A indústria da moda é conhecida por sua constante evolução e mudança, impulsionada por uma combinação de criatividade, cultura, tecnologia e demanda do consumidor. 

Portanto, conhecer o mercado atual é uma jornada de compreensão das tendências desse segmento.

Para os franqueadores que atuam no mercado de moda, devem acompanhar tendências para se manterem relevantes e competitivos. 

A constante evolução da moda como resposta às inovações tecnológicas e mudanças culturais requer uma gestão ágil e adaptável.

Neste artigo, será explorado as tendências para redes de moda. Mostrando as transformações do mercado, a evolução tecnológica e o impacto do marketing. Acompanhe!

O valor econômico da moda e a necessidade de gestão otimizada

Ao longo dos anos, a indústria da moda não apenas influenciou as tendências de vestuário, mas também se firmou como um pilar fundamental no mercado global.

Pois, incorpora elementos culturais, sociais e econômicos que influenciam profundamente nas escolhas das pessoas. 

Para acompanhar as mudanças rápidas e constantes do mercado da moda, as franquias e as filiais têm a necessidade de adotar uma gestão ágil.

Consistindo em um método de planejamento e execução de projetos baseado em ciclos curtos e interativos.

A evolução da moda no mercado

No mercado global, a moda desempenha um papel vital, gerando trilhões de dólares em receita anualmente. 

Desde a produção de roupas, até a publicidade e o varejo, a gestão otimizada passa a ser uma essencial para grandes redes.

Em uma coluna da revista Exame obre “O futuro da moda no Brasil” foi relatado que a cada ano, o mercado internacional registra um crescimento robusto. Leia abaixo!

Com um mercado internacional que cresce cerca de 11,4% ao ano, com expectativa de faturamento de US$ 1 trilhão em 2025, a indústria da moda é o segmento com maiores resultados no e-commerce B2C, com vendas chegando a US$ 525 bilhões por ano. No Brasil, o setor movimenta R$ 229 bilhões de reais, sendo o maior em volume de quantidade de pedidos e representando 15% de tudo que é comprado na internet.

Estes números substanciais revelam que o sucesso da indústria no e-commerce não deriva somente de cifras brutas de vendas.

O êxito é também resultado da habilidade das marcas em sintonizar-se com as preferências em constante evolução dos consumidores.

À medida que o mercado da moda flui em uma maré constante de mudanças, as franquias e as filiais devem ter não apenas uma gestão ágil, mas também a adaptação constante às expectativas e aos gostos em mutação.

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As principais tendências para seguir em 2023

Como já foi dito, o mercado da moda é moldado por transformações e pelas preferências dos consumidores. 

De acordo com as reflexões de Iza Dezon, especialista em comportamento, em uma entrevista para Elle, as principais tendências para gerir no mercado da moda podem ser identificadas a partir das macrotendências de comportamento e das expressões estéticas sazonais. 

Saiba algumas delas!

1. Sustentabilidade como diferencial

Macrotendências são mudanças de longo prazo que ocorrem na sociedade, atualmente posicionando a sustentabilidade como uma tendência fundamental a ser seguida no mercado da moda.

Essa abordagem envolve a adoção de materiais eco-friendly, processos de produção mais eficientes e ações que minimizem o impacto ambiental.

Iza Dezon ressalta que o consumo sustentável é uma direção que redes inovadoras vêm seguindo há quase dez anos. 

As redes de franquias e filiais que adotam práticas ambientalmente responsáveis têm mais chances de se destacar a longo prazo. 

2. Propósito coletivo e responsabilidade social

A busca por um propósito coletivo está se tornando uma característica central nas decisões de compra dos consumidores. 

As marcas que se comprometem com questões sociais e ambientais estão ganhando destaque. 

É importante que franqueadores deste mercado encontrem causas relevantes que se relacionem com as diretrizes da marca.

Por isso, é necessário sempre estar atento às necessidades do público-alvo da marca.

3. Conexão online e offline do varejo

O varejo precisa evoluir para se tornar mais do que apenas um local de compra. 

As lojas devem se tornar espaços de encontro, onde os consumidores podem experimentar a cultura da marca. 

Além disso, de acordo com a entrevista de Elle, a comunicação online precisa ser fluida e coerente com a experiência offline. 

Conceitos como ATAWAD (any time, anywhere, any device) são cruciais:

ATAWAD significa – a capacidade oferecida aos usuários (programas tecnológicos, serviços) de acessar informações a qualquer hora, de qualquer lugar e em qualquer dispositivo.

Visto que os consumidores desejam acesso imediato à informação e uma experiência consistente em várias plataformas.

4. Autenticidade e diversidade

Redes que são autênticas e promovem a diversidade têm uma vantagem competitiva. 

Os consumidores têm valorizado marcas que se importam em representar a variedade de pessoas e culturas presentes na sociedade.

Dessa maneira, se aproximam de seu público alvo, gerando fatores de identificação.

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Redes de moda e a tecnologia

Nos dias de hoje, a dinâmica do mercado da moda está sendo profundamente moldada pela constante evolução da tecnologia e inovação. 

A junção de tendências do mundo da moda e as possibilidades tecnológicas está revolucionando a maneira como as redes operam.

Uma estratégia utilizada é de integrar estratégias de venda online e offline. Os clientes modernos esperam uma experiência fluida e consistente em todos os canais.

Veja abaixo algumas estratégias

  • E-Commerce e M-Commerce: O comércio eletrônico e móvel tornaram as compras mais acessíveis. As redes de moda devem se concentrar em plataformas online amigáveis e móveis para alcançar um público mais amplo.
  • Realidade aumentada e realidade virtual: A RA e a RV estão sendo usadas para aprimorar a experiência de compra online, permitindo que os clientes “experimentem” roupas virtualmente antes de comprar.
  • Inteligência artificial: A IA ajuda as redes de moda a prever tendências, otimizar estoques e oferecer recomendações personalizadas aos clientes.

Com a tecnologia, as redes sociais também se tornaram um canal valioso para buscar inspiração. Veja!

As redes sociais e a moda 

Plataformas como o TikTok influenciam as escolhas de moda das pessoas, mostrando o que é popular e relevante.

Através de vídeos curtos, os criadores de conteúdo têm a habilidade de compartilhar suas perspectivas únicas sobre a moda e exibir suas próprias escolhas de vestuário. 

O efeito viral desses vídeos determinada se peças de roupa ou estilos podem rapidamente se transformar em tendências.

Contudo, o papel das redes sociais não se limita apenas a ditar o que é popular.

A tecnologia desempenha um papel importante na indústria da moda.

A gestão ágil permite que as empresas aproveitem as ferramentas digitais para monitorar tendências, coletar dados e interagir com os clientes de maneira mais eficaz

Assim, é essêncial que as redes busquem trabalhar com esses aplicativos, principalmente investindo em marketing. 

Mas então, o marketing de moda influencia as tendências?

O marketing de moda desempenha um papel significativo na moldagem das tendências. 

As campanhas podem introduzir novos estilos, cores e ideias ao público, influenciando a maneira como as pessoas percebem a moda. 

No entanto, o marketing vai além das propagandas tradicionais e devem se expandir para diferentes tipos de divulgação.

Dentro das tendências de moda, a abordagem de marketing é fundamental para direcionar a atenção do público-alvo para as novidades e produtos da marca. 

Isso envolve o uso criativo das redes sociais, a criação de experiências físicas e a produção de conteúdo relevante para os consumidores da rede.

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Organização para acompanhar as mudanças

A flexibilidade de produção é um fator essencial para as principais redes de moda atualmente, especialmente quando se trata de tendências.

Uma das formas de conseguir atender às mudanças mercadológicas é através de metodologias ágeis como Scrum ou Kanban.

Que permitem às equipes priorizar suas tarefas de acordo com as tendências emergentes. Itens de moda que estão ganhando popularidade podem ser colocados no topo da lista de prioridades, garantindo que os recursos sejam alocados adequadamente.

Além disso, as metodologias ágeis favorecem a colaboração entre as equipes e a entrega rápida de valor.

A gestão ágil pode ser aplicada de forma relevante em relação a essas tendências, como podemos ver a seguir:

1. Chanel e Dolce & Gabbana

As marcas Chanel e Dolce & Gabbana adotaram estampas florais de grande escala e cores vivas para seguir .

A flexibilidade de produção permite que essas marcas ajustem rapidamente a produção de itens específicos que estão alinhados com a demanda por essa tendência, evitando excesso de estoque ou falta de produtos que estão em alta demanda.

2. Calvin Klein e Jil Sander

O minimalismo é uma tendência que vem crescendo entre os consumidores, sendo uma resposta à busca por um estilo sofisticado e atemporal. Cortes limpos, silhuetas simples e cores neutras são foram incorporadas a nova coleção.

Redes como Calvin Klein e Jil Sander têm se adaptado a essa tendência como forma de continuarem relevantes. 

3. Stella McCartney e Eileen Fisher

O compromisso com a sustentabilidade, como já dito, é algo que tem sido uma tendência no mercado.

Stella McCartney e Eileen Fisher em sua nova coleção utilizaram materiais e processos de produção ecologicamente conscientes.

Sendo o uso de tecidos orgânicos, tingimentos naturais e práticas de produção ética, uma resposta à crescente demanda dos consumidores por moda sustentável.

4. Gucci e Prada

As redes Gucci e Prada, incorporaram estampas étnicas, bordados tradicionais e influências em suas coleções.

A adoção dessa tendência é uma forma de diálogo com o mercado de consumidores que vêem importância de celebrar tradições de diferentes culturas.

Estes exemplos demonstram que para se destacar de forma positiva empresas têm se mantido conectadas com seu público-alvo.

Considerando tendências mercadológicas e comportamentos de consumo, sendo isso possível graças a uma gestão que é otimizada e bem segmentada.

Portanto,

Gestão estratégica é essencial para o crescimento de redes de franquias e filiais na indústria da moda.

Compreender a importância da agilidade, da otimização e do alinhamento com os desejos do público é o primeiro passo para construir um legado duradouro e inovador nesse dinâmico cenário.

Por isso, é importante compreender não só as tendências, mas também o potencial da tecnologia a serviço da gestão de redes nesse mercado.

Para mais assuntos como esse, leia em nosso blog