Se você, franqueador(a), espera que um empreendedor iniciante poderá sustentar sozinho a responsabilidade de tocar uma de suas franquias e fazer com que a rede escale, sentimos em dizer que as chances de frustração, nesse caso, são altíssimas! O suporte ao franqueado é primordial antes, durante e depois da implantação.
Para seguirmos a conversa, é necessário que retomemos os principais benefícios do franchising: marca conhecida, portanto, maior garantia de sucesso; propaganda e marketing cooperados; desenvolvimento contínuo, maior poder de negociação e acesso ao know-how do franqueador.
“Know-how? O que é isso?”
Segundo o Dicionário Michaelis, know-how significa:
- Técnica e prática eficientes num processo de produção: A empresa precisa de muito know-how para ser bem-sucedida na extração de petróleo em águas profundas.
- Saber adquirido com a experiência e a prática: Os anos de prática trabalhando na área já lhe deram o know-how necessário para gerir seu próprio negócio.
Resumindo, essa palavrinha estrangeira remete a todo o conhecimento do franqueador adquirido na prática durante toda sua experiência no mercado que será transmitido ao franqueado para que ele, por sua vez, possa aplicar esses saberes em sua franquia e agregar valores à rede franqueadora como um todo.
Será por meio dessa troca que o franqueado irá se preparar para os contratempos do mercado, corrigir erros de gerenciamento, por exemplo, e encontrar soluções para os eventuais problemas. O suporte do franqueador não se resume somente em capital inicial, mas em todas as práticas da rede que já foram validadas pelo mercado e que devem ser replicadas nas unidades para garantir a padronização dos processos e a qualidade dos produtos/serviços oferecidos.
Então, quando eu devo oferecer suporte ao franqueado?
É um erro pensar que o vínculo entre o franqueado e a franqueadora se rompe quando a unidade é inaugurada. De fato, sempre haverá uma relação mútua entre ambas as partes. Com isso, o suporte deve começar antes da inauguração da nova unidade e terminar só quando houver ruptura de contrato. É claro que o tipo de suporte é bastante diferente, dependendo das etapas de implantação, mas de uma forma ou de outra, ele sempre acontece. Veja:
Antes da inauguração da unidade:
Escolha de ponto (ajudar a escolher a melhor localização para a unidade – shopping, galeria, rua comercial etc.);
Serviço arquitetônico (utilizar os serviços do escritório arquitetônico da rede, a fim de garantir uma imagem homogênea sobre determinada empresa);
Apoio jurídico (contar com o suporte dispõe de uma equipe de especialistas para mediar procedimentos legais, como conseguir o CNPJ, registrar a firma na Junta Comercial da cidade e inscrevê-la na Receita Federal, entre outros);
Ações de marketing (concretizar ações de marketing para a franquia, aumentando a visibilidade da empresa com campanhas em meios de comunicação, como televisão, rádio e anúncios externos, além da internet.);
Treinamento (capacitar toda a equipe);
Manuais/certificações (garantir que procedimentos internos e externas ocorram como planejado).
Após a inauguração da unidade:
Consultoria de campo, que consiste em receber visitas de consultores da franqueadora para analisar se tudo está operando conforme previsto e acordado. São feitas análises de acordo com critérios bem definidos, e auditorias com checklists para garantir o padrão de qualidade de todas as unidades.
Mas como eu vou oferecer esse suporte ao franqueado?
Se você está se perguntando sobre como toda essa interação acontece é porque já está convencido do quão importante é o suporte ao franqueado para a continuidade da expansão de sua rede.
Na verdade, oferecer esse tipo de suporte pode acontecer de diversas formas – via telefonema, durante um cafezinho presencial ou até mesmo por meio de sistemas online. Mas se pararmos para pensar, atualmente quase ninguém mais faz ligações e encontros presenciais levam tempo para acontecer, ainda mais quando não há horários disponíveis na agenda.
Nesse sentido, um sistema online faz toda a diferença e garante mais agilidade no atendimento. São muitas as vantagens de um sistema online qualificado para gerenciamento desse suporte, dentre elas: o franqueado poderá abrir um chamado especificando quais são as suas dúvidas, por exemplo, e automaticamente a rede franqueadora receberá essa notificação e poderá se programar para atende-la o mais rapidamente possível.
Imagine que no mesmo sistema, além dos chamados, os treinamentos e demais certificações também possam ser disponibilizados num ambiente que permite acesso aos franqueados que precisam do conteúdo. E mais, que nesse mesmo sistema os consultores da rede de franquias possam aplicar os checklists via smartphone e gerar relatórios instantaneamente.
Se você acha que esse sistema se reduz ao plano da imaginação, surpreenda-se ao saber que ele existe e está disponível logo abaixo.
SULTS: Sistema de suporte ao franqueado
Basta conhecer o SULTS para validar tudo o que dissemos no tópico anterior e ainda descobrir muitas outras possibilidades para gerenciamento de toda a rede franqueadora.
O SULTS é um sistema de suporte ao franqueado que atende não só às redes de franquias, mas também às redes de filiais, associações e redes de licenciamento. Independente se a sua rede corresponde ao setor de moda ou de materiais de construção – esse sistema também é uma ótima e qualificada opção.
São mais de 15 módulos para que você mantenha uma relação de confiança com seus colaboradores e franqueados à base de informações compartilhadas de forma rápida e segura.
Para você que leu esse post e está por dentro de tudo acerca do suporte ao franqueado, indicamos, especialmente, os módulos:
Módulo Chamados: O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado pelo franqueado, por exemplo, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos.
Módulo Implantação de Unidades: No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo para orientar o franqueado – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.
Módulo Universidade Corporativa: De fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua rede de franquias. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pesos e certificado para aqueles que alcançarem a pontuação desejava para aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.
Módulo Checklist: O checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. Ele permite a personalização das listas de verificação e, a partir delas, também é possível criar planos de ação para cada unidade.
Viu! O sistema dos sonhos existe e está bem próximo de você. Aproveite para conhecer os outros módulos e aplique-os para gerenciar processos e projetos da sua rede.