Elevar e manter as franquias em um grau de excelência em todos os processos é fundamental para o crescimento contínuo, sempre com o objetivo de atingir a excelência operacional. Essa excelência é baseada na minimização de erros e na gestão assertiva de franqueados.
As redes que possuem a cultura de promover a excelência operacional têm mais chances de se destacarem no mercado, pois tendem a serem mais sólidas a partir de práticas organizadas, bem estruturadas e, claro, bem gerenciadas.
Convidamos você a continuar a leitura deste artigo até o final para entender melhor sobre esse assunto e o quanto ele é relevante principalmente para o franchising. O que você verá:
- Etapas essenciais para promover a excelência operacional em rede de franquias
- 3 formas de estimular a excelência operacional para franquias
Etapas essenciais para promover a excelência operacional em rede de franquias
Uma excelência operacional aplicada às franquias consiste, em primeiro lugar, na padronização de processos que deve ser transmitida aos franqueados por meio do know-how da franqueadora. Esse alinhamento será responsável por garantir que todos os produtos e serviços fornecidos pela marca tenham a mesma qualidade em diferentes unidades.
Veja agora quais as etapas de suma importância para promover a excelência na operação de uma rede de negócios com várias unidades:
Planejamento estratégico
Todas as ações propostas dentro de uma organização empresarial devem ser pautadas em um planejamento estratégico. Não há como fugir disso! Realizar planos de ação bem definidos e baseados em análise de dados reais é, também, promover a excelência, pois as ações tendem a ser muito mais assertivas.
Nesse momento, analisar as tendências de mercado, o que está dando certo (ou não) em grandes empresas e outras questões desse tipo, é uma prática fortemente recomendada e que pode ser realizada tanto pelo franqueador, quanto pelo franqueado, pois ambos devem estar em constante diálogo para melhorarem a performance de toda a rede. Com esse banco de dados, portanto, será possível desenvolver estratégias padronizadas para o crescimento da marca.
Gestão 360
Além do planejamento estratégico, a gestão 360 é igualmente importante. Ela consiste em ter uma visão panorâmica dos processos e projetos da rede como um todo. Assim como franqueador precisa gerenciar bem toda a operação, franqueados também precisam gerenciar suas unidades da melhor maneira possível.
A partir de um gerenciamento eficiente será possível identificar se a estratégia traçada realmente faz sentido no dia a dia do negócio ou se é preciso revisá-la. Sem dúvidas, se você deseja atingir a excelência operacional em sua empresa, aposte e invista em formas e ferramentas para gestão de negócios.
Processos bem estruturados
Vimos no início deste artigo que um dos pilares da excelência operacional é a minimização de erros nos processos operacionais. Sendo assim, os processos devem ser constantemente revisitados para identificação de falhas e/ou pontos de atenção.
Assim será muito mais fácil propor planos de ação para aprimorar procedimentos indispensáveis no dia a dia da empresa. E, claro, depois de todos os ajustes, é preciso transmitir esse novo método aos franqueados para que todos da rede estejam cientes e possam colocá-lo em prática, afinal, a padronização é o caminho.
Pessoas certas
Estratégia, gestão e padronização de processos são muito importantes e já sabemos disso. Mas a escolha das pessoas certas que estarão à frente da marca com você é primordial.
A expansão da rede a qualquer custo não vale a pena e tende a trazer mais prejuízos. Isso porque não é qualquer um que terá o cuidado e o carinho de querer e fazer com que o negócio cresça. Além disso, crescer dá trabalho! Nem todos os “pretendentes a franqueados” têm o fôlego necessário para passar pelos desafios e seguir firmes.
Por isso, o processo de escolha dos franqueados deve ser realizado com muita atenção aos detalhes. É preciso levar em consideração questões como: a cultura que a pessoa possui, a capacidade de gestão, a facilidade na resolução de problemas, as características de liderança e outros aspectos da personalidade da pessoa. As questões técnicas são importantes, mas não essenciais. O perfil certo é sempre aquele que está disposto a fazer acontecer!
Estimulando a excelência operacional no franchising em 3 passos
A cultura da melhoria contínua em busca da excelência deve ser diariamente alimentada por meio de ações simples, mas que fazem toda a diferença. Veja alguns passos para estimular a cultura de excelência dentro de uma rede de franquias:
1. Desenvolva uma cultura de inovação
Estimular constantemente os franqueados a serem criativos e inovadores é essencial para manter o engajamento deles no crescimento da rede e, também, para melhorar processos.
O ato de inovar faz parte da busca pela excelência operacional, pois é possível desenvolver soluções jamais vistas no mercado.
2. Invista em capacitação e treinamentos
Franqueadores e franqueados precisam estar sempre em busca de atualizações e novos conhecimentos, já que o mercado sempre está em transformação e é preciso acompanhá-lo.
Por isso, é necessário proporcionar cursos e treinamentos aos colaboradores para que eles também estejam antenados nas melhores práticas operacionais. Quando todos estão no mesmo nível de conhecimento sobre o negócio, as chances de processos mais qualificados são maiores.
3. Trabalhe no bom relacionamento entre franqueadora e franqueados
O relacionamento entre franqueador e franqueado pode ser um fator decisivo para o sucesso da unidade e da rede de modo geral. Quando essa parceria não vai bem, é provável que ela também não será prolongada e, com isso, a franqueadora perderá uma unidade.
Por outro lado, um bom relacionamento entre essas duas figuras tende a gerar bons frutos e é por isso que na busca pela excelência operacional, ele deve ser levado em consideração.
Além da transmissão de know-how, a franqueadora deve se fazer presente em todos os momentos da vida das unidades. É preciso promover encontros, reuniões, workshops, palestras e outros eventos que tragam os franqueados para mais perto, a fim de que sintam parte essencial do negócio.
Por sua vez, os franqueados devem gerenciar suas unidades da melhor maneira possível, empregando sempre os processos já validados pela franqueadora a fim de que os produtos mantenham a qualidade e alcancem mais clientes (e maiores lucros). Todos ganham com isso!
Enfim! A jornada em busca da excelência operacional é longa, mas é promissora. Nesse caminho cheio de desafios, uma coisa é certa: franqueador e franqueados precisam estar unidos e focados no mesmo objetivo – o sucesso da marca.
Para saber um pouco mais sobre outros temas do mundo do franchising, leia:
O segundo passo para estimular a excelência operacional em redes de franquias é a promoção de cursos e treinamentos aos colaboradores. Conheça agora uma ferramenta digital ideal para esse fim:
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