Os modelos de expansão são uma forma de ampliar a atuação de uma empresa dentro do mercado. Se baseiam em técnicas que visam aumentar o alcance e o impacto de um negócio, produto ou serviço.

Existem diferentes tipos de métodos de expansão, dependendo do objetivo, do público-alvo e do mercado de atuação.

Logo, é muito importante ter uma visão estratégica e um planejamento adequado para escolher o método que mais se encaixa para cada caso.

Neste artigo, vamos apresentar alguns dos modelos de expansão mais interessantes. Confira!

Mas será que a franquia é a única forma de expandir um negócio?

Além do modelo de franquia tradicional, existem outros métodos de expansão que também podem ser explorados.

A princípio, há um mito no mercado atual que, para expansão do negócio, há apenas o modelo de franquia, já que é o mais difundido.

A franquia, por exemplo, é um modelo de negócio que permite a um empreendedor replicar o sucesso de uma marca já consolidada, mediante o pagamento de taxas e royalties.

Para esse modelo funcionar, existe a colaboração de duas partes: o franqueado recebe treinamento, suporte e orientação do franqueador, mas deve seguir as normas e padrões estabelecidos pela rede. 

No entanto, existem também outros modelos de expansão que podem ser utilizados por empresas que desejam ampliar sua atuação no mercado, como: Filial, Associativismo e Licenciamento.

Cada um desses métodos possui características distintas e pode ser adequado para diferentes situações e objetivos.

Filial 

A expansão por meio de filiais consiste em abrir unidades de negócio adicionais, seguindo as diretrizes e regras de uma matriz. 

Nesse modelo, a empresa tem total controle sobre todas as operações e decisões, sendo a matriz responsável por toda a gestão da filial, que deve seguir as mesmas políticas e procedimentos. 

Para abrir uma filial, são necessários diversos documentos legais, que devem ser protocolados na Junta Comercial em conformidade com a Lei. 8.934/94 e pelo Decreto 1.800/96. 

A filial terá um CNPJ próprio, sendo que, para caracterizar que faz parte de uma matriz, os oito primeiros números são iguais, assim gerando um vínculo entre as unidades

A abertura de filiais permite que a empresa mantenha controle total sobre as operações e as decisões, além de facilitar a implementação de padrões e políticas consistentes em todas as unidades.

Para pequenas e médias empresas, é uma grande aposta quanto ao aumento da força de negociação, da redução de custos operacionais e da ampliação do alcance de mercado.

Licenciamento

Um licenciamento é um modelo de expansão em que uma empresa (licenciadora) autoriza outra (licenciada) a usar sua marca, seu produto ou sua tecnologia em troca de uma taxa fixa ou de royalties. 

Essa forma de expansão pode ser uma estratégia interessante quando uma empresa deseja expandir sua presença global de forma rápida e com menor investimento.

Para melhor atuação, o licenciamento permite diferentes formatos, como: 

  • Padrão; 
  • Promocional; 
  • Direto ao varejo;
  • Publicitária;
  • Collab;
  • Live Entertainment.

Associativismo

O associativismo é um método de expansão em que várias empresas se unem para alcançar objetivos comuns. 

Trata-se de uma metodologia aplicável em negócios de qualquer segmento econômico, desde que utilizem a mesma matéria-prima, comercializem os mesmos produtos ou prestem o mesmo tipo de serviço. 

As empresas mantêm sua independência jurídica e financeira, mas colaboram de forma estratégica, compartilhando recursos, conhecimentos e esforços de marketing

Essa forma de expansão permite que as empresas compartilhem custos, aumentem sua força de negociação e fortaleçam sua presença no mercado.

Exemplos de cada modelo de expansão

Anteriormente, foram apresentados alguns tipos de modelos de expansão, mas afinal, quais marcas conhecidas cabem dentro de cada negócio?

Para compreender mais sobre essas nomenclaturas, confira a lista abaixo com algumas das mais renomadas marcas que se estruturam em diferentes modelos. 

Conhecê-las, facilita identificar o melhor método para uma expansão de sucesso. Veja!

Apple

A Apple, uma das empresas mais inovadoras do setor de tecnologia, utiliza a estratégia de expansão por meio de filiais para fortalecer sua marca no mundo todo e proporcionar uma experiência consistente aos consumidores.

Com o modelo de expansão filial, a Apple se adaptou aos seus consumidores locais, podendo compreender melhor seu público e mercado regional. Assim, os suportes e os atendimentos aos seus clientes se tornam mais rápidos.

Isso contribui para a satisfação do cliente e fortalece o relacionamento com a marca.

Star Alliance

A Star Alliance se estabelece no modelo de expansão do associativismo, sendo uma aliança de companhias aéreas, que inclui empresas renomadas, como United Airlines, Lufthansa, Air Canada e Singapore Airlines, entre outras.

Essas companhias aéreas se unem para oferecer serviços de transporte aéreo integrados, compartilhamento de voos e programas de fidelidade. Isso proporciona aos passageiros vantagens na hora de escolher suas viagens.

Como benefício, esse transporte integrado possibilita uma ampla rede de destinos, compartilhamento de voos, programas de fidelidade e serviços. 

Coca-cola

Uma das marcas mais reconhecidas e valiosas do mundo, a Coca-cola, utiliza o licenciamento para promover sua presença global e diversificar seu portfólio de produtos.

Ao utilizar o licenciamento, a Coca-Cola consegue expandir seu alcance para além das bebidas, aproveitando sua sólida reputação e capitalizando novas oportunidades de receita. Como exemplo, é a marca presente nos chinelos Havaianas.

Essa colaboração permitiu que a marca explorasse o mercado brasileiro e se conectasse com os consumidores de uma forma diferente.

Saiba o melhor método de expansão para o seu negócio 

Cada método de expansão possui suas vantagens e a escolha dependerá das características do negócio, dos recursos disponíveis e dos objetivos de crescimento

As franquias oferecem um sistema de suporte estruturado, enquanto as filiais garantem maior controle centralizado. 

O associativismo promove a colaboração entre empresas, enquanto o licenciamento permite uma rápida expansão geográfica. Compreender essas diferentes opções de expansão, propiciam que seu negócio se estabeleça da melhor forma no mercado.

Depois de conhecer e escolher o melhor método de expansão, seja uma Franquia, Filial, Licenciamento ou Associativismo, é importante identificar qual opção mais se adequa ao tipo de empreendimento que a empresa pretende potencializar no mercado.

Identificar as formas de crescimento são pontos ideais para fortalecer e encontrar caminhos de expansão de um negócio.  

Para saber mais sobre métodos de expansão e franquias, continue lendo todos os conteúdos em nosso blog!