Atendimento ao cliente: 7 dicas para sua empresa

Investir em um atendimento ao cliente pautado na excelência é o primeiro grande passo para investir em suas chances de sucesso e boa colocação no mercado atual.

Oferecer os melhores produtos e serviços do mercado pode não ser o suficiente caso sua empresa deixe de empenhar-se no atendimento ao cliente, uma vez que a boa comunicação é capaz de contribuir com a satisfação do consumidor e, consequentemente, com o sucesso de qualquer negócio.

Você provavelmente já foi atendido de maneira inadequada e sabe como um péssimo atendimento impacta negativamente nossa visão sobre determinada empresa, portanto é essencial investir todos os esforços e toda a dedicação possível para lidar com a demanda de quem consome seus produtos ou serviços.

O atendimento ao cliente é responsável pelo relacionamento entre empresa e consumidor, sendo necessário o estabelecimento de diálogos e contatos que possam sanar quaisquer possíveis dúvidas e demais necessidades.

Pensando nisso, o artigo de hoje tem o objetivo de compartilhar algumas dicas preciosas para que sua empresa possa realizar um atendimento excepcional, garantindo melhores resultados.

Boa leitura!

Atendimento ao cliente: o que é?

O atendimento ao cliente baseia-se no relacionamento entre determinada empresa e seus consumidores, a fim de solucionar dúvidas e problemas, ouvir reclamações e sugestões, garantindo uma experiência satisfatória. 

Os consumidores são o ponto central de ação para qualquer empresa, portanto é essencial comprometer-se com um atendimento que possa oferecer eficiência e qualidade.

Saiba como realizar um excelente atendimento ao cliente 

Agora que já compreendemos o protagonismo do cliente e a necessidade de oferecer um bom atendimento, chegou a hora de compartilharmos 7 dicas importantes, capazes de permitir a evolução e melhoria do relacionamento entre sua empresa e seus consumidores.

Confira!

Entenda a importância de seu cliente

É sempre importante ter em mente o que cada cliente representa para o seu negócio, afinal é o consumidor de seus produtos e serviços e sem ele nada é possível.

Portanto, não deixe de investir em um atendimento de qualidade, capaz de proporcionar plena satisfação.

Escute seu cliente

Deixe-o desabafar livremente sobre qualquer dúvida ou reclamação e demonstre interesse, realizando quantas perguntas forem necessárias para bem solucionar todas as questões.

É imprescindível que seu cliente sinta-se amparado.

Cative a relação 

Procure atendê-lo de forma encantadora, fazendo com que se sinta importante, bem-vindo e seguro para dialogar sobre todas as suas demandas.

Mantenha-se disposto e atencioso.

Utilize uma linguagem positiva

Investir em um atendimento empático, que utiliza-se de uma linguagem positiva, direta e prestativa é essencial para que seu cliente sinta-se confortável e respeitado, permitindo que sua empresa seja avaliada da melhor forma possível.

Seja transparente 

A transparência gera confiança, portanto, realize todo o atendimento oferecendo quaisquer informações solicitadas pelo consumidor, evitando que dados falsos sejam compartilhados durante a experiência, pois clientes desconfiados podem não compartilhar informações reais. 

Anote queixas e perguntas frequentes 

O repasse de queixas, indagações e sugestões frequentes é importante e deve ser considerado.

Seu cliente merece saber que foi ouvido e que o problema compartilhado foi devidamente encaminhado para o setor responsável. 

Defina seus objetivos

Definir um plano de ação, reconhecendo as possíveis falhas de seu setor de atendimento ao cliente, é um excelente passo.

Implementar melhorias e acompanhar todo o processo de evolução e resultados, é a atitude necessária para uma estratégia madura e assertiva que objetiva a excelência.

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Sistema de gestão - SULTS

Saiba tudo sobre o SULTS

SULTS  é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros.

Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS  tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.

Com o SULTS  você se conecta com os seus colaboradores de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.

Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados.

Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.

Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais.

Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.

Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:

Módulo ChecklistO checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.

Módulo ChamadosVocê saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.

Módulo ExpansãoExpandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.

Módulo Implantação de UnidadesNegociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.

Módulo Universidade CorporativaDe fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.

Módulo Disco Virtual“Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.

Módulo ComunicadosJá pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!

Assista aos nossos cases de sucesso e solicite uma demonstração gratuita da nossa ferramenta.

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