Conheça agora 5 dicas para a otimização do tempo!

Diante de uma rotina cheia de atividades como a nossa, é valioso saber formas de otimização do tempo para que todas as tarefas sejam concluídas com sucesso.

As cinco dicas que trouxemos hoje são de autoria de Robert C. Pozen (Bob, para os íntimos), professor e pesquisador no MIT Sloan School of Management.

Pozen também é colunista da Harvard Business Review e, por meio desse canal, ele publicou uma série de artigos relacionados ao tema de hoje.

Dicas de Pozen para a otimização do tempo:

Foque nas tarefas que só você pode fazer pela empresa

Muitos líderes de equipe, antes de assumir esses cargos, foram excelentes executores das tarefas que agora são feitas pelos integrantes da equipe que comandam.

E é para isso mesmo que eles estão lá: fazer o trabalho do dia a dia e manter o fluxo de tarefas em constante movimento. Portanto, cabe ao líder usar seu tempo da melhor forma possível com as tarefas que seus comandados não poderão fazer por ele.

Sua empresa precisa de suas habilidades para fechar grandes contratos, negociar com profissionais de alto nível de outras empresas, falar de igual para igual com executivos sênior e coordenar sua equipe de forma estratégica.

Não se organize em função do tempo empregado, mas dos resultados obtidos

Trabalhar horas a fio não é uma maneira inteligente de usar seu tempo, pelo contrário, é um sinal de baixa produtividade.

Se você tem um grande projeto pela frente e precisa entregá-lo em um prazo apertado, pense em como otimizar o tempo e priorizar tarefas, não em como preenchê-lo totalmente e sem descanso.

Organize-se para ser mais produtivo e defina metas baseadas em resultados alcançados, não em horas trabalhadas.

Pense primeiro, só depois leia ou escreva

Boa parte de nosso tempo de trabalho é gasto lendo ou escrevendo coisas, sejam e-mails, relatórios, artigos, apresentações ou até mesmo um planejamento estratégico.

Uma excelente maneira de como otimizar seu tempo é, antes de começar a devorar e-mails ou escrever posts para blogs, pensar cuidadosamente por que você precisa ler ou escrever determinadas coisas.

Tenha sempre um plano, mas mude se necessário

Muitas pessoas já organizam suas tarefas para o dia seguinte no final da tarde, outras dedicam meia hora pela manhã para isso.

Independentemente de sua preferência, não seja intransigente. Não há como otimizar o tempo sem revisar constantemente sua lista de tarefas diárias. Muitas vezes um imprevisto vai aparecer e você terá que reorganizar as coisas.

Encare isso com naturalidade e já prepara as tarefas do dia seguinte para compensar o que não pôde fazer hoje, devido às mudanças de agenda que apareceram.

Mantenha as coisas simples

Dizem que personalidades do porte de Barack Obama e Mark Zuckerberg usam sempre roupas praticamente idênticas todos os dias, para não se darem ao trabalho de escolher combinações.

Manter certas rotinas evita que você perca tempo decidindo bobagens, como o que comer no café da manhã, ou qual mala usar em uma viagem de trabalho: já tenha uma preparada para isso!

E o mesmo vale para as rotinas e fluxos de trabalho. Seja prático, simples e objetivo, evite perder tempo com o que não é importante. A famosa regra KISS (Keep It Simple, Stupid), continua valendo, na opinião de Bob Pozen.

Dica bônus: utilize um sistema de gestão qualificado!

Outra dica bastante interessante para a otimização do tempo é usar e abusar de um sistema de gestão qualificado. Com ele você poderá automatizar e otimizar processos do dia-a-dia do ambiente de trabalho e garantir que os projetos sejam concluídos com sucesso. Experimente o SULTS!

Por hoje é só, mas continue com a gente >>> O Sistema de Gestão Integrado (SGI) e seus benefícios para a empresa

Até logo!

0 CommentsClose Comments

Leave a comment