Conhecimento, preparação, competência e domínio da área são as características que seus colaboradores precisam para promover a qualidade de todos os processos operados. Para isso, é essencial investir no treinamento de equipes.
É preciso também saber reconhecer que os colaboradores possuem diferentes qualidades, pontos fortes e pontos que merecem atenção. Esse tipo de treinamento servirá como um potencializador dos conhecimentos já obtidos e uma oportunidade para a aprendizagem daquilo que é novo.
Em outras palavras, uma equipe de trabalho bem estruturada e devidamente treinada resulta em produtos bem feitos e clientes satisfeitos!
Quando falamos em empresas do setor de alimentação, essa necessidade é ainda mais forte, pois este ramo está carece de padronização em todo processo de produção e sabemos que um dos caminhos assertivos é o investimento cursos instrutivos para os colaboradores.
Antes de continuarmos a conversa, veja quais tópicos serão desenvolvidos neste artigo:
- Por que é importante a capacitação dos colaboradores por meio de treinamentos?
- Quais são as formas e as possibilidades de treinamento?
- Qual o veículo mais adequado para a disposição de treinamentos dessas equipes?
Por que é importante a capacitação dos colaboradores por meio de treinamentos?
Quando um funcionário é contratado, observa-se qual o repertório de trabalho que ele possui e como ele pode colaborar para a empresa, não é mesmo?
Mas, sem dúvidas, esse repertório precisa ser incrementado, a partir de conhecimentos específicos daquele novo local de trabalho, principalmente em setores como o de produção dos produtos. E é nesse momento que entram as capacitações para colaboradores.
Por meio desses treinamentos, cada integrante do time saberá qual o passo a passo deve ser seguido para garantir que o produto final saia como planejado e validado no mercado.
Quais são as formas e as possibilidades de treinamento?
Hoje em dias existem várias formas de disponibilizar conteúdo aos colaboradores, o que ó ótimo para dar a flexibilidade que eles precisam na hora de estudar.
Nesse sentido, a empresa pode utilizar métodos mais tradicionais, como a oferta de cursos e aulas presenciais, palestras, rodas de conversa, workshops, entre outros.
Ou ela pode investir em plataformas online, acessíveis pela web ou até mesmo pelo smartphone, nas quais o colaborador pode assistir às aulas conforme sua disponibilidade e onde ele estiver.
Sabemos que há muitos defensores dos eventos presenciais devido a oportunidade de networking e de contato face-to-face com as outras pessoas.
Mas não podemos negar que uma plataforma online completa, que suporta o upload de videoaulas, links úteis e demais arquivos complementares representa uma oportunidade muito mais ampla de conhecimento.
Então, que tal utilizar os dois métodos?
A formação de colaboradores que ocorre de forma híbrida aproveita o melhor dos dois mundos: a flexibilidade da plataforma de cursos e treinamentos online e o contato “ao vivo e a cores” com as pessoas durante eventos presenciais oferecidos pela empresa periodicamente.
Exemplos de trilhas de conhecimento para a sua rede de alimentação:
Veja agora 3 trilhas de conhecimento para o treinamento de equipes que a sua empresa pode disponibilizar aos colaboradores da rede de alimentação:
- Os pilares fundamentais da empresa: nesse tipo de trilha colaboradores de diferentes setores da empresa podem entender melhor, por exemplo, qual a abordagem adotada pela marca, como a venda deve ser realizada, como e que tipo de interação deve ser estabelecida com os clientes, procedimentos do pós-venda para o encantamento do cliente e como se despedir do consumidor de forma marcante.
- Atendimento ao público: a partir de uma sequência de videoaulas desse tema tão importante, o time poderá compreender quais são as melhores práticas para melhor atender o público e outras estratégias que podem potencializar as vendas, como Cross-Sell e Up-Sell, por exemplo.
- Técnicas para finalização do produto: vimos que a padronização dos produtos em redes de alimentação é essencial para garantir a qualidade e a excelência da entrega para o cliente final. Desse modo, dispor conteúdos instrutivos com o passo a passo de como finalizar o bolo campeão de vendas, por exemplo, deve fazer parte da trilha de conhecimento da empresa.
Esses são alguns exemplos de treinamentos promissores para empresas fornecedoras de produtos alimentícios, mas sabemos que cada negócio tem suas especificidades. Logo, embora os treinamentos possam se diferenciar em cada contexto, eles continuam sendo imprescindíveis!
Qual plataforma mais adequado para a disposição de treinamentos para essas equipes?
É muito importante considerar a dinamicidade, a facilidade de acesso e a praticidade do sistema escolhido para que os colaboradores acessem e realizem os treinamentos, tendo em vista que eles precisam conciliar os estudos com a rotina de trabalho.
Assim, como falamos acima, o ideal é apostar em uma solução online que viabilize essa organização do colaborador, enquanto os workshops presenciais, por exemplo, podem acontecer a cada trimestre ou semestre, conforme as demandas surgirem.
Atualmente no mercado, a plataforma mais adequada para a disposição de treinamentos é a Universidade Corporativa do SULTS.
Trata-se de uma plataforma de treinamento totalmente online, na qual os administradores da rede podem inserir cursos personalizados e criar trilhas de conhecimento para enriquecer a formação dos colaboradores. Dentro desses cursos, é possível inserir textos, vídeos, links complementares, além de documentos em anexo que sejam relevantes.
Além disso, na nossa universidade, você também poderá atribuir provas e gerar certificados para aqueles que atingirem pontuação mínima pré-definida.
Sem dúvidas, a Universidade Corporativa do SULTS é uma excelente e completa solução para a padronização dos processos da sua rede de alimentação por meio do treinamento de seus times, visando sempre entregar o melhor produto ao seu cliente final. Experimente!
Conheça melhor a plataforma SULTS!
SULTS é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogarias, educação, moda, logística, entre outros.
Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.
Com o nosso sistema de gestão você se conecta com os seus colaboradores e franqueados/afiliados de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de forma mais ágil.
Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e afiliados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação.
Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados.
Ainda, você pode programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.
Além da Universidade Corporativa do SULTS, que destacamos acima, conheça outras ferramentas fundamentais para uma gestão de excelência:
SULTS Checklist
O checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc.
Além disso, sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades.
Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo de acordo com suas demandas, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.
SULTS Chamados
O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da rede.
Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo em diferentes tipos de visualização, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos.
SULTS Expansão e CRM
Expandir a rede é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização.
Com isso, no módulo de expansão e CRM, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução.
Além disso, O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time gerenciar toda a carteira de clientes e potenciais clientes.
SULTS Implantação de Unidades
No módulo implantação de unidades, você pode enumerar, descrever e gerenciar toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja.
Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.
SULTS Comunicados
Neste módulo você consegue criar comunicados com textos, imagens, vídeos e arquivos.
Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, basta programá-lo para a data requerida e ele será disparado automaticamente pelo nosso sistema!