No mercado altamente competitivo atual, a conscientização de marca desempenha um papel fundamental no êxito de uma empresa.
O Brand Awareness – ou conscientização de marca – é a medida em que uma marca é reconhecida e lembrada pelos consumidores, principalmente quando conseguem associá-la a produtos, serviços ou valores específicos.
Este medidor pode ser muito atraente aos olhos do negócio, pois ele ajuda a construir uma base sólida de clientes e estabelecer uma presença duradoura no mercado.
Pois, quanto mais familiaridade e identificação uma empresa possui, maior é a probabilidade de ser considerada escolhida pelos compradores em meio a um mar de opções.
Neste artigo, veremos mais sobre importância do Brand Awareness e como ele pode influenciar o crescimento e o sucesso de uma franquia. Confira!
- Conheça o Brand Awareness
- Estratégias para aumentar o Brand Awareness
- O impacto do Brand Awareness para franquias
- O posicionamento alinhado à consciência da marca
Conheça o Brand Awareness
Sabe-se que o Brand Awareness, é o grau de familiaridade e reconhecimento que os consumidores têm com uma marca. Em outras palavras, é o quanto as pessoas sabem e o que elas podem representar.
Mas especificamente, é um dos componentes do brand equity, ou valor da marca, que é o conjunto de percepções, sentimentos e atitudes que o público têm em relação a essa identidade.
Quanto maior esse medidor, mais valor de mercado é agregado à marca, como também aumento de seu potencial de gerar receita e lucro.
Sua influência ascende diretamente na decisão de compra dos consumidores. Os consumidores, no geral, preferem comprar produtos de marcas que já conhecem e confiam.
Além disso, o Brand Awareness também afeta o comportamento pós-compra, como a satisfação, a lealdade e a recomendação da marca, pois impacta diretamente ao usuário dos produtos, por isso a criação de estratégias que aumentem essa consciência são importantíssimas.
Estratégias para aumentar o Brand Awareness
Para aumentar o brand awareness é preciso investir em estratégias de marketing que visam ampliar a visibilidade, relevância e diferenciação no mercado.
Veja algumas destas estratégias são facilitadoras para aumentar o Brand Awareness:
- Definir a sua proposta de valor: essa proposta de valor é o motivo pelo qual os consumidores devem escolher a marca. Ela deve ser clara, única e convincente, mostrando quais são os benefícios e as soluções que podem oferecer quanto aos problemas ou necessidades dos clientes;
- Criar uma identidade visual marcante: a identidade visual é o conjunto de elementos gráficos que representam a marca, como o nome, o logo, as cores, as fontes e os ícones. Ela deve ser coerente com a proposta de valor e transmitir a personalidade da empresa.
- Produzir conteúdo de qualidade: o conteúdo é uma das formas mais eficazes de gerar significação para o público-alvo e educá-lo sobre a marca. Assim, pode ser produzido em diferentes formatos e canais, como blog posts, vídeos, podcasts e redes sociais.
- Realizar ações promocionais: as ações promocionais são aquelas que visam estimular as vendas, o consumo dos produtos, de serviços por meio de incentivos ou benefícios temporários. Elas podem ser, por exemplo, descontos, brindes, sorteios e concursos.
- SEO (Search Engine Optimization): é importante ter uma otimização de conteúdo para melhorar o ranking nos resultados dos mecanismos de busca. Isto aumenta a visibilidade quando as pessoas procuram por palavras-chave relacionadas ao negócio, por exemplo.
Quais são as principais ferramentas de marketing para o Brand Awareness?
Acima, nota-se algumas estratégias para aumentar o Brand Awareness, mas também, existem algumas ferramentas de marketing que otimizam o trabalho e os resultados buscados para melhorar a consciência de marca. Algumas delas são:
- Google Analytics: trata-se de uma ferramenta gratuita que permite monitorar e analisar o tráfego e o comportamento dos visitantes do site ou blog. Com ela, pode-se medir o número de visitas, as fontes de tráfego, as páginas mais acessadas, o tempo de permanência, a taxa de rejeição e as conversões.
- O Google Ads: esta é uma ferramenta de pagamento que permite criar e gerenciar campanhas de anúncios online na rede de pesquisa ou na rede de display do Google. Através dela, é mais fácil segmentar o público-alvo por palavras-chave, localização, idade, gênero, interesses e definir o orçamento e o lance por clique.
- Facebook Ads: ela é uma ferramenta paga, mas que permite criar e gerenciar campanhas de anúncios online nas redes sociais do Facebook, Instagram e Messenger. Assim, possibilita analisar o público-alvo por dados demográficos, comportamentais e geográficos.
- Canva: trata-se de ferramenta gratuita, onde é possível criar designs profissionais para diversos tipos de materiais gráficos, como logos, banners, flyers, cartões de visita, infográficos, ebooks e entre outros. Esse aplicativo, pode ajudar a criar uma identidade visual consistente e atrativa para marca.
O impacto do Brand Awareness para franquias
O Brand Awareness impacta diretamente uma franquia. Mediante a consciência de marca, por exemplo, esse modelo de expansão atinge diretamente seu público através da construção de uma identidade marcante, seu valor e sua essência.
Estes três fatores, transmitem ao consumidor confiança e, isso, é fundamental para que a sua relação com a rede continue estável. Para mais, um visual forte gera mais oportunidades de negócios, parcerias e expansão.
No artigo do “Mundo do Marketing”, de Deza Abdanur, é explicado como as parcerias, como a da franquia Louis Vuitton e da artista plástica japonesa Yayoi Kusama, foi uma excelente estratégia de Brand Awareness.
O método utilizado por estas marcas, foi na criação de uma coleção exclusiva lançada como collab – entre a artista Yayoi e a marca – apresentando uma série de itens sofisticados e luxuosos, todos personalizados com suas obras de arte distintivas.
Além disso, o mais interessante, é que a marca realizou intervenções artísticas em locais famosos como Paris, Nova York e Tóquio, chamando a atenção do mundo da moda e da arquitetura com a sua então relevância.
Ressaltando que, estas experiências criadas na collab, permitem que ambas as partes dialoguem com dois tipos de consumidores – entre o mundo da arte e dos negócios – trazendo, também, vantagens para ambos, como se tornarem mais influentes e reconhecidas no geral.
Desta maneira, este tipo de afinidade de valores oportuniza que a colaboração vá além do interesse comercial, mas também de tornar-se autêntica e com uma base sólida de engajamento, sendo mais significativas para os artistas e o público.
O posicionamento alinhado à consciência da marca
O posicionamento de marca, atualmente, tem sido um dos fatores que mais influenciam o consumidor quando vai escolher um produto ou serviço.
Entretanto, esta posição deve justamente se alinhar à consciência de marca, mas especificamente em três fatores: saber o que faz, como faz e por que faz.
Saber o que fazer, envolve a definição clara da personalidade da marca, seus atributos distintivos e sua promessa de valor.
Está diretamente ligado, também, a orientar-se com as questões sociais, ambientais e éticas que envolvem o mundo, porque as pessoas têm, cada vez, mais buscado marcas que se preocupam e se conscientizem.
Entender como faz, é quando a empresa realiza uma análise profunda do mercado, da concorrência e do público-alvo. Ela identifica seus valores fundamentais, sua missão e seu propósito, e desenvolve uma estratégia de branding que incorpora esses elementos.
Mas, o por quê faz isso, é muito importante pois ajuda a criar uma conexão emocional com seus consumidores. Ao comunicar claramente seus valores e propósito, a marca atrai consumidores que se identificam com estes elementos e compartilham dos mesmos ideais.
Sendo assim,
Ter uma consciência de marca sólida e alinhada significa que os consumidores conhecem e a reconhecem, associando-a a seus produtos ou serviços específicos. Isso resulta em uma maior visibilidade, confiança e preferência dos clientes.
Por isso, é um investimento estratégico que gera benefícios a longo prazo, permitindo que o negócio se destaque, cresça e prospere no mercado atual.
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