Entender o que é o CMV para redes de alimentação pode ser essencial para a redução de custos e para a garantia de maiores lucros à empresa.
O CMV é o Custo de Mercadoria Vendida, isto é, conhecer a preparação da sua mercadoria, quais são os gastos, como diminuí-los e como otimizá-los para maiores faturamentos.
Isso tudo, portanto, influencia diretamente no andamento da empresa, o que manter no estoque, qual a quantidade suficiente para demanda de alimentos sem haver o desperdício, mas também sem desfalcar os pedidos, dentre outras situações.
Dessa forma, é imprescindível conhecer mais sobre 3 pontos do CMV. Veja:
- Qual o impacto no financeiro quando se entende o CMV?
- O que se deve analisar no CMV para redes de alimentação
- Como tornar o seu CMV ideal em 5 passos
- Cursos são interessantes para entender melhor sobre o CMV para redes de alimentação?
Qual é o impacto financeiro quando se entende o CMV?
Entendendo melhor como funciona o custo de mercadoria vendida, torna-se mais fácil compreender os processos de produção de um produto, isto é, a soma de tudo o que é gasto para comprar e armazenar os itens em estoque até que sejam comercializados.
Além dessa análise mais generalizada, é crucial incluir nos dados de CMV os pequenos materiais para confecção dos produtos, os quais também geram custos, como as embalagens.
Assim, a partir do levantamento de tudo o que tem sido investido para a entrega do produto ao consumidor final será mais fácil identificar o que pode ser otimizado e promover soluções para reduzir os custos e obter mais lucro.
Logo, aplicar o CMV na sua rede de alimentação é fundamental para a gestão assertiva, já que compõe o cálculo do lucro bruto e impacta a rentabilidade do negócio.
Com ele, benefícios, como manter o estoque adequado, otimizar os gastos, apurar margem de contribuição de cada item e diminuir perdas e prejuízos, se tornam realidade.
O que se deve analisar no CMV para redes de alimentação
Como o CMV pode impactar na rentabilidade do seu negócio, seja ele restaurante, indústria alimentícia, lanchonetes e/ou outros, é preciso dominar a análise de cada dado.
Analisar e conseguir compreender cada métrica é importante, porque a partir disso serão propostos planos de ação para a otimização de todo o processo.
Para isso, a fórmula é simples, considerando 3 pilares:
- Estoque inicial: produto que você tem em estoque;
- Compras: valores referentes aos produtos que você comprou;
- Estoque final: mercadoria que restou em seu estoque após o processo de venda do seu produto.
Com esses três dados, será possível visualizar o custo de mercadoria vendida, pois todas as variáveis são levadas em consideração do resultado final.
Nesse sentido, a fórmula de contabilização funciona da seguinte maneira:
Estoque inicial + Compras – Estoque final = Custo de Mercadoria Vendida
Como tornar o seu CMV ideal em 5 passos
Ainda que o cálculo tenha sido feito de maneira adequada, é preciso analisá-lo com mais atenção.
Essa proporção sempre será dada a partir de porcentagem para facilitar a análise. Para especialistas, o adequado para sua rede de alimentação é estar entre 28% a 31% ou, para outros especialistas, até no máximo 35%.
Se você observar que está abaixo da média, siga estes 5 passos para o aprimoramento:
- 1° passo: Pesquise e planeje mais para compras mais assertivas;
- 2° passo: Calcule melhor a demanda para redução de desperdícios;
- 3° passo: Mantenha as fichas técnicas atualizadas;
- 4° passo: Considere as notas fiscais de compras passadas e observe em qual produto pode economizar e o quanto isso reduz o valor final;
- 5° passo: Aposte em tecnologia para otimizar e gerenciar os processos da empresa.
Cursos são interessantes para entender melhor sobre o CMV para redes de alimentação?
Após compreender como funciona o CMV, é indispensável preparar todos os colaboradores da empresa, principalmente aqueles que trabalham na produção, a fim de promover o alinhamento e a padronização necessária.
Assim, cursos, trilhas de conhecimento, mentorias, minicursos, workshops são exemplos de metodologias para treinar a sua equipe para que saibam utilizar adequadamente os dados do CMV.
Falamos anteriormente que apostar na tecnologia para esse tipo de procedimento é uma boa pedida, inclusive diante da necessidade de disponibilizar treinamentos.
Hoje já se encontra no mercado plataformas de cursos e treinamentos online, como a Universidade Corporativa do SULTS.
Estamos falando de uma plataforma de treinamento totalmente online, na qual os administradores da rede podem inserir cursos personalizados e criar trilhas de conhecimento para enriquecer a formação dos colaboradores. Dentro desses cursos, é possível inserir textos, vídeos, links complementares, vídeos, além de anexos que sejam relevantes.
Além disso, na nossa universidade, você também poderá atribuir provas e gerar certificados para aqueles que atingirem pontuação mínima pré-definida.
Sem dúvidas, com a Universidade Corporativa do SULTS, a sua equipe estará mais do que preparada para entender e aplicar de forma assertiva o CMV, bem como demais processos essenciais à sua rede, com o objetivo de entregar sempre um produto de excelência ao seu cliente.
Conheça outros recursos do SULTS!
SULTS é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogarias, educação, moda, logística, entre outros.
Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.
Com o nosso sistema de gestão você se conecta com os seus colaboradores e franqueados/afiliados de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de forma mais ágil.
Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e afiliados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação.
Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados.
Ainda, você pode programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.
Além da Universidade Corporativa do SULTS, que destacamos acima, conheça outras ferramentas fundamentais para uma gestão de excelência:
SULTS Checklist
O checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc.
Além disso, sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades.
Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo de acordo com suas demandas, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.
SULTS Chamados
O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da rede.
Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo em diferentes tipos de visualização, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos.
SULTS Expansão e CRM
Expandir a rede é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização.
Com isso, no módulo de expansão e CRM, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução.
Além disso, O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time gerenciar toda a carteira de clientes e potenciais clientes.
SULTS Implantação de Unidades
No módulo implantação de unidades, você pode enumerar, descrever e gerenciar toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja.
Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.
SULTS Comunicados
Neste módulo você consegue criar comunicados com textos, imagens, vídeos e arquivos.
Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, basta programá-lo para a data requerida e ele será disparado automaticamente pelo nosso sistema!