Na liderança estratégica, o gestor visa o crescimento da empresa e de cada membro do seu time.
O processo importa, mas o líder estratégico considera inovações para conquistar resultados de melhor qualidade.
A liderança estratégica também tem suas características que devem ser exercidas pelo gestor que lidera todo o time. Confira agora o checklist dessas características primordiais ao líder estratégico:
5 características da liderança estratégica de excelência
1. Estabelecimento de prioridades
Uma liderança de sucesso precisa saber qual é o ponto de partida, os processos e as métricas de chegada.
Isso é apenas possível quando há organização do que deve ser priorizado, cuidado e mapeado nesses processos.
Ou seja, é fazer uma lista do que deve ser melhorado, aperfeiçoado, criado e outras ações, como melhorar a comunicação, criar uma equipe engajada, aperfeiçoar o suporte, entre outras funções.
Com certeza, esse primeiro passo será definidor para que não haja “tiros no escuro”, isto é, estratégias e esforços mal aplicados.
2. Valorização das habilidades da equipe
Um trabalho de excelência só tem essa marca quando é desempenhado por uma equipe de sucesso.
Essa equipe de sucesso, de forma completamente variada, possui competências e habilidades indispensáveis, as quais nunca se sobressai à outra, mas sim funcionam como complementares.
É fundamental a percepção e a compreensão da maneira de trabalho de cada colaborador e enxergar elas como um impulso a ser dado no negócio.
É possível que algum colaborador seja impecável em sua explicação e oratória, outro já tenha uma habilidade de organização imbatível e por outro lado outro que consegue se comunicar e enviar avisos claros por meio da escrita.
Ou seja, não irá faltar habilidades que melhorem o ambiente empresarial, pelo contrário, tudo o que o seu negócio precisa, com a seleção de bons colaboradores, você já consegue achar neles.
Isso pode ser ainda mais positivo quando a liderança sabe fomentar e valorizar o aspecto de cada um, seja por meio de treinamento, cursos, mentorias ou outras ferramentas.
Além disso, por fim, conhecendo e desempenhando essas competências de cada funcionário, fica mais fácil e assertivo designar a função adequada para cada um.
3. Cria um formato de suporte para liderança
É importante frisar que um líder nunca trabalha sozinho, pois um serviço de sucesso é enraizado em um trabalho em equipe funcional, mas desenvolver formas de todos os processos continuarem ocorrendo na ausência do líder é fundamental.
Ainda que a liderança possa estar ausente, o fluxo de vendas deve permanecer em funcionamento, o time de comunicação deve estar ativo, entre outras áreas.
Por isso, a criação de ferramentas de suporte para auxiliar na liderança estratégica é indispensável, podendo ser dentre elas sistemas como ERP, BI (Business Intelligence), sistemas para gestão de tarefas e outros específicos para sua área de atuação e outros.
4. Obtém uma métrica dos resultados
A liderança estratégica é guiada por resultados, já que eles expõem o real desenvolvimento de uma empresa.
Para ter clareza sobre essa questão, é imprescindível dedicar-se a analisar indicadores, sendo eles a quantidade de visitação à empresa, o índice de compra, a taxa de churn, entre outros.
Assim, a possibilidade de erro ou estratégias de aplicação são mínimas, enquanto o crescimento da empresa e dos colaboradores são ativos.
5. Utiliza todas as tecnologias a sua disposição
O mundo por completo e em todas as áreas empresariais funciona melhor e de forma rápida com a presença da tecnologia.
Por isso, conhecer estratégias tecnológicas que dinamizam e aceleram todos os processos é a famosa “cereja do bolo” para de verdade a empresa conseguir “decolar”.
A automação de tarefas e geração de relatórios otimizam as tarefas manuais e burocráticas e permitem que os times sejam direcionados a atividades mais estratégicas.
Em uma liderança estratégica de vendas, por exemplo, a implementação de um sistema de CRM é primordial.
Logo, perceba quais desses pontos e características merecem ser melhor desempenhadas no seu negócio e utilize desse comportamento para ver sua empresa crescer!
Você já conhece o SULTS?
SULTS é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros. Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.
Com o SULTS você se conecta com os seus franqueados de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.
Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados. Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.
Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:
Módulo Checklist: O checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.
Módulo Chamados: Você saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.
Módulo Expansão e CRM: Expandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.
Módulo Implantação de Unidades: Negociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.
Módulo Universidade Corporativa: De fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.
Módulo Disco Virtual: “Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.
Módulo Comunicados: Já pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!
Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais. Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.