Segundo um recente relatório da Grand View Research, Inc., o mercado global de tecnologia educacional alcance a marca de US$ 348,41 bilhões até 2030, sendo um número significativo que aponta para investir na educação corporativa!

A evolução tecnológica está impulsionando essa mudança, abrangendo desde ambientes de aprendizado online até cursos em larga escala. Como exemplos temos MOOCs (Massive Open Online Course), em tradução livre Curso Online Aberto e Massivo.

O setor de tecnologia educacional (EdTech) está passando por uma rápida revolução, resultando em investimentos significativos em todo o mundo.

Este tipo de educação personalizada visa não apenas melhorar o desempenho individual e coletivo. Mas, também promover uma cultura de inovação, criatividade e adaptação às mudanças do mercado.

Nesse contexto, surge a educação corporativa 4.0, que se caracteriza pelo uso intensivo de tecnologias digitais.

Tudo isso com o intuito de juntar experiências de aprendizagem personalizadas, interativas, colaborativas e integradas ao cotidiano de trabalho.

Neste artigo, vamos explicar o que é a educação corporativa 4.0, quais são seus benefícios para as empresas e os colaboradores, e como implementá-la na sua organização. Acompanhe!

Evolução tecnológica no cenário educacional

A aprendizagem corporativa tradicional é baseada em cursos presenciais, palestras e treinamentos pontuais.

Já não atende às demandas da sociedade atual, marcada pela digitalização, pela velocidade da informação.

Para acompanhar as evoluções tecnológicas, as plataformas de aprendizagem se tornaram integradas. Elas se adaptaram às características da chamada quarta revolução industrial ou indústria 4.0.

Essa revolução é marcada pela convergência de tecnologias digitais, físicas e biológicas. Elas são capazes de transformar os processos produtivos, os modelos de negócio e as relações sociais.

Este tipo de educação personalizada utiliza as tecnologias digitais para criar soluções de aprendizagem que sejam mais flexíveis.

Além de serem dinâmicas e alinhadas às necessidades reais dos colaboradores e das empresas.

Algumas dessas tecnologias são:

  • Plataformas de ensino a distância (EAD), as quais permitem o acesso aos conteúdos educacionais a qualquer hora e lugar. Por meio de dispositivos móveis como smartphones e tablets.
  • Recursos multimídia, como vídeos, podcasts, infográficos e animações. Eles tornam o aprendizado mais atrativo e estimulam diferentes estilos de aprendizagem.
  • Gamificação, que consiste na aplicação de elementos lúdicos, como pontos, medalhas, rankings e desafios. Isso engaja os colaboradores e aumenta sua motivação e retenção do conhecimento.
  • Realidade virtual (RV) e realidade aumentada (RA), que criam ambientes imersivos e interativos, que simulam situações reais de trabalho e permitem o desenvolvimento de habilidades práticas.
  • Inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina (machine learning), que possibilitam a análise de dados sobre o comportamento e o desempenho dos colaboradores, para oferecer feedbacks personalizados e recomendar conteúdos relevantes para cada perfil.
  • Aprendizagem social (social learning), que estimula a troca de experiências, conhecimentos e opiniões entre os colaboradores, por meio de redes sociais, fóruns, blogs e comunidades virtuais.
Universidade corporativa 4.0

4 benefícios da educação corporativa 4.0

A educação corporativa 4.0 traz uma série de benefícios para as empresas e os colaboradores. Através da flexibilidade e adaptabilidade das soluções de aprendizagem, o aprendizado colaborativo otimiza a eficiência e a produtividade.

Portanto, reduzindo o tempo gasto com treinamentos presenciais e mantendo o fluxo de trabalho contínuo.

Além disso, a relevância dos conteúdos apresentados e sua aplicabilidade prática impulsionam a transferência eficaz de conhecimento para a execução de tarefas. Veja abaixo benefícios como:

1. Aumento da eficiência e da produtividade

Ao oferecer soluções de aprendizagem mais flexíveis e adaptáveis ao ritmo de cada colaborador, é reduzido o tempo gasto com treinamentos presenciais.

Além disso, ao proporcionar conteúdos mais relevantes e aplicáveis à realidade do trabalho, a educação otimizada e integrada aumenta a transferência do conhecimento para o desempenho das atividades.

2. Melhoria da qualidade e da inovação

Ao utilizar tecnologias que simulam situações reais de trabalho e permitem o desenvolvimento de habilidades práticas. Há significativa contribuição para a melhoria da qualidade dos produtos e serviços oferecidos pelas empresas.

Além disso, ao promover uma cultura de aprendizagem contínua e colaborativa, estimula-se a criatividade, a inovação e a solução de problemas complexos.

3. Redução de custos

Ao substituir ou complementar os treinamentos presenciais por soluções de aprendizagem a distância. A educação corporativa 4.0 reduz os custos com infraestrutura, deslocamento, hospedagem e alimentação dos colaboradores.

Além disso, ao utilizar tecnologias que permitem o monitoramento e a avaliação do aprendizado, a educação corporativa 4.0 otimiza o retorno sobre o investimento (ROI) em educação.

4. Aumento da satisfação e da retenção de talentos

Ao oferecer soluções de aprendizagem mais atrativas, interativas e personalizadas, a educação corporativa 4.0 aumenta o engajamento.

E, também, a satisfação dos colaboradores com o processo de aprendizagem.

Além disso, ao demonstrar que se preocupa com o desenvolvimento profissional e pessoal dos colaboradores, a formação continuada fortalece o vínculo entre eles e a empresa, reduzindo a rotatividade e atraindo novos talentos.

Universidade corporativa 4.0

Empresas que adotam as universidades corporativas

Empresas que investem na estratégia de educação tenológica colhem benefícios pois adaptam aprendizado. Adotando a cultura de desenvolvimento contínuo e fortalecimento da cultura organizacional.

Aliado aos benefícios que contribuem para o aprimoramento dos processos na empresa de maneira geral, há também os benefícios para a vida profissional dos colaboradores.

Como exemplos de sucesso na adoção de universidades corporativas, temos a Petrobrás e o Banco Bradesco, o que deixa claro que essa abordagem pode ser adaptada a diferentes setores e tamanhos de empresas.

UNIVERSIDADE PETROBRÁS

A Universidade Petrobrás adota o conceito de aprendizado contínuo e abrangente, reconhecendo que a aquisição de conhecimento é um processo contínuo e ocorre em diversos contextos.

Adotam o conceito de lifelong and lifewide learning, ou seja, aprendizado sem data para acabar e acontece em qualquer lugar.

Por isso, utilizam tecnologias como: robôs de telepresença, serviços de auditoria digital e implantação do laboratório de experiências de aprendizagem com metodologias disruptivas (Expamd Lab) em 2022.

Unibrad

A Unibrad, universidade corporativa do Banco Bradesco, se tatra de uma iniciativa que visa desenvolver as competências e habilidades dos colaboradores do banco.

Os cursos são ministrados por professores internos e externos, que possuem experiência acadêmica e profissional na área. A universidade também conta com parcerias com instituições renomadas, como a Fundação Getúlio Vargas, a Fundação Dom Cabral e a Harvard Business School.

Como uma de suas características é ser inovadora, ganhou o prêmio MicroPower (2018)  Learning & Performance Ecosystem: cultura de inovação digital.

Optando pelo treinamento online, é essencial assegurar a participação ativa do colaborador e o acesso conveniente ao conteúdo.

SULTS

Nesse contexto, a SULTS criou um ambiente focado na profissionalização e capacitação abrangente da equipe, incluindo gestores e colaboradores: a Universidade Corporativa.

Por meio dela, é viável estruturar aulas com diversos formatos de arquivo, como vídeos, imagens e PDFs.

Também é possível aplicar avaliações ao término ou ao longo dos módulos, assegurando a assimilação do conteúdo. Com base na pontuação alcançada, um certificado personalizado é emitido com o nome de cada usuário.

Universidade corporativa 4.0

Mas, afinal, como implementar a educação corporativa 4.0 na sua organização?

Para implementar a educação corporativa 4.0 na sua organização, é preciso definir os objetivos estratégicos de aprendizagem.

Identificando quais são as metas e os resultados esperados pela empresa com a formação continuada, e como eles se relacionam com a missão, a visão e os valores da organização.

É importante analisar quais são as lacunas de conhecimento, habilidade e atitude dos colaboradores, e como elas impactam no desempenho individual e coletivo.

Também é preciso considerar as características, preferências e expectativas dos colaboradores em relação ao processo de aprendizagem.

A tecnologia é a principal aliada na educação corporativa 4.0, por isso é preciso selecionar as que melhor se adaptam aos objetivos.

Também, às necessidades e ao perfil dos colaboradores, levando em conta aspectos como custo-benefício, facilidade de uso, acessibilidade e segurança.

Além disso, é preciso criar ou contratar os conteúdos educacionais que serão disponibilizados aos colaboradores.

Seguindo critérios de qualidade, relevância, atualização e adequação às tecnologias escolhidas.

Também é preciso disponibilizar as soluções de aprendizagem aos colaboradores, por meio das plataformas digitais escolhidas. Assim, garantindo o suporte técnico e pedagógico necessário para o seu uso.

Uma etapa fundamental que é papel da franqueadora é a de acompanhar o processo de aprendizagem dos colaboradores.

Pode ser utilizado indicadores como taxa de acesso, tempo de permanência, nível de satisfação, aproveitamento e aplicação do conhecimento.

Também é preciso medir o impacto da educação corporativa nos resultados da empresa, por meio de indicadores como aumento da produtividade, melhoria da qualidade, redução de custos e aumento da inovação.

Como vimos,

A educação corporativa 4.0 é uma tendência que veio para ficar. Ao aproveitar as potencialidades das tecnologias digitais para criar experiências de aprendizagem mais flexíveis.

Além de dinâmicas, personalizadas e integradas ao cotidiano de trabalho, a educação corporativa 4.0 traz benefícios tanto para as empresas quanto para os colaboradores.

No entanto, para implementar a educação corporativa 4.0 na sua organização, é preciso planejar cuidadosamente cada etapa do processo. Desde a definição dos objetivos estratégicos até a avaliação dos resultados.

Para ser preciso se aprofundar no assunto, leia em nosso blog o artigo sobre educação corporativa e conheça mais sobre o assunto!