Entender o que é o CMV para redes de alimentação pode ser essencial para a redução de custos e para a garantia de maiores lucros à empresa.

O CMV é o Custo de Mercadoria Vendida, isto é, conhecer a preparação da sua mercadoria, quais são os gastos, como diminuí-los e como otimizá-los para maiores faturamentos. 

Isso tudo, portanto, influencia diretamente no andamento da empresa, o que manter no estoque, qual a quantidade suficiente para demanda de alimentos sem haver o desperdício, mas também sem desfalcar os pedidos, dentre outras situações. 

Dessa forma, é imprescindível conhecer mais sobre 3 pontos do CMV. Veja: 

  • Qual o impacto no financeiro quando se entende o CMV? 
  • O que se deve analisar no CMV para redes de alimentação
  • Como tornar o seu CMV ideal em 5 passos
  • Cursos são interessantes para entender melhor sobre o CMV para redes de alimentação? 

Qual é o impacto financeiro quando se entende o CMV? 

Entendendo melhor como funciona o custo de mercadoria vendida, torna-se mais fácil compreender os processos de produção de um produto, isto é, a soma de tudo o que é gasto para comprar e armazenar os itens em estoque até que sejam comercializados. 

Além dessa análise mais generalizada, é crucial incluir nos dados de CMV os pequenos materiais para confecção dos produtos, os quais também geram custos, como as embalagens. 

Assim, a partir do levantamento de tudo o que tem sido investido para a entrega do produto ao consumidor final será mais fácil identificar o que pode ser otimizado e promover soluções para reduzir os custos e obter mais lucro.

Logo, aplicar o CMV na sua rede de alimentação é fundamental para a gestão assertiva, já que compõe o cálculo do lucro bruto e impacta a rentabilidade do negócio

Com ele, benefícios, como manter o estoque adequado, otimizar os gastos, apurar margem de contribuição de cada item e diminuir perdas e prejuízos, se tornam realidade. 

O que se deve analisar no CMV para redes de alimentação

Como o CMV pode impactar na rentabilidade do seu negócio, seja ele restaurante, indústria alimentícia, lanchonetes e/ou outros, é preciso dominar a análise de cada dado. 

Analisar e conseguir compreender cada métrica é importante, porque a partir disso serão propostos planos de ação para a otimização de todo o processo.

Para isso, a fórmula é simples, considerando 3 pilares: 

  • Estoque inicial: produto que você tem em estoque;
  • Compras: valores referentes aos produtos que você comprou;
  • Estoque final: mercadoria que restou em seu estoque após o processo de venda do seu produto.

Com esses três dados, será possível visualizar o custo de mercadoria vendida, pois todas as variáveis são levadas em consideração do resultado final. 

Nesse sentido, a fórmula de contabilização funciona da seguinte maneira: 

Estoque inicial + Compras – Estoque final = Custo de Mercadoria Vendida

Como tornar o seu CMV ideal em 5 passos

Ainda que o cálculo tenha sido feito de maneira adequada, é preciso analisá-lo com mais atenção.

Essa proporção sempre será dada a partir de porcentagem para facilitar a análise. Para especialistas, o adequado para sua rede de alimentação é estar entre 28% a 31% ou, para outros especialistas, até no máximo 35%.

Se você observar que está abaixo da média, siga estes 5 passos para o aprimoramento: 

  • 1° passo: Pesquise e planeje mais para compras mais assertivas;
  • 2° passo: Calcule melhor a demanda para redução de desperdícios;
  • 3° passo: Mantenha as fichas técnicas atualizadas;
  • 4° passo: Considere as notas fiscais de compras passadas e observe em qual produto pode economizar e o quanto isso reduz o valor final;
  • 5° passo: Aposte em tecnologia para otimizar e gerenciar os processos da empresa.

Cursos são interessantes para entender melhor sobre o CMV para redes de alimentação? 

Após compreender como funciona o CMV, é indispensável preparar todos os colaboradores da empresa, principalmente aqueles que trabalham na produção, a fim de promover o alinhamento e a padronização necessária.

Assim, cursos, trilhas de conhecimento, mentorias, minicursos, workshops são exemplos de metodologias para treinar a sua equipe para que saibam utilizar adequadamente os dados do CMV.

Falamos anteriormente que apostar na tecnologia para esse tipo de procedimento é uma boa pedida, inclusive diante da necessidade de disponibilizar treinamentos.

Hoje já se encontra no mercado plataformas de cursos e treinamentos online, como a Universidade Corporativa do SULTS.

Estamos falando de uma plataforma de treinamento totalmente online, na qual os administradores da rede podem inserir cursos personalizados e criar trilhas de conhecimento para enriquecer a formação dos colaboradores. Dentro desses cursos, é possível inserir textos, vídeos, links complementares, vídeos, além de anexos que sejam relevantes.

Além disso, na nossa universidade, você também poderá atribuir provas e gerar certificados para aqueles que atingirem pontuação mínima pré-definida. 

Sem dúvidas, com a Universidade Corporativa do SULTS, a sua equipe estará mais do que preparada para entender e aplicar de forma assertiva o CMV, bem como demais processos essenciais à sua rede, com o objetivo de entregar sempre um produto de excelência ao seu cliente.

CMV para redes de alimentação - imagem da Universidade Corporativa do SULTS

Conheça outros recursos do SULTS!

SULTS é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquiasde filiaisde associaçõesde redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentaçãoindústriadrogariaseducaçãomodalogística, entre outros.

Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicaçãoengajar seus colaboradoresgarantir a qualidade do seu negócioaumentar a produtividade conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.

Com o nosso sistema de gestão você se conecta com os seus colaboradores e franqueados/afiliados de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradourosconhecendo melhor suas necessidadesidentificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de forma mais ágil.

Além da possibilidade de direcionar leadscolaboradores e afiliados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação.

Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados.

Ainda, você pode programar o disparo de comunicadosacionar e-mailsaplicar checklistsdisponibilizar cursos e treinamentos à equipecriar agenda compartilhada, entre outros recursos.

Além da Universidade Corporativa do SULTS, que destacamos acima, conheça outras ferramentas fundamentais para uma gestão de excelência:

SULTS Checklist

O checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptáveldinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojasauditoriasconsultorias de campo etc.

Além disso, sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades.

Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo de acordo com suas demandas, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.

SULTS Chamados

O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da rede.

Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo em diferentes tipos de visualização, categorizá-lo por assuntodefinir os responsáveis por elecriar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos.

SULTS Expansão e CRM

Expandir a rede é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização.

Com isso, no módulo de expansão e CRM, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução.

Além disso, O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time gerenciar toda a carteira de clientes e potenciais clientes.

SULTS Implantação de Unidades

No módulo implantação de unidades, você pode enumerardescrever gerenciar toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja.

Também é possível atribuir as equipes responsáveisprazos de início e fimacompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.

SULTS Comunicados

Neste módulo você consegue criar comunicados com textos, imagens, vídeos e arquivos.

Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, basta programá-lo para a data requerida e ele será disparado automaticamente pelo nosso sistema!

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