A padronização de franquias é um dos fatores mais importantes para o sucesso de uma rede de negócios que compartilha uma mesma marca, produtos e serviços.
Nesse sentido, o fluxo padronizado garante que os clientes tenham uma experiência consistente e satisfatória em qualquer unidade da franquia, além de facilitar a gestão, o controle e o suporte do franqueador aos franqueados.
Mas, afinal, como repassar essa padronização? Ou até mesmo o que deve ser estipulado de passar os conhecimentos aos franqueados? Neste artigo, vamos explicar tudo isso e muito mais. Veja!
- Mas, o que a franquia deve fazer antes de definir os processos e os manuais?
- O que são processos e manuais?
- Para franquear, você precisa desses manuais!
- Qual a importância dos processos e manuais para padronização das franquias?
Mas o que a franquia deve fazer antes de definir os processos e os manuais?
Uma franquia é um modelo de negócio que permite a um empreendedor replicar o sucesso de uma marca já consolidada no mercado, mediante o pagamento de taxas e royalties.
Para que uma franquia funcione bem, é essencial que haja uma padronização dos processos, produtos e serviços oferecidos pela rede, garantindo assim a qualidade e a identidade da marca.
No entanto, antes de desenvolver os manuais que irão orientar os franqueados sobre como operar a franquia, é preciso realizar alguns passos importantes, que vão desde a análise do mercado até a definição do perfil ideal do franqueado.
Estude o mercado e a concorrência
O primeiro passo para criar uma franquia é estudar o mercado em que se pretende atuar, identificando as oportunidades, as ameaças, as tendências e as necessidades dos consumidores.
Além disso, é preciso analisar a concorrência, observando quais são os seus pontos fortes e fracos, quais são as suas estratégias de marketing e vendas, quais são os seus diferenciais e quais são as suas lacunas.
Essa análise vai ajudar a definir o posicionamento da marca no mercado, o seu público-alvo, o seu mix de produtos e serviços, o seu modelo de negócio e o seu plano de expansão.
Estruture a operação da franquia
Em segundo plano estruturar a operação da rede, ou seja, definir como será o funcionamento da franquia em todos os seus aspectos. Isso envolve definir:
- Processos internos, como gestão financeira, gestão de estoque, gestão de pessoas, gestão de qualidade e outros;
- Padrões de qualidade, como layout da loja, uniforme dos funcionários, embalagem dos produtos, dentre outros.
- Indicadores de desempenho, como faturamento, lucratividade, satisfação do cliente, entre outros.
- Sistemas de informação, como software de gestão, sistema de vendas online, sistema de comunicação interna e outros.
Com isso, irá facilitar a padronização da rede e a transferência do know-how da marca para os franqueados.
Defina o perfil ideal do franqueado
Também é importante é definir o perfil ideal do franqueado, ou seja, o tipo de empreendedor que se encaixa na proposta da marca e que tem as competências necessárias para gerir a unidade franqueada com sucesso.
Considerando isso, é importante levar em conta aspectos como formação acadêmica e experiência profissional, habilidades gerenciais e comerciais, capacidade financeira e disponibilidade de capital, identificação com a marca e com o segmento e outros.
Essa definição ajudará a selecionar os candidatos mais adequados para se tornarem franqueados e a evitar problemas de incompatibilidade ou insatisfação.
Elabore o plano de negócio da franquia
Agora, é preciso é elaborar o plano de negócio da rede, ou seja, um documento que detalha todos os aspectos do modelo de franchising proposto pela marca.
Esse documento deve conter informações como apresentação da marca e da sua história, análise do mercado e da concorrência, descrição da operação da franquia, definição do perfil ideal do franqueado e outros dados financeiros.
O plano de negócio vai servir como um guia para os interessados em se tornarem franqueados, mostrando as vantagens e os desafios de fazer parte da rede.
Registre a marca e a documentação legal
O quinto passo é registrar a marca e a documentação legal que formaliza a relação entre a franqueadora e os franqueados. Isso envolve:
- Registrar a marca no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), garantindo assim a sua exclusividade e a sua proteção contra cópias ou imitações.
- Elaborar a Circular de Oferta de Franquia (COF), um documento que contém todas as informações relevantes sobre a franquia, devendo ser entregue ao candidato a franqueado com pelo menos 10 dias de antecedência à assinatura do contrato.
- Desenvolver o contrato de franquia, um documento que estabelece as cláusulas e as condições do negócio e que deve ser assinado por ambas as partes após a entrega da COF.
Os registros e os documentos vão garantir a segurança jurídica da rede e evitar conflitos ou mal-entendidos entre a franqueadora e os franqueados.
O que são processos e manuais?
Está com tudo pronto, inclusive os processos? Chegou o momento de franquear o seu negócio e garantir que toda a padronização e a excelência seja replicada pelos franqueados e, finalmente, as unidades sejam implantadas.
Imagine só: como é possível garantir que o mesmo lanche que os clientes do Mc’Donalds consomem nas unidades de São Paulo irão consumir em Rio Grande do Sul, por exemplo?
E quando se fala do mesmo lanche é em todos os sentidos, ponto do sanduíche, quantidade de molho, tamanho do pão e tudo o que tem por completo.
Isso só é possível através dos processos já estabelecidos pela franqueadora do Mc’Donalds e repassados para as unidades ao redor do mundo e, também, dos manuais que os franqueados consultam para o treinamento e a preparação dos colaboradores para preparar os mesmos lanches.
Pensando nisso, quando o assunto é processos, podemos definir como as atividades que devem ser realizadas para executar as operações da franquia, desde a implantação até o atendimento ao cliente, passando pela gestão financeira, administrativa, de marketing, de recursos humanos e outros.
Eles devem ser mapeados, documentados e padronizados pelo franqueador, de forma a garantir que todas as unidades sigam as mesmas regras e procedimentos.
Já os manuais são os documentos que contêm as orientações sobre os processos da franquia, bem como as normas, os padrões, os valores e a cultura da marca.
Assim, eles devem ser elaborados pelo franqueador e entregues aos franqueados, para que eles possam consultar sempre que necessário e treinar suas equipes. Eles devem ser atualizados constantemente, para refletir as mudanças e as melhorias na rede.
Para franquear, você precisa desses manuais!
Uma vez que os processos estão definidos, é momento de encontrar um modelo de manual, seja impresso em livros ou cartilhas, ou em áudio visual, que melhor se adequará ao conteúdo que deve ser passado.
A depender do segmento da franquia ou da informação a ser perpassado, é fundamental que o modelo colabore para compreensão dos processos.
Nesse sentido, existem diversos tipos de manuais de franquia, que podem variar de acordo com o porte e o modelo de negócio da rede. Alguns dos mais comuns são:
– Implantação: define os passos administrativos e operacionais para a inauguração da franquia.
– Operacional: descreve as rotinas e os procedimentos que devem ser seguidos na operação da franquia.
– Financeiro: orienta sobre a gestão financeira da franquia, como o fluxo de caixa, o pagamento das taxas ao franqueador.
– Marketing: estabelece as estratégias e as ações de marketing da rede, como a identidade visual da marca.
– Jurídico: contém os documentos legais que regem a relação entre o franqueador e os franqueados.
Qual a importância dos processos e manuais para padronização das franquias?
Para que a padronização de franquias seja efetiva, é essencial que os franqueadores definam e documentem os processos e os manuais que orientam o funcionamento das unidades. Eles são importante porque:
- Transmitem o know-how do franqueador aos franqueados, permitindo que eles repliquem o modelo de negócio com eficiência e qualidade.
- Garantem que os clientes tenham uma experiência uniforme e satisfatória em qualquer unidade da rede, fidelizando-os à marca.
- Facilitam a gestão, o controle e o suporte do franqueador aos franqueados, reduzindo os riscos e os custos operacionais.
- Promovem a melhoria contínua dos processos da rede, incorporando as inovações e as boas práticas do mercado.
- Fortalecem a imagem e a reputação da marca no mercado.
Além disso, ambos os lados são beneficiados ao utilizar os processos em manuais. Veja!
- Maior competitividade no mercado, que reconhece a excelência e a credibilidade da organização ou do setor.
- Mais inovação e criatividade, que surgem a partir da análise crítica e da revisão periódica dos processos por manuais.
- Melhor capacitação e desenvolvimento dos colaboradores, que recebem treinamentos constantes e atualizados sobre os processos por manuais.
Portanto, a utilização de processos por manuais é uma ferramenta estratégica para o sucesso de qualquer organização ou setor.
Ela contribui para a melhoria da gestão, da qualidade e da produtividade, gerando valor para os clientes, para os colaboradores e para a sociedade.
Para garantir a padronização, é fundamental que o franqueador mapeie, documente e padronize os processos da franquia, e que elabore e atualize os manuais que orientam os franqueados sobre como executar esses processos.
Logo, a rede poderá oferecer uma experiência consistente e satisfatória aos clientes, além de facilitar a gestão, o controle e o suporte do franqueador aos franqueados.