Nos últimos anos, ficou claro o quanto o mundo digital tem crescido e como tem gerado grandes oportunidades de faturamento para as empresas com serviços e produtos digitais. Mas, afinal, fica uma dúvida: Como desenvolver um produto digital que faça sucesso?
Um dos motivos que impulsionaram esse recurso digital foi a pandemia do Covid-19 – momento em que as empresas que trabalham apenas no espaço físico precisavam ver uma forma de não falir com os seus negócios.
Em razão disso, o âmbito digital foi a “luz no fim do túnel”! Com as redes sociais, os sites ativos, páginas de vendas, os colaboradores tornaram os produtos físicos em digitais e continuaram com as vendas.
No entanto, por mais que fosse algo novo e de repente por conta da necessidade e da urgência, o “hype do momento” não passou, mas pelo contrário, cresceu mais ainda e, quem ainda não está nesse meio, tem buscado se apropriar dele para crescer também.
Inclusive, o que é um produto digital?
Um produto, seja ele físico ou digital, tem dois objetivos: gerar valor ao comprador solucionando a demanda que apresenta.
Ou seja, independente do tipo de produto fornecido, é fundamental desenvolver algo que realmente atenda às necessidades do cliente, fazendo com que ele se fidelize à sua empresa, porque sabe que ela é confiável e tem soluções.
Com certeza, a diferença entre esses dois formatos está em sua propagação, divulgação e para quem vende, normalmente, pois um público virtual pode ser diferente do público físico.
Mas, para que você entenda melhor, observe esse exemplo que você mesmo utiliza:
- Os aplicativos de banco físico com serviços como transferência, pix, pagamento de boletos, dentre outras funções, é um exemplo de migração de serviços físicos para serviços digitais.
- As lojas de roupas que atendem por sites, pelo Whatsapp ou pela famosa “live shop”, que tem acontecido ultimamente, conforme o seu pedido e ainda entrega na sua casa, também, é um exemplo de um produto que você só poderia conseguir indo a loja física e sendo atendida por lá.
Percebe como o produto é o mesmo mas seu formato de propagação, efetivação e diferente?
Isso é um exercício constante importante de ser feito para olhar para os produtos do seu negócio e ver a possibilidade de torná-los digitais também.
Mas, por que é importante tornar o seu produto físico em digital? Existem benefícios?
Por mais que o principal motivo, a princípio, foi a pandemia mundial, esse não é o único.
Muitas empresas que visam uma venda em alta escala têm apostado na automação de muitos serviços que são manuais, visando a otimização do tempo e o aperfeiçoamento de processos.
Com essa transformação de formato de produto, com certeza, outros tipos de públicos são atendidos.
Com apenas um espaço físico e os serviços e produtos físicos, os gastos com envio de produto são altos e, a depender do local, talvez seja mais complicado atender esses possíveis clientes. Mas com os produtos digitais isso não é um empecilho, e sim uma oportunidade de venda.
Esse na verdade é o sinônimo de produto digital: dar oportunidades de vendas que, às vezes, o físico não possui.
Dentre diversas vantagens que esse novo recurso fornece, temos:
- Baixo custo de produção e distribuição;
- Margem e possibilidade para uma renda passiva;
- Grande esteira e diversidade de produtos altamente escaláveis.
Em outras palavras, tornar seus produtos físicos em digitais é mais uma forma de crescer dentro do seu negócio.
Continue a leitura sobre produto digital:
3 produtos digitais e como adaptá-los ao negócio
Como criar um produto digital para sua empresa
Você já conhece o SULTS?
SULTS é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros. Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.
Com o SULTS você se conecta com os seus franqueados de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.
Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados. Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.
Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:
Módulo Checklist: O checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.
Módulo Chamados: Você saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.
Módulo Expansão: Expandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.
Módulo Implantação de Unidades: Negociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.
Módulo Universidade Corporativa: De fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.
Módulo Disco Virtual: “Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.
Módulo Comunicados: Já pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!
Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais. Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.