Também conhecido como infoprodutos, os produtos digitais são o novo formato de serviço/produto que tem sido vendido com sucesso e retorno significativo.
Os produtos digitais têm sido o assunto e estado no “hype” do momento por justamente ter características de venda alto escalável, baixo investimento para um alto retorno, margem de renda passiva, dentre outros motivos.
No entanto, para entrar nessa área e mundo digital, também, é importante entender quais produtos podem ser inseridos além dos que você já possui e pode até mesmo transformar de físico para digital.
Veja quais são os 3 produtos que mais vendem no campo digital e imagine como pode ser adaptado para o seu nicho e negócio:
Exemplos de produtos digitais que vendem bem no mercado
1. E-book
Esse tipo de material se caracteriza pela junção e organização de informações sobre determinado assunto que o seu negócio domina de forma dinâmica, eficaz e rápida de aprendizagem.
Isto é, normalmente é um produto mais curto em sua composição, o ticket é de baixo a médio, mas que possui um caráter altamente escalável.
Com ele, todos os impasses sobre atendimento em lugares longes ou clientes de difícil acesso são resolvidos. Isso porque o produto digital visa exatamente romper esses obstáculos físicos.
Uma forma de trazer esse material para sua realidade, caso, por exemplo, a sua empresa seja uma agência de publicidade e propaganda, é usar esse formato de produto para dar o passo a passo de como fazer uma publicidade que vende mais através de estratégias irresistíveis.
Ou seja, percebe como um conhecimento seu e particular do seu segmento pode virar um produto informacional específico e alcançar pessoas que estejam iniciando nesse ramo e sedento por informação? Aposte nessa ideia!
2. Curso online
Normalmente, para esse tipo de produto, é importante avaliar o conhecimento que deseja passar em formato de curso, pois é essencial obter experiência e autoridade no assunto para que o conteúdo disponibilizado seja realmente aplicável na prática.
O curso online é um produto mais completo e, diferente do e-book, sua composição costuma ser mais longa, o qual geralmente é dividido por módulos e aulas.
O ticket que esse produto possui é um dos mais altos, já que o investimento em fotografia e filmagem é maior, normalmente é também acompanhado de materiais de apoio para melhor aprendizagem de quem o compra.
Também é importante, caso ainda não tenha sido desenvolvida, habilidades de comunicação e oratória para levar o conhecimento de forma mais clara e dinâmica possível.
Então, ainda com o exemplo de uma agência de publicidade e propaganda, imagine que agora você quer entregar mais valor e conhecimento ao seu cliente e o e-book não comporta mais.
Agora chegou o momento de transpor isso a um formato mais completo, com um material de apoio incluso e com um acompanhamento aos “alunos” mais próximo.
3. Clubes de assinatura
Imagine que a procura pela agência de publicidade e propaganda tem sido muita para o acesso a determinados programas e aplicativos importantes para um bom anúncio.
Esses programas e aplicativos são pagos, mas permitem que várias pessoas assinem em um determinado tempo. Então, por que não popularizar esse acesso?
O clube de assinatura tem exatamente esse objetivo: procurar pequenos serviços e abri-lo para mais pessoas que estão dispostas a pagar por isso mensalmente, semestralmente ou até mesmo anualmente.
Ver tipos de produtos digitais diferentes, até mesmo além dos 3 citados, é perceber que para vários objetivos de negócio que você obtiver, sempre haverá um formato reservado.
Os infoprodutos são uma chance de entregar o que você tem mais valor – o conhecimento – e torná-lo algo rentável para a sua empresa.
Se você gostou deste artigo, leia também:
Saiba agora o que é produto digital e porque ter um
Como criar um produto digital para sua empresa
Você já conhece o SULTS?
SULTS é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros. Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.
Com o SULTS você se conecta com os seus franqueados de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.
Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados. Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.
Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:
Módulo Checklist: O checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.
Módulo Chamados: Você saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.
Módulo Expansão: Expandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.
Módulo Implantação de Unidades: Negociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.
Módulo Universidade Corporativa: De fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.
Módulo Disco Virtual: “Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.
Módulo Comunicados: Já pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!
Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais. Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.