Não há como negar que blogs, legendas, artigos e outros tipos de textos bem escritos é o que atrai um possível prospect para dentro do seu negócio, não é mesmo? Isso tende a ser potencializado a partir do momento no qual você utiliza o Call to Action (CTA) da melhor forma possível.

O mercado de trabalho sempre está em constante avanço para delimitar formas de captar a atenção e, em seguida, ações de decisão para “comprarem” a ideia da empresa. 

Dentre essas inovações, o mundo do copywriting ganhou espaço e promete ganhar o cliente com uma escrita repleta de estratégias de conversão, sendo uma delas a utilização de uma Call to Action bem afunilada ao nicho e assunto e que seja estratégica com o texto. 

Ter estas ferramentas bem esclarecidas e o caminho de como serão colocadas em prática é o objetivo deste artigo da SULTS. Continue a leitura!

O que é CTA? 

Essa sigla, vinda da língua inglesa como Call to Action, na língua portuguesa pode ser denominada como “chamada para ação”, ou seja, encontrar em que nível de prospecção o prospect se encontra e “ativar” essas chamadas. 

Uma vez que essas chamadas são feitas de maneira estratégica, a chance de manter o possível cliente ativo e cada vez mais decidido a fechar negócio é certa! 

Com certeza, desde anúncios na rua, até posts no Instagram, você já se deparou com algumas dessas chamadas de maneira bem explícita, como: 

  • Compre esse produto agora, a quantidade é limitada à esta edição. 
  • Você quer fazer parte da comunidade de marketing mais respeitada do Brasil? Clique no link abaixo e encontre os melhores conteúdos. 
  • O seu desejo é tornar a sua equipe de trabalho mais produtiva e proativa? Assista à Jornada Equipe de Sucesso e transforme a realidade do seu trabalho. 

Isto é, o segredo está no “ataque” à dor que a persona se encontra e a CTA ser uma chamada exata para resolução desse problema. 

Normalmente, ela sempre será acompanhada por verbos no imperativo, para causar justamente essa emoção de “agir”, “fazer” do lado do prospect. 

Por exemplo, compre, clique, veja, assista, acompanhe, realize, escreva, entre, entre outras expressões escolhidas estrategicamente. 

Como usar o Call To Action na prática? 

Como já mostrado, o CTA está bastante difundido no âmbito da escrita, sendo uma escrita inteligente e assertiva para as dores da persona do seu negócio. 

No entanto, é claro entender que apenas o texto não fará o “milagre” de prospectar o cliente, mas sim a união de outros recursos que contribuam para o objetivo e estratégia definida para isso. 

Portanto, são indispensáveis recursos como: 

  1. O tamanho do Call to Action em relação aos demais elementos da página;
  2. A posição onde aparece o CTA;
  3. A composição de cores da página e a cor do Call to Action;
  4. As imagens utilizadas;
  5. O número de opções de Call to Actions disponíveis;
  6. Outros elementos da página apontando para o Call to Action.

3 dicas fundamentais que não podem faltar no seu CTA

Para que você não caia em ciladas de CTA’s fracas, separamos 3 sugestões de como performar melhor em seu Call to Action. Veja: 

  1. Pense no contexto;
  2. Coloque em pontos que a visão do seu prospect sempre capta; 
  3. Após a captura de atenção, ofereça algo de valor e que faça sentido; 
  4. Use palavras que se refiram às dores da sua persona, assim ela será melhor convencida; 
  5. Use cores que sejam destacantes dentro do seu nicho. 

Pronto! Agora você está preparado para realizar a CTA dentro do seu negócio e colher os frutos dessa ferramenta indispensável!

Se você gostou deste artigo, leia também:

5 formas para prospecção de clientes assertiva

Estratégia de copywriting: a escrita que vende mais

Call to Action (CTA) - blogpost SULTS

Você já conhece o SULTS?

SULTS  é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros.

Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS  tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.

Com o SULTS  você se conecta com os seus colaboradores de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.

Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados.

Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.

Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais.

Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.

Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:

Módulo ChecklistO checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.

Módulo ChamadosVocê saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.

Módulo ExpansãoExpandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.

Módulo Implantação de UnidadesNegociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.

Módulo Universidade CorporativaDe fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.

Módulo Disco Virtual“Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.

Módulo ComunicadosJá pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!

Assista aos nossos cases de sucesso e solicite uma demonstração gratuita da nossa ferramenta.