O mundo das franquias é formado por diversas demandas, sejam elas o comercial, o atendimento, a gestão e outros, inclusive o marketing de franquia, o qual deve ser priorizado e feito de maneira estratégica!

Mas, se você pensou que são apenas publicações no Instagram, designs externos e vídeos animados, você precisa chegar até o final deste artigo e entender melhor sobre do que se trata o marketing de franquia até ferramentas que ajudaram nessa construção.

Neste artigo, você aprenderá alguns pontos essenciais. Veja:

  1. Os dois tipos de marketing de franquia: institucional e local
  2. O marketing de franquia e a padronização de criação
  3. Franquias que contam com um marketing estratégico
  4. Mas, afinal, como desenvolver um marketing de franquia?
  5. Ferramentas para o auxílio do marketing de franquia: a última é a melhor!

Os dois tipos de marketing de franquia: institucional e local

O setor do marketing de todas as empresas tem o papel de, através dos objetivos definidos de maneira estratégica, comunicar intencionalmente e atingir resultados.

Com isso, o marketing para franquias é um conjunto de estratégias que visam divulgar a marca e os produtos de uma rede de franqueados, bem como atrair e fidelizar clientes.

O marketing para franquias pode ser dividido em dois tipos. Veja!

Marketing institucional

Esse formato envolve a marca como um todo e é de responsabilidade da franqueadora desenvolver e alimentar constantemente a comunicação.

Ele tem como objetivo fortalecer a imagem da rede, transmitir os valores e a missão da empresa, criar uma identidade visual padronizada e gerar reconhecimento no mercado.

O marketing institucional é financiado pelo fundo de propaganda, que é uma taxa paga pelos franqueados à franqueadora.

Assim, bem desenvolvido, este material é repassado aos franqueados para que haja a padronização da franquia por completa. Ainda que replicado para os franqueados, eles têm permissão de editar dados institucionais, como endereço e telefone da loja.

Marketing local

Já esse modelo se refere às ações específicas de cada unidade franqueada e é de responsabilidade do franqueado, as quais, normalmente, tem um propósito específico desta loja.

É válido lembrar que é uma campanha local, portanto, as demais unidades não reproduzem as ações desenvolvidas.

Assim, com ele é possível aumentar as vendas e a rentabilidade da loja, atrair novos clientes e fidelizar os existentes, criar um relacionamento com o público-alvo e se diferenciar da concorrência.

Neste caso, o marketing local é financiado pelo próprio franqueado, que pode contar com o apoio e a orientação da franqueadora.

Ambos os modelos precisam ser gerenciados de maneira ativa, no passo em que sejam consideradas as necessidades institucional e local, e o marketing esteja presente estrategicamente.

O marketing de franquia e a padronização de criação

Pensar em marketing para franquias é saber que o maior objetivo é manter a padronização da comunicação e divulgação da marca, as quais perpetuarão com o excelência desde a franqueadora até as unidades franqueadas.

A padronização do marketing para franquias é importante, primeiro, porque ela garante a uniformidade da marca e dos produtos em todas as unidades.

Isso significa, por exemplo, que, independentemente, do estado que uma unidade franqueada esteja hospedada, todos os produtos ou serviços serão produzidos e realizados da mesma maneira e qualidade que na franqueadora.

Com essa padronização, a confiança e a credibilidade são geradas nos consumidores.

Além disso, a uniformidade é uma grande aliada às franquias, porque ela facilita a comunicação entre a franqueadora e os franqueados, evitando ruídos e conflitos.

Ela, também, otimiza os recursos e os resultados das campanhas, evitando desperdícios e duplicidades.

Ou seja, não é necessário perca de tempo com validação, revisão de materiais ou retrabalhos quando há uma padronização para todas as lojas, evitando divergências dentro de uma mesma franquia.

Dessa forma, os benefícios são incontáveis, como:

– Aumento da visibilidade e da reputação da marca;

– Maior tráfego e das conversões nas lojas;

– Crescimento da satisfação e da fidelização dos clientes;

– Alta lucratividade e retorno sobre o investimento;

– Aumento da competitividade e do crescimento da rede.

Franquias que contam com um marketing estratégico

Se observarmos o mercado do franchising, veremos o quanto as estratégias de marketing são aplicadas em franquias de diversos segmentos, como alimentação e bebidas, indústria, saúde, beleza e bem-estar, dentre outras, que crescem sem limites. Veja algumas delas:

Subway

O marketing estratégico do Subway é baseado em três pilares: qualidade, variedade e conveniência.

A rede de fast food oferece aos seus clientes sanduíches feitos na hora, nomeados de “fresh food” (comida fresca) com ingredientes frescos e personalizados de acordo com o gosto de cada um.

Além disso, o Subway investe em novos formatos de loja, como o fresh forward, que expõe os produtos aos consumidores, e o drive-thru, que facilita o acesso e a rapidez do serviço.

Exemplo de algumas ações estratégicas são as campanhas globais e locais, como o “Subway Day”, que oferece descontos especiais em um dia do ano.

O Subway, também, se destaca por sua presença global, com mais de 38 mil unidades em mais de 100 países, sendo o Brasil o quarto maior mercado da marca.

Com essa estratégia, o Subway busca conquistar e fidelizar os clientes que buscam uma alimentação rápida, saudável e saborosa.

O Boticário

O marketing estratégico do O Boticário é sustentado por três linhas: qualidade, inovação e sustentabilidade.

A empresa investe em pesquisa e desenvolvimento de produtos exclusivos, que atendem às necessidades e desejos dos consumidores de beleza.

Somado a isso, o O Boticário utiliza o modelo de franquias para expandir sua presença no mercado nacional e internacional, oferecendo uma experiência de compra diferenciada e personalizada.

A rede de cosméticos utiliza o conceito de “beleza que faz sentido” para se conectar com os valores e as emoções dos consumidores.

A empresa, também, investe em campanhas sazonais e temáticas, como o “Dia dos Namorados”, que oferece kits exclusivos para presentear.

Bibi Calçados

O marketing estratégico da Bibi Calçados se baseia em quatro pilares: inovação, sustentabilidade, internacionalização e franquias.

A Bibi investe constantemente em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, que atendem às necessidades e preferências das crianças e dos pais.

Logo, com esse público definido, o tom de voz da empresa é usado de maneira estratégica, utilizando de termos e construções que promova conforto, segurança e pertencimento dos responsáveis à loja.

Para Bibi, então, manter a qualidade de produção dos sapatos é o principal, aliado com os padrões de qualidade e atendimento da marca, oferecendo treinamento e suporte aos franqueados.

Com essas estratégias, a Bibi se posiciona como uma marca líder e referência em calçados infantis, que valoriza o bem-estar e o desenvolvimento das crianças.

Mas, afinal, como desenvolver um marketing de franquia?

Ainda que uma área ampla e com a necessidade de um especialista de marketing para fazer todas as ações, alguns passos são básicos para ter um marketing de franquia consolidado, validado e aplicável. Veja alguns dele:

  1. Definir as metas e os objetivos do marketing para franquias, tanto institucional quanto local;
  2. Criar uma persona, ou seja, um perfil fictício do cliente ideal da rede;
  3. Estabelecer um funil de conteúdo, ou seja, uma jornada de compra que leva o cliente desde o primeiro contato até a fidelização;
  4. Se comunicar bem nas redes sociais, utilizando os canais adequados para cada público e conteúdo;
  5. Investir em tráfego pago, ou seja, em anúncios online que direcionam o cliente para o site ou a loja da rede;
  6. Coletar e analisar dados de interessados, ou seja, de potenciais clientes que demonstram interesse pela rede;
  7. Entrar em contato com quem se interessar, utilizando técnicas de vendas persuasivas e personalizadas;
  8. Manter um relacionamento pós-venda com os clientes, oferecendo suporte, feedback e novas ofertas.

Seguindo essas dicas, é possível fazer um marketing para franquias eficiente e rentável.

Ferramentas para o auxílio do marketing de franquia: a última é a melhor!

Somado aos passos essenciais de um marketing de franquias rentável e consolidado, ter as ferramentas certas podem facilitar o trabalho dos franqueadores e dos franqueados na hora de divulgar seus negócios. Confira!

Canva

O Canva é uma ferramenta online que permite criar designs profissionais para diversos tipos de mídia, como cartazes, flyers, banners, posts para redes sociais, entre outros.

Essa ferramenta oferece uma variedade de modelos prontos que podem ser editados e personalizados de acordo com as cores, as fontes e os elementos gráficos da marca.

Ele, também, permite compartilhar os designs com outros usuários e baixar os arquivos em diferentes formatos.

Mailchimp

O Mailchimp é uma ferramenta de e-mail marketing que ajuda a criar e enviar newsletters, ofertas, convites e outros tipos de comunicação por email.

Com ele, é possível segmentar os contatos por critérios como localização, idade, gênero, interesses, comportamento de compra, entre outros.

Somado a isso, o Mailchimp, também, dispõe de recursos para testar diferentes versões de e-mail, automatizar o envio de mensagens e analisar o desempenho das campanhas.

Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta de análise de dados que permite medir o tráfego e o comportamento dos visitantes em um site ou em uma loja virtual.

Nele, é possível ter acesso a informações como número de visitas, origem dos visitantes, tempo médio na página, taxa de conversão, receita gerada, entre outras. Esses são dados que possibilitam ter mais ações estratégicas e baseadas em pesquisas, gerando maior assertividade.

Com ele, também, é possível criar metas, acompanhar eventos e integrar-se com outras ferramentas do Google, como o Google Ads e o Google Search Console.

SULTS

O SULTS é uma plataforma que integra todas as informações e processos de uma rede de franquias, que contém a gestão da comunicação, expansão, universidade corporativa até o marketing.

Com o SULTS, é possível criar campanhas de marketing personalizadas para cada unidade, segmentar o público-alvo, acompanhar os resultados em tempo real e gerar relatórios detalhados, e melhor: tudo em um só lugar.

Dentro da plataforma, o módulo de Marketing permite que os franqueadores definam as diretrizes e os padrões da marca, garantindo a uniformidade e a qualidade das peças publicitárias.

Agora que você já tem todos os recursos e a ordem das ações estratégicas, será possível aprimorar o marketing de franquia da sua rede!