aumenta o engajamento.

Taxas de entrega

As taxas de entrega também são fundamentais para o sucesso das campanhas.

Manter a “higiene” da lista de contatos, evitar práticas de spam e utilizar ferramentas de monitoramento e análise são práticas importantes para otimizar a entregabilidade.

Como também: 

  • Segmentação inteligente: segmentar a lista de e-mails com base no interesse e comportamento do cliente permite enviar mensagens mais relevantes.
  • Monitorar métricas: acompanhar métricas como taxas de abertura, cliques e cancelamento de assinatura e a identificação de problemas e oportunidades de melhoria;
  • Escolher um provedor de e-mail confiável: a escolha de um provedor de e-mail confiável e com boa reputação pode ajudar a melhorar as taxas de entrega.

Testes A/B

Os testes A/B, também conhecidos como testes de divisão, são uma metodologia de experimentação utilizada para comparar duas versões diferentes de um elemento ou variável em site.

Com essa comparação, é possível determinar qual delas é mais eficaz em alcançar um objetivo específico. 

Essa estratégia é amplamente aplicada em marketing digital, incluindo e-mail marketing, landing pages, entre outras.

Estas são fortes ferramentas para aprimorar a eficácia das campanhas.

Ao criar variações do mesmo e-mail e enviá-las para diferentes segmentos, é possível identificar elementos que geram mais engajamento.

Alguns desses elementos podem ser assunto, horário de envio, layout ou call-to-action.

Autenticação de e-mails 

A autenticação de e-mails é para evitar fraudes e garantir a confiança dos clientes.

Utilizar autenticação de domínio e assinaturas digitais previne que e-mails falsos sejam enviados em nome da marca.

Então, considerando a segurança e transparência pelas empresa, isso contribui para a reputação da franquia e proteção da segurança dos clientes.

Existem várias técnicas de autenticação de e-mails, sendo as principais:

1. SPF (Sender Policy Framework):

Permite que os servidores de e-mail verifiquem se o IP de origem de um e-mail está autorizado a enviar mensagens em nome de um determinado domínio.

Isso ajuda a prevenir que e-mails forjados ou falsificados sejam enviados em nome da marca, reduzindo o risco de phishing.

2. DKIM (DomainKeys Identified Mail):

Utiliza criptografia para assinar digitalmente os e-mails, verificando se o conteúdo não foi alterado durante o trânsito entre o remetente e o destinatário.

Assim, é possível garantir a autenticidade dele, evitando que mensagens sejam adulteradas ou manipuladas durante o envio.

3. DMARC (Domain-based Message Authentication, Reporting, and Conformance)

É uma política que permite que o remetente especifique como os servidores devem tratar e-mails que não passam nas verificações de autenticação.

Com ele, é possível instruir os servidores a rejeitar ou marcar como spam e-mails que não atendam aos critérios de autenticação.

Assim, as franquias otimizam suas campanhas de e-mail marketing, alcançam resultados mais expressivos e fortalecem o relacionamento com os clientes.

Com isso, é possível solidificar sua posição no mercado competitivo.

Integração: e-mail marketing e CRM

A integração de e-mail marketing com um sistema de Customer Relationship Management é uma estratégia inteligente para aprimorar a comunicação com os clientes.

Conectando ambas, obtém-se um maior conhecimento sobre o comportamento e as preferências dos clientes.

O que, consequentemente, possibilita o envio de e-mails altamente personalizados e relevantes.

O SULTS, por exemplo, é um CRM de alta performance que oferece recursos que impulsionam o processo de vendas de empresas.

Além de permitir que elas antecipem necessidades dos clientes, também otimiza a rentabilidade, aumenta as vendas e personaliza campanhas de captação de novos clientes.

Com isso, a integração do e-mail marketing com o CRM permite que a franquia acompanhe todas as interações dos clientes com a marca.

Nele, é possível incluir histórico de compras, preferências de produtos e serviços, comportamento de navegação no site e outras informações relevantes. 

Através desses dados, é possível segmentar todas as práticas de e-mail marketing, como já vistas.

Logo, são feitas listas de e-mails com base no perfil e no comportamento do cliente.

Após isso, o envio de mensagens que atendam às necessidades específicas do potencial cliente fica mais assertivo.

Mas, também, possibilita o rastreamento e a análise de métricas mais detalhadas.

Isso inclui o acompanhamento de leads gerados por campanhas de e-mail marketing, conversões, receitas geradas e o retorno sobre investimento.

Assim,

A automação de e-mail marketing é uma ferramenta indispensável para as empresas na comunicação com seus clientes. 

Ao ter uma comunicação direcionada, personalizada e escalável, a automação de e-mail marketing ajuda a fortalecer o relacionamento com os clientes.

Consequentemente, aumenta a fidelidade à marca e o alcance a resultados mais expressivos no competitivo mercado atual. 

Com essas informações, a franquia pode medir a eficácia de suas campanhas e ajustar suas estratégias para obter melhores resultados.

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