Se você chegou até esse artigo, é porque, com certeza, já entendeu que é importante tornar alguns produtos físicos em produto digital e já conhece alguns tipos de serviço, mas precisamos te relembrar desses benefícios que te esperam.
Vale relembrarmos alguns dos principais benefícios dos produtos digitais:
- Baixo custo de produção e distribuição;
- Margem e possibilidade para uma renda passiva;
- Grande esteira e diversidade de produtos altamente escaláveis,
- Automação dos processos e manutenção de venda;
- Menos gastos com envio de produto;
- Flexibilidade de serviço.
Isso porque, com a apropriação desse novo formato de trabalho e produto, você estará atualizado e onde a maioria dos consumidores costumam estar e, assim, poder realizar grandes vendas.
Portanto, sabendo desses benefícios que você, seus colaboradores e empresa podem ter com os produtos digitais, chegou o momento de conhecer alguns passos a seguir para construção de novos produtos digitais.
Passo a passo: criando um produto digital
1. Conheça, estude e observe a sua persona
A famosa persona nada mais é do que o seu “cliente ideal”, ou seja, aquele em que você projeta os tipos de características essenciais de um bom comprador.
Essa persona precisa ser bem definida por você juntamente com sua equipe de marketing. Assim, com o que você observa e com as estratégias dos profissionais da área, a ação pode ser mais assertiva ainda.
A definição de característica da sua persona vai desde qualidades, necessidades, emoções até aspectos básicos, como idade, classe social, dentre outras informações.
Ter esse panorama informacional é perfeito para mensurar como planejar e definir o que oferecer a ela e assim a venda ser certeira.
O objetivo é que com essa definição seja possível pensar e criar o seu produto digital especialmente para esse público e, com isso, você ter produtos digitais de sucesso.
2. Faça pesquisas sobre as demandas do seu nicho
Inicialmente, é preciso entender o que é demanda: a procura e o desejo de um certo grupo de pessoas por determinado produto ou serviço.
Isto é, se o seu negócio é uma concessionária de carros, o que o seu público tem mais buscado para compra? Ou, se a sua área é assistência tecnológica para empresas, o que os seus clientes têm mais buscado para solução? Dentre outros exemplos.
Observar e estar em constante pesquisa do que o seu cliente tem buscado como solução para suas necessidades em formato de produto é uma maneira de não “andar no escuro”, ou seja, não criar um produto digital sem nenhuma finalidade.
Esse é um segredo que bons produtores digitais sempre seguem para ter produtos completamente ativos em vendas e nunca ter seu negócio parado.
3. Escolha o formato do produto conforme a oferta que quer fazer
Como já visto em outros artigos aqui do blog sobre por que ter um produto digital e sobre 3 tipos de produtos digitais, é importante adotar um modelo de produto conforme a sua oferta.
Em outras palavras, é importante saber se você quer passar conhecimento, fazer um acompanhamento por mentoria, prestar serviços ou produtos físicos de modo digital, entre outros.
Para cada um desses tipos de serviço ou produto há um formato para encaixá-lo para ser ofertado.
Esse modelo que você irá adotar é importante por impactar diretamente na forma de propagação e de aquisição por parte do consumidor.
Dessa forma, será um benefício de mão dupla: um melhor serviço produto em um melhor formato e, assim, uma experiência de excelência e um melhor modelo para melhores faturamento da sua empresa.
Com certeza, o caminho das vendas de qualidade é com os produtos digitais e as melhores maneiras de criá-lo para o seu negócio faturar melhor!
Se você ainda não conferiu os outros artigos sobre o tema, veja agora mesmo:
Saiba o que é produto digital e por que ter um
3 produtos digitais e como adaptá-los ao negócio
Você já conhece o SULTS?
SULTS é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros. Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.
Com o SULTS você se conecta com os seus franqueados de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.
Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados. Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.
Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:
Módulo Checklist: O checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.
Módulo Chamados: Você saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.
Módulo Expansão: Expandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.
Módulo Implantação de Unidades: Negociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.
Módulo Universidade Corporativa: De fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.
Módulo Disco Virtual: “Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.
Módulo Comunicados: Já pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!
Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais. Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.