Uma empresa está sempre buscando gerar e qualificar leads. Por isso, neste artigo explicaremos de forma simples o que são os leads, como gerar leads por diferentes meios e o que fazer para qualificá-los e esses leads gerarem vendas para seu negócio.

Primeiramente, lead define-se como sendo alguém que pode, por algum motivo, se interessar por aquilo que seu negócio está oferecendo, podendo ser um produto e/ou serviço. 

Resumindo, leads são clientes em potencial que você deve alcançar e conseguir gerar vendas a partir disso. Assim, o que sua equipe de Marketing faz é buscar atrair novos leads para a sua empresa, por meio de campanhas direcionadas para o público-alvo do seu negócio. 

Como conseguir gerar novos leads?

Saiba identificar leads qualificados: Quanto mais informações for possível obter sobre esse suposto lead, mais fácil será identificar se ele é qualificado e a possibilidade de conversão em vendas. 

Atraia a atenção do público-alvo: Ter uma boa equipe de Marketing, que seja capaz de se conectar com os compradores em diversos meios, além de gerar conexão com os leads qualificados, contribui muito para aumentar a clientela. Invista em campanhas criativas e inovadoras.

Call-to-action: Quando o cliente atende ao CTA, você já consegue ter uma ideia de que há um interesse no produto ou serviço que você está oferecendo. Assim, é muito importante cuidar na pré-venda para que seja possível obter frutos lucrativos.

Invista em canais de captação de leads: Há uma série de canais que, quando bem construídos, são ótimas ferramentas para captação de leads. Sua empresa pode ter um blog, como temos o BLOG SULTS, ou um website que podem ser muito bem alimentados, entregando conteúdo de qualidade para o público.

Além disso, a empresa pode estar presente nas redes sociais e até mesmo utilizar e-mails e áudios para campanhas de Marketing. Todos esses canais contribuem para o processo de captação de leads. 

Ao captar esses leads, eles não devem passar direto para o processo de venda, pois muitos podem não gerar venda alguma e ocupar a agenda do vendedor, além de deixá-lo frustrado. Para isso, como já mencionamos em artigos anteriores, existe uma equipe de pré-venda capaz de qualificar esses leads e a partir disso direcioná-los para a etapa de vendas.

Como qualificar leads?

Antes de entender como funciona o processo de qualificação dos leads, vamos entender como funciona a etapa de pré-venda, quem atua nela e quais papéis desempenham.

Na pré-venda, não há o objetivo de fechar negócios, mas separar os leads que chegam à empresa, como uma peneira. Os leads que chegam por algum dos diversos meios que mencionamos, são direcionados para a equipe de pré-venda e nessa etapa esses leads passam por um processo de qualificação e são destinados à etapa de vendas.

O que a pré-venda faz é capaz de acelerar, além de tornar mais efetivo e econômico o processo de vendas

O LDR tem o objetivo de organizar a lista com os leads e seus dados atualizados, podendo inclusive acrescentar algumas informações necessárias, facilitando a prospecção. 

O SDR, assim como o BDR são responsáveis pela etapa de prospecção dos leads, verificando quais são qualificados para passar para a etapa de vendas. 

Assim, somente aqueles com potencial de conversão em vendas passam para a última etapa, o que otimiza esse processo. 

Não deixe de ler os próximos artigos para não perder nenhuma informação nova sobre o mundo dos negócios, fazendo com que assim sua empresa possa estar à frente. Isso garantirá mais leads, o que consequentemente gera um número de clientes em potencial qualificados ainda maior.

Caso precise de ajuda no processo de gestão, entre em contato com a SULTS!

SULTS: O CRM que a sua empresa precisa para gerenciar leads

SULTS  é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros.

Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS  tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.

Com o SULTS  você se conecta com os seus colaboradores de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.

Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados.

Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.

Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais.

Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.

Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:

Módulo ChecklistO checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.

Módulo ChamadosVocê saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.

Módulo ExpansãoExpandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.

Módulo Implantação de UnidadesNegociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.

Módulo Universidade CorporativaDe fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.

Módulo Disco Virtual“Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.

Módulo ComunicadosJá pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!

Assista aos nossos cases de sucesso e solicite uma demonstração gratuita da nossa ferramenta.