Atrair franqueados é essencial para a expansão e sucesso de sua marca, mas você sabe o que fazer para garantir investidores?

O crescimento do mercado de franquias tornou-se constante e inegável, já que tem sido comum nos depararmos com a expansão deste modelo de negócio por todo o país.

De acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising), no último ano, o faturamento do setor alcançou a marca de R$ 185,068 bilhões, mostrando-se altamente lucrativo.

Logo, apostar nesta expansão empresarial pode ser um excelente passo para sua jornada em busca de sucesso. No entanto, é importante ter em mente que o êxito de seu negócio depende, essencialmente, da captação de franqueados.

Dessa forma, o artigo de hoje pretende apresentar algumas dicas para que você saiba exatamente como atraí-los para sua rede.

Confira!

Por que é tão importante atrair franqueados?

Conhecido principalmente como franchising, o modelo de franquias caracteriza-se pela concessão do direito de uso de uma determinada empresa – franqueador –, a um investidor – franqueado –  que se responsabilizará pelo comando de um ou mais pontos de vendas da marca em questão.

Sendo assim, uma relação de interdependência entre ambas as partes é estabelecida e trabalhada de maneira colaborativa, a fim de garantir o sucesso de cada nova rede.

Atrair franqueados é uma das principais tarefas de um franqueador, mas você sabe como conquistá-los?

Confira a próxima seção e descubra como expandir sua rede!

4 dicas para atrair franqueados para sua rede

Agora que já entendemos a importância de se atrair franqueados para garantir a expansão de sua rede e o consequente sucesso de seu negócio, é hora de compartilharmos 4 dicas essenciais sobre o tema.

Vamos lá?

Conheça o perfil de seu franqueado

Estabelecer uma persona desejada para atuar em sua rede é um primeiro passo importante, uma vez que o perfil deste investidor deve coincidir com o perfil de sua marca.

Portanto, conhecimentos e habilidades específicas devem ser almejadas e avaliadas em cada possível franqueado.

Dentre as principais características consideráveis para a escolha do melhor empreendedor, vale refletir sobre algumas questões, como:

  • Formação: é importante que seu candidato possua nível superior e fale outro idioma? Qual seria a formação ideal?  
  • Objetivos: os objetivos do investidor estão alinhados com seus objetivos para a rede? Ele está de acordo com seu plano de negócios?
  • Experiência: seu candidato deve possuir experiência com o gerenciamento de empresas ou você está disposto a fechar parceria com um investidor de primeira viagem?
  • Afinidade: seu futuro franqueado deve possuir afinidade com o segmento proposto?

Fortaleça a imagem de sua marca

Oferecer produtos e serviços de qualidade aos seus consumidores, é essencial para fortalecer a reputação de sua marca perante o mercado.

Dessa forma, atrair investidores ficará cada vez mais fácil, pois seu futuro franqueado com certeza gostará de fazer parte de uma organização com boa imagem e lucratividade garantida pela fidelização de clientes satisfeitos.

Priorize o marketing de sua empresa

Atrair franqueados utilizando boas estratégias de marketing é uma das dicas mais importantes para você hoje, já que é através dele que sua marca poderá ser conhecida em diversos meios.

Dessa forma, investir no marketing de conteúdo e no marketing digital pode ser um divisor de águas para sua empresa. 

Compareça a feiras e eventos

Estar presente em feiras e eventos focados no mercado de franquias, é uma excelente oportunidade para divulgar sua empresa e conhecer possíveis investidores.

Tais eventos costumam garantir bons resultados para franqueadores e franqueados, pois o momento é propício para novos conhecimentos acerca de cada marca, suas inovações e metodologias.

Gostou deste conteúdo? Continue a leitura e conheça mais sobre nossa empresa e nosso sistema capaz de aprimorar todo o seu negócio.

Saiba tudo sobre o SULTS

SULTS  é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros.

Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS  tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.

Com o SULTS  você se conecta com os seus colaboradores de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.

Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados.

Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.

Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais.

Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.

Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:

Módulo ChecklistO checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.

Módulo ChamadosVocê saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.

Módulo ExpansãoExpandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.

Módulo Implantação de UnidadesNegociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.

Módulo Universidade CorporativaDe fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.

Módulo Disco Virtual“Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.

Módulo ComunicadosJá pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!

Assista aos nossos cases de sucesso e solicite uma demonstração gratuita da nossa ferramenta.