As franquias são um modelo de negócio que oferece diversas vantagens para os franqueados, como o reconhecimento da marca, o suporte da franqueadora, a padronização dos processos, inclusive a gestão de vendas.

Um dos pilares da gestão de vendas em franquias é o alinhamento com a franqueadora. Isso significa seguir as orientações, as normas e os padrões estabelecidos pela rede, respeitando a identidade visual, os produtos ou serviços, os preços, as promoções, as políticas de garantia e de troca, entre outros aspectos.

A equipe de vendas é um dos principais ativos das unidades, pois é responsável por gerar receita e fidelizar clientes. Então, para que a equipe de vendas seja eficiente e produtiva, é preciso adotar algumas estratégias e excelentes práticas que potencializem o trabalho.

Leia neste artigo os tópicos essenciais para uma excelente gestão de vendas em franquias!

Por trás da gestão de vendas estratégica existe uma equipe de vendas de sucesso

Um aspecto fundamental para se atentar é a gestão de equipes de vendas. Afinal, são os vendedores que estão na linha de frente do negócio, atendendo os clientes e realizando as vendas. 

Por isso, é preciso investir na contratação, no treinamento, na motivação e na avaliação dos profissionais de vendas.

Na hora de contratar os vendedores, é importante definir um perfil adequado ao tipo de produto ou serviço que a franquia oferece, levando em conta as habilidades técnicas e comportamentais necessárias. Também é recomendável verificar se os candidatos se identificam com os valores e a cultura da empresa.

Veja alguns pré-requisitos a considerar nesse processo!

1. Faça um excelente recrutamento

O sistema de recrutamento e seleção tem sido bastante utilizado no meio empresarial e tem se mostrado uma atividade muito importante para as organizações, pois neste processo consegue-se atrair e selecionar os melhores candidatos para as vagas disponíveis

Definido o perfil da vaga, com as competências técnicas e comportamentais necessárias para o cargo, se torna possível realizar a triagem dos currículos recebidos, eliminando os que não atendem os requisitos exigidos. 

Escolher o candidato mais qualificado e compatível com a vaga não é só levar em conta os critérios objetivos, mas também o potencial de desenvolvimento e a aderência à cultura organizacional.

É inquestionável que o mercado de trabalho está cada vez mais exigente e competitivo, e os profissionais que desejam se destacar precisam desenvolver não apenas as habilidades técnicas, mas também as habilidades comportamentais.

2. Invista em treinamento e capacitação

Após a contratação, é imprescindível treinar os colaboradores para que eles conheçam bem os produtos ou serviços da franquia, as técnicas de vendas e de negociação, as normas e os procedimentos da rede, entre outros aspectos. 

Investir em um processo de recrutamento bem planejado, executado e avaliado, garante  a atração e retenção dos melhores profissionais do mercado.

As hard skills, também conhecidas como habilidades técnicas, são as consideradas ensináveis e podem ser aprendidas e mensuradas.  

Estão relacionadas ao conhecimento específico de uma área, função ou atividade, e geralmente são adquiridas através de cursos, graduações, certificações ou experiências práticas.

No entanto, as hard skills não são suficientes para garantir o sucesso profissional. Elas podem até abrir as portas para uma oportunidade, mas não são capazes de manter o profissional no cargo ou fazê-lo crescer na carreira. Para isso, é preciso contar também com as soft skills

As soft skills são as habilidades comportamentais que estão relacionadas à personalidade, aos valores e às atitudes do indivíduo. Elas envolvem a capacidade de se comunicar, se relacionar, se adaptar, resolver problemas, liderar e colaborar com outras pessoas.

O desenvolvimento das hard skills e das soft skills requer dedicação, disciplina e disposição para aprender, é preciso praticar e aprimorar as suas habilidades comportamentais.

3. Estimule a motivação e o engajamento

A motivação e o engajamento são fatores essenciais para o sucesso da equipe de vendas, pois influenciam diretamente na produtividade e na satisfação dos vendedores.

Para estimular nesses aspectos da equipe, é preciso oferecer um ambiente de trabalho saudável, respeitoso e colaborativo, no qual os vendedores se sintam valorizados e reconhecidos pelo seu trabalho. 

Além disso, é preciso oferecer incentivos e recompensas que sejam compatíveis com o desempenho e os resultados dos vendedores, como bonificações, comissões, premiações, benefícios, entre outros.

Por fim, para avaliar os vendedores, é necessário estabelecer metas claras e realistas, que estejam alinhadas aos objetivos da franquia e da rede. Também, investir em um processo de recrutamento bem planejado, executado e avaliado, garante  a atração e retenção dos melhores profissionais do mercado.

As metas devem ser mensuráveis e acompanhadas periodicamente por meio de indicadores de desempenho. E os resultados devem ser analisados criticamente e servir como base para corrigir desvios, identificar oportunidades e implementar melhorias.

Ferramentas e indicadores para a gestão de vendas

A gestão de vendas em franquias também requer o uso de ferramentas e indicadores que possibilitem o controle, a organização e a análise das informações e dos dados relativos às vendas. 

Essas ferramentas e indicadores podem ser fornecidos pela franqueadora ou adotados pelo franqueado, desde que respeitem as normas da rede.

Veja algumas das ferramentas mais utilizadas para a gestão de vendas em franquias!

  • Sistema de gestão: um software que integra e automatiza os processos de vendas, como o cadastro de clientes, o controle de estoque, a emissão de notas fiscais, o registro de pedidos, entre outros.
  • CRM (Customer Relationship Management): um sistema que permite gerenciar o relacionamento com os clientes, desde a prospecção até o pós-venda. O CRM armazena e organiza os dados dos clientes, ajudando a segmentar os clientes, a personalizar o atendimento, a fidelizar os consumidores e a aumentar as vendas.
  • E-commerce: uma plataforma online que possibilita vender os produtos ou serviços da franquia pela internet, ampliando o alcance e a conveniência das vendas, ele deve seguir as diretrizes da franqueadora e estar integrado ao sistema de gestão e ao CRM.

Nos últimos anos, o E-commerce tem crescido de forma acelerada no Brasil e no mundo, impulsionado por fatores como a popularização dos dispositivos móveis, o aumento da confiança dos consumidores, a diversificação das formas de pagamento, a melhoria da logística e a expansão das redes sociais.

O crescimento quantitativo desta forma de comércio eletrônico foi mais que significativo ao observar os dados que foram levantados pela Nielsen|Ebit, em que “Em valor recorde, o e-commerce brasileiro atingiu faturamento de R$ 262 bilhões em 2022, indicando crescimento de 1,6% ante ano anterior (R$ 258,5 bilhões).

Dicas práticas para aumentar as vendas e fidelizar os clientes

Além de gerar receita recorrente, clientes fiéis também reduzem os custos de aquisição e retenção, pois são mais fáceis de atender e menos propensos a trocar de fornecedor. 

Para fidelizar os clientes, é preciso oferecer um atendimento de qualidade, um pós-venda eficiente, um relacionamento personalizado e benefícios exclusivos.

Dessa forma, é possível criar um vínculo de confiança e lealdade entre a empresa e o consumidor, garantindo a sua preferência e fidelidade.

Veja as principais dicas!

  • Conheça bem o seu público-alvo: saiba quem são os seus clientes potenciais, quais são as suas necessidades, desejos, dores, expectativas e outras.
  • Ofereça um atendimento excelente: treine os seus vendedores para que eles sejam cordiais, educados, simpáticos, proativos, solícitos e resolutivos.
  • Surpreenda os seus clientes: supere as expectativas dos seus clientes, oferecendo algo a mais do que eles esperam. Pode ser um brinde, um desconto, uma cortesia ou uma entrega rápida.
  • Mantenha contato com os seus clientes: não deixe que os seus clientes se esqueçam da sua franquia. Envie e-mails, crie uma lista de transmissão para divulgação das principais promoções e novidades da unidade.

É certo afirmar que o engajamento dos colaboradores é fundamental para a fidelização de clientes e a procura de novos. Colaboradores engajados são mais produtivos, criativos e comprometidos com os objetivos da empresa, o que se reflete na qualidade do atendimento e na satisfação dos clientes. 

O sucesso das vendas depende da qualidade do seu serviço, da sua capacidade de se adaptar ao mercado e da sua sintonia com a rede franqueadora. Por isso, não deixe de investir na capacitação, da equipe e na infraestrutura da unidade.

A tecnologia também é uma enorme aliada, pois é importante para a gestão de vendas, permite otimizar processos, reduzir custos, aumentar a produtividade e melhorar o relacionamento com os clientes.

O papel indispensável do software de gestão nas vendas

O sistema de gestão facilita a operação, a segurança e a agilidade das vendas, além de gerar relatórios e gráficos que auxiliam na tomada de decisão.

Um CRM qualificado ajuda a empresa a vender mais em menos tempo. De forma inteligente, o CRM realiza tarefas simples de forma automatizada para que sua equipe possa focar nas etapas importantes para a conversão de vendas.

Com 20 módulos integrados, SULTS tem tudo o que é necessário para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio e aumentar a produtividade, além da alta e excelência em vendas.

Através do módulo expansão é possível analisar diversas etapas do funil de vendas que são automatizadas, o que permite mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução das etapas de venda.

Este módulo funciona como um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para a equipe de vendedores. Um software robusto capaz de potencializar os resultados obtidos pela equipe de vendedores! Se interessou

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